Início » Futebol » Sevilla FC Feminino: conheça a história e o perfil da equipe

Sevilla FC Feminino: conheça a história e o perfil da equipe

Publicado em:

Última atualização:

A equipe do Sevilla FC Feminino vem apresentando uma crescente no futebol espanhol. Mesmo sem a força de Barcelona e Atlético de Madrid, o projeto do time vem progredindo no desenvolvimento e chegando na parte de cima da tabela. Na temporada 2023/2024, ficaram na sétima posição da Liga Iberdrola, com 44 pontos em 30 jogos.

Começando inicialmente a disputa de torneios na modalidade em colaboração com a CD Hispalis, é somente em 2008 que os Rojiblancos estruturam seu próprio plantel. Embora tenha encarado o rebaixamento e ficado na segunda divisão em três anos, desde 2020 o elenco disputa a parte de cima nos pontos corridos.

Quer saber mais sobre o Sevilla FC Feminino, perfil da equipe, títulos e estatísticas? Acompanhe a leitura para informações.

A história do Sevilla FC Feminino

Maior vencedor da Europa League e também um dos principais clubes espanhóis, o Sevilla FC Feminino busca se desenvolver também na modalidade. Com o investimento e a repercussão de clubes como o Barcelona, Atlético de Madrid e Bilbao, o time rojiblanco vê a oportunidade de se destacar também na categoria. 

Sua história começa em 2004, com colaboração com o CD Hispalis. Durante três temporadas o clube jogou nas instalações dos Blanqui Rojos. Embora permanecesse como um plantel independente, a equipe utilizava o nome de Sevilla além de uniformes, equipamentos e distintivos. A parceria deu ao plantel o vice-campeonato da Superliga, com a atleta Auxiliadora Jiménez sendo a artilheira da temporada.

O Sevilla/Hispalis terminou em último lugar na tabela e foi rebaixado para a segunda divisão. Dessa forma, a equipe rojiblanca rompeu a parceria e decidiu criar seu próprio elenco para disputar as categorias regionais. Então, em 2008, o Sevilla FC Feminino começa sua história.

Atuando com suas próprias pernas e pensando em seu projeto esportivo de forma mais autônoma, o time subiu para a primeira divisão já em 2009. Desde então, sua melhor colocação na liga foi a da temporada 2023/2024, na qual terminou em 7º lugar com 13 vitórias, cinco empates e 12 derrotas.

Plantel atual

Com a equipe buscando mais competitividade dentro do país, o desenvolvimento do Sevilla FC Feminino passa diretamente pelas atletas escolhidas para vestir a camisa. O principal objetivo para o plantel rojiblanco atual é disputar a Champions League. Para isso, o plantel rojiblanca conta com as seguintes jogadoras:

Goleiras: Ester Sullastres e Yolanda Aguirre

Defensoras: Diana Gomes, Terá, Rosa Otermín, Lúcia Rodriguez, Nazaré Martin, Débora Garcia, Elena Lozano e Arola Aparício

Meio-campistas: Eva Llamas, Pamela González, Amanda Sampedro, Maria Pérez, Klára Cahynova e Gemma Gili

Atacantes: Ana Franco, Inma Gabarro, Toni Payne, Martin-Prieto e Alba Cerrato.

Vale destacar que a artilheira do Sevilla FC Feminino é Martin-Prieto, que marcou 17 gols na Liga Iberdrola. A atleta ficou atrás somente de Salma Paralluelo e Caroline Graham Hansem do Barcelona na disputa pela chuteira de ouro.

Além disso, a esportista Pamela González foi uma das que mais recebeu cartões amarelos durante o decorrer do campeonato, com nove amarelos e um vermelho. Assim, ela ficou empatada com outras jogadoras, como: Bernadette Amani Kakounan, Jessica Martínez, Paula Perea e Rosa Márquez Baena.