Protagonista do maior clássico do mundo, o Celtic FC é uma potência do futebol escocês. Criado em 1887, o elenco já venceu a Champions League, tem as cores verde e branco e possui o desenho de um trevo-de-quatro-folhas no escudo. É o segundo maior campeão do seu país e mantém uma intensa rivalidade com o Rangers. Sendo assim, conheça a história do time de Glasgow, os títulos e quem são os ídolos.
Quem fundou o Celtic FC?
O católico Andrew Kerins, ou “Irmão Walfrid”, fundou o Celtic Football Club em 6 de novembro de 1887. Em reunião na igreja St. Mary’s Church Hall, o marista propôs a criação do clube para arrecadar fundos e aliviar a pobreza nas paróquias do East End de Glasgow.
O próximo passo era tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Os trabalhos para a construção do estádio começaram, e a primeira assembleia geral foi concluída com sucesso. Um ano depois, em 1888, o primeiro jogo no Celtic Park foi realizado entre Hibernian e Cowlairs. Em 28 de maio, foi a vez do Celtic fazer a sua estreia em amistoso contra o Rangers.
Como profissional, o primeiro feito do elenco foi alcançar a final da Copa da Escócia em 1889, em derrota por 2 a 1 para o Third Lanark. O primeiro troféu, entretanto, veio com a conquista da Glasgow North Eastern Cup, contra o Cowlairs. Já em 1891/92, o time ganhou a Copa da Escócia pela primeira vez na história, enquanto, na temporada seguinte, venceu a primeira liga escocesa.
Na década de 1900, as prateleiras do Celtic ficaram lotadas de troféus. O crescimento do clube proporcionava alegrias aos torcedores, que presenciavam o bom futebol. A era de ouro ficou conhecida em 1967, quando o time venceu todas as competições: a Liga, Copa da Escócia, Copa da Liga, Copa de Glasgow e Taça dos Campeões Europeus.
É certo dizer que a década de 90 é a mais vitoriosa do grupo verde. Ano após ano, o Celtic reafirma a sua grandeza não apenas no futebol escocês, como também em todo o continente.
Quantos títulos o Celtic FC tem?
A pressão em sustentar o legado de maior clube da Escócia não preocupa o Celtic. O elenco tem 118 taças, sendo que destas 54 são do Campeonato Escocês, 42 da Copa da Escócia, 21 da Copa da Liga da Escócia e uma Liga dos Campeões da UEFA. O Celtic e os troféus sempre andaram lado a lado, desde 1888.
A primeira e única conquista da Champions aconteceu em 1966/67. O Celtic despachou o Zurique, Nantes, Vojvodina e Dukla Praga até alcançar a final com a Inter de Milão. Em 25 de maio de 1967, no Estádio Nacional de Lisboa, os escoceses venceram os italianos por 2 a 1 para se tornarem os Reis da Europa.
O elenco venceu pela primeira vez o Campeonato Escocês em 1892/93. Na Copa da Escócia, faturou a taça de prata em 1892 e a Copa da Liga da Escócia mais tarde, em 1956/57.
Títulos do Celtic FC:
- 54 Campeonato Escocês;
- 42 Copa da Escócia;
- 21 Copa da Liga da Escócia;
- 1 Champions League.
Ídolos do clube
Para ser um grande clube de futebol, é preciso assumir responsabilidades. O critério também é válido para jogadores que buscam a idolatria da torcida. No Celtic, ganhar o status significa vencer confrontos — em especial os clássicos contra o Rangers — conquistar títulos e, principalmente, honrar o manto verde e branco.
Ao longo da história, atletas representaram muito bem o Celtic. O escocês Jimmy McGrory, por exemplo, é, e provavelmente sempre será, o maior goleador de todos os tempos, com 468 gols em 445 partidas. Aliás, o centroavante participou também da conquista de dois títulos da liga escocesa e quatro Copas da Escócia.
O site oficial do Celtic FC elencou os maiores ídolos em cada um dos quatro setores. Entre os goleiros, se destacaram Pat Bonner, Ronnie Simpson, John Fallon e John Thomson. Na defesa, carregam o legado Jim Craig, Danny McGrain, Tommy Gemmell, Roy Aitken, Billy McNeill, John Clark, Bobby Evans, Alec McNair e Jock Stein.
No meio de campo, o grupo exalta Bobby Murdoch, Paul McStay, Bertie Auld e Tommy Burns. Por fim, no ataque, os responsáveis por balançarem as redes em diferentes eras são Jimmy Johnstone, Henrik Larsson, Stevie Chalmers, Kenny Dalglish, Bobby Lennox, Jimmy McMenemy, Patsy Gallacher, John Hughes, Jimmy McGrory, Sandy McMahon, Jimmy Quinn e Willie Wallace.
Clássico entre Celtic x Rangers
El Clásico entre Barcelona e Real Madrid? Duelo entre Inter de Milão e Milan? Boca Juniors contra River Plate? Nada disso, a fama de maior rivalidade do mundo pertence a Celtic e Rangers. O clássico não é apenas uma disputa entre equipes de Glasgow, é sobre política, religião e atitudes sociais.
Para entender a história do confronto, precisamos voltar no tempo. O Rangers surgiu em 1872, e o Celtic em 1887. Por incrível que pareça, a rivalidade não existia durante os primeiros anos do Hoops. O elenco verde convidou os azuis para um amistoso em seu novo estádio, com vitória do Celtic por 5 a 2. Até ali, eram apenas times que dividiam a mesma cidade.
O domínio do Celtic se expandia cada vez mais no território nacional. Torcedores passaram a discutir quem era o mais poderoso ou qual grupo de apoiadores era o maior. Então, o termo “Old Firm” foi utilizado para descrever a final da Copa da Escócia de 1904 entre os times, já que ambos viam a rivalidade como uma fonte de receita. O apelido pegou.
A disputa também envolve política e religião. De acordo com o jornal El País, o Celtic tem uma torcida católica com ideais socialistas e separatistas. Já o Rangers é composto por protestantes, enquanto na política são conservadores.
O motivo é tão sério que, por um curto período, os azuis não contratavam jogadores católicos intencionalmente, até a chegada de Mo Johnston em julho de 1989.
Conheça o estádio do clube
Em dia de jogo, os torcedores do Celtic FC se concentram no Celtic Park, a casa do clube desde 1892. Localizado em Parkhead, área de Glasgow na Escócia, o estádio tem capacidade para 60 mil pessoas e está aberto também para eventos ou conferências.
O Celtic Park foi fundado em 1892. Com o aumento do aluguel, membros do comitê decidiram mudar o estádio de lugar. Sem investimentos, torcedores ajudaram na construção do novo Celtic Park. Com a mudança, um jornalista disse que “foi como sair do cemitério para entrar no paraíso”, foi então que o apelido do estádio se tornou “Paradise”.
Ao longo dos anos, o “Paradise” passou por reformas significativas. Em 1994, o Celtic Park transformou-se em uma arena moderna, com 60 mil lugares, e melhorias na parte interna. Quatro anos depois, um amistoso contra o Liverpool marcou a inauguração do novo visual da casa dos escoceses.
Em 23 de julho de 2014, o Celtic Park recebeu a cerimônia de abertura dos Jogos da Commonwealth em Glasgow. Por fim, em 2018, luzes foram instaladas para tornar o ambiente ainda mais divertido e dinâmico.