Início » Futebol » Eurocopa » Saiba quais são os 10 jogadores mais caros da Euro 2024 

Saiba quais são os 10 jogadores mais caros da Euro 2024 

Publicado em:

Última atualização:

Alguns dos jogadores mais caros do futebol mundial já estão em campo desde a última sexta-feira, dia 14, para a disputa da Eurocopa, que neste ano acontece em paralelo com a Copa América.  

O torneio entre seleções organizado pela Uefa acontece na Alemanha e tem a seleção anfitriã como uma das favoritas ao título, ao lado de França, Espanha, Portugal e Inglaterra. A sempre forte Itália, que defende o título, não pode ser esquecida, apesar de ter ficado de fora das duas últimas Copas do Mundo. 

Entre os craques das 24 seleções que lutam pela taça em gramados alemães até o dia 14 de julho, estão alguns daqueles com o maior valor de mercado em todo o mundo. Abaixo, apresentamos os dez jogadores mais caros desta edição da Euro.  

Vale lembrar que uma lista como essa é especulativa e leva em consideração transferências recentes, mas também desempenho e estatísticas dos atletas, além de dados como idade, o tempo de contrato e a liga em que atua. 

10. Harry Kane (Inglaterra e Bayern de Munique) – 100 milhões de euros 

O artilheiro da Copa do Mundo de 2018 e da última Liga dos Campeões da Europa ganhou fama de pé-frio porque nunca ganhou um título. Em sua primeira temporada no Bayern de Munique, após ter se destacado no Tottenham, viu os bávaros perderem uma sequência de dez títulos do Campeonato Alemão. 

No entanto, superstições à parte, o centroavante de 30 anos se destacou nas dez temporadas em que defendeu os Spurs, o que levou o Bayern a pagar 95 milhões de euros por seus gols. O fato de ter sido o maior goleador da Champions e também da Bundesliga, apesar do vice-campeonato, fez com que seu valor de mercado chegasse a 100 milhões de euros. 

9. Eduardo Camavinga (França e Real Madrid) – 105 milhões de euros 

O rei dos memes futebolísticos na atualidade é muito carisma, mas também tem futebol de sobra. Camavinga tem apenas 21 anos de idade e o fato de ser ao mesmo tempo futuro e presente do Real Madrid lhe garante um lugar no top 10 dos jogadores mais caros da Euro 2024. 

Apesar da juventude, já tem no currículo dois títulos da Liga dos Campeões, jogando de lateral, volante, meia e até zagueiro, além de ter sido vice-campeão da Copa do Mundo de 2022 pela França. 

8. Jamal Musiala (Alemanha e Bayern de Munique) – 115 milhões de euros 

Musiala tem apenas 21 anos, mas já é dono da camisa 10 da Alemanha desde a Copa de 2022 — em que os tetracampeões do mundo fracassaram, vale lembrar. Por ser tão jovem e ter contrato longo com o Bayern de Munique, tem um dos valores de mercado mais altos de todo o mundo. É ídolo na Baviera, mas recentemente começou a ser especulado como reforço do Real Madrid. Florentino Pérez vai abrir a carteira mais uma vez? 

7. Rodri (Espanha e Manchester City) – 120 milhões de euros 

Rodri é um jogador completo. Volante de ofício, o craque de 27 anos marca, passa, chuta, cabeceia… Foi o autor do gol do Manchester City na final da Liga dos Campeões 2022/2023, contra a Inter de Milão, em que a equipe de Josep Guardiola enfim conquistou a tão sonhada e inédita Champions. 

Destacou-se no Villarreal, pelo qual atuou por duas temporadas. O Atlético de Madrid o contratou por 20 milhões de euros em 2018 e no ano seguinte o vendeu ao City por 70 milhões. Quem comemorou mais: os Colchoneros, pela valorização em um período tão curto, ou os Citizens, que passaram a contar com um dos melhores meio-campistas desta geração? 

6. Declan Rice (Inglaterra e Arsenal) – 125 milhões de euros 

Convenhamos que desde que a Premier League impôs um número mínimo de jogadores nacionais nas equipes o preço pelos ingleses sofreu uma valorização maior que a bola que eles têm. Declan Rice é um ótimo volante, mas os 116 milhões de euros pagos pelo Arsenal ao West Ham em 2023 teriam sido desembolsados por um brasileiro, um asiático ou um africano? 

5. Florian Wirtz (Alemanha e Bayer Leverkusen) – 135 milhões de euros 

Wirtz é mais uma joia alemã de apenas 21 anos. Marcou o primeiro gol desta Euro, mas muito antes disso já fez valer a sua presença no top 5 de jogadores mais caros do torneio ao se destacar no Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, que sofreu apenas uma derrota em toda a temporada e conseguiu o doblete na Alemanha, com o campeonato e a copa nacional, além do (amargo) vice da Liga Europa. Parece difícil que os grandes clubes da Europa se intimidem com o valor de mercado de 135 milhões de euros. 

