Luis García Sanz foi um dos principais jogadores do Liverpool por anos, sendo conhecido pela sua maneira peculiar de celebrar gols. Em sua comemoração, García chupava o dedo, como homenagem ao seu filho, Joel. A seguir, entenda qual foi o desempenho e as estatísticas do jogador que era ponta-direita do Liverpool e de outros clubes.
Como foi a passagem de García no Liverpool?
O ponta-direita chegou no time em 2004 como substituição para Michael Owen, que foi vendido para o Real Madrid. O jogador chegou no time já recebendo a camisa 10 de Owen e tinha uma missão difícil de alcançar as expectativas do técnico do Liverpool. Com isso, sua primeira temporada foi irregular.
Ele viu os altos e baixos do Liverpool, e o time não tinha muita fé nos resultados da Liga dos Campeões da UEFA. Porém, García começou a deixar sua marca no clube nas oitavas de final. Ele teve uma ótima atuação em um jogo contra o Bayer Leverkusen, marcando um gol dos 3 a 1 para o Liverpool. Já na fase seguinte, emplacou na rede do Juventus. Os Reds venceram por 2 a 1.
Além disso, Luis foi eleito o melhor em campo por quatro vezes seguidas. Então, se consagrou o melhor de novo, marcando o gol que classificou a equipe à final e eliminou o Chelsea. Com isso, García também esteve presente na final da Champions contra o Milan. A vitória do time ocorreu nos pênaltis, na partida que ficou conhecida como “Milagre de Istambul”.
Após uma atuação incrível na temporada de 2005, García se tornou um favorito da torcida dos Reds. Ele ficou no time até 2007, porém, no pós-Copa de 2006, ele rompeu o ligamento do joelho e precisou se ausentar dos campos. Isso ocorreu depois de uma derrota de 6 a 3 para o Arsenal. Sendo assim, esse foi o último jogo de García pelo Liverpool.
Quantos gols e partidas Luis García fez pelo time?
Estando no time de 2004 até 2007, o espanhol fez 121 partidas pelo Liverpool. No total, ele teve 31 gols, sendo alguns deles os mais icônicos de sua carreira no futebol.
Quantos títulos o jogador teve no Liverpool?
O Liverpool foi o time em que o ponta-direita mais levou títulos em toda sua carreira futebolística. Assim, estas foram as conquistas de Luis García no clube:
- Liga dos Campeões da UEFA de 2004–05
- Supercopa da UEFA de 2005
- Copa da Inglaterra de 2005–06
- Supercopa da Inglaterra de 2006
Quais foram os outros times de García?
Além de García jogar no Liverpool, o espanhol já passou por muitos outros times ao longo de sua carreira. Alguns dos principais foram Atlético de Madrid, Puebla e Pumas, dos quais fez parte após sair do Liverpool.
No Atlético de Madrid, ele fez 26 partidas e bateu quatro gols. Já no Puebla, jogou 33 partidas e bateu 14 gols. Por sua vez, no Pumas, ele fez 47 partidas e só oito gols. O último time da carreira do espanhol foi o Central Coast Mariners da Austrália.