4. Bukayo Saka (Inglaterra e Arsenal) – 140 milhões de euros 

A joia da base do Arsenal sofreu muito e foi alvo de duras críticas depois de ter perdido a sua cobrança na disputa de pênaltis na final da Euro passada, em pleno estádio Wembley. Ficou marcado em mais um revés da Inglaterra, desta vez diante da Itália, mas não se deixou abater e continuou se desenvolvendo. Hoje, aos 22 anos, é um dos donos da bola tanto na campeã mundial de 1966 quanto no Arsenal e está sedento pela volta por cima em gramados alemães. 

3. Phil Foden (Inglaterra e Manchester City) – 150 milhões de euros 

Se o destaque do time que domina o futebol inglês e venceu a Liga dos Campeões recentemente não vale muito dinheiro, quem deveria valer? Foden faz a galera que gosta de menosprezar o “pontinha inglês” pensar duas vezes com seus dribles desconcertantes e a precisão de suas finalizações tanto jogando pelo Manchester City quanto pela Inglaterra. 

2. Kylian Mbappé (França e Paris Saint-Germain/Real Madrid) – 175 milhões de euros 

Mbappé já pode ser considerado um dos melhores jogadores da história da seleção francesa. Foi titular indiscutível e peça importante na conquista do bicampeonato mundial em 2018 e carregou os Bleus nas costas em 2022. Quase virou a final contra a Argentina no Catar “sozinho”, mas, para a sua tristeza, a bola do jogo na prorrogação caiu nos pés de Kolo Muani e não nos seus. 

Quanto a clubes, por outro lado, limita-se a conquistas nacionais com o Paris Saint-Germain. Nem mesmo o trio com Neymar e Messi foi capaz de conquistar a Liga dos Campeões. Agora tenta o salto para o estrelato ao trocar o clube parisiense pelo Real Madrid. 

1. Jude Bellingham (Inglaterra e Real Madrid) – 180 milhões de euros 

O jogador mais caro da Eurocopa 2024 tem apenas 20 anos e em 2023 trocou o Borussia Dortmund pelo Real Madrid por 103 milhões de euros. Logo na primeira temporada, foi coroado com o título da Liga dos Campeões. Agora, é a principal razão para que os ingleses acreditem que o futebol finalmente “is coming home”. 

Conheça 3 jogadores que poderiam figurar na lista, mas estão fora da Euro 

Entre os não incluídos nesta lista estão o centroavante Erling Haaland (180 milhões de euros) e o meia Martin Odegaard (110 milhões de euros), que não se classificaram para o torneio com a Noruega. Já o também meia Gavi (100 milhões de euros) certamente figuraria na lista da Espanha, mas se machucou e ainda precisa de algumas semanas para estar recuperado. 

Confira os jogadores mais caros de cada seleção da Eurocopa 2024 

SELEÇÃO JOGADOR VALOR (em euros) 
Albânia Armando Broja (atacante) 22 milhões 
Alemanha Florian Wirtz (meia-atacante) 135 milhões 
Áustria Konrad Laimer (meia) 30 milhões 
Bélgica Jérémy Doku (atacante) 65 milhões 
Croácia Josko Gvardiol (zagueiro) 75 milhões 
Dinamarca Rasmus Højlund (atacante) 65 milhões 
Escócia Scott McTominay (volante) 32 milhões 
Eslováquia David Hancko (zagueiro) 30 milhões 
Eslovênia Benjamin Sesko (atacante) 50 milhões 
Espanha Rodri (volante) 120 milhões 
França Kylian Mbappé (atacante) 175 milhões 
Geórgia Khvicha Kvaratskhelia (atacante) 80 milhões 
Holanda Xavi Simons (meia-atacante) 80 milhões 
Hungria Dominik Szoboszlai (meia) 75 milhões 
Inglaterra Jude Bellingham (meia) 180 milhões 
Itália Nicolò Barella (meia) 80 milhões 
Polônia Jakub Kiwior (lateral) 30 milhões 
Portugal Rafael Leão (atacante) 90 milhões 
República Tcheca Tomas Soucek (volante) 30 milhões 
Romênia Radu Drăgușin (zagueiro) 25 milhões 
Sérvia Dušan Vlahović (atacante) 65 milhões 
Suíça Manuel Akanji (zagueiro) 45 milhões 
Turquia Hakan Çalhanoğlu (meia) 45 milhões 
Ucrânia  Oleksandr Zinchenko (lateral) 38 milhões