Um dos grandes meio-campistas na última década foi o hispano-brasileiro Thiago Alcântara. O atleta, que inclusive tem parentes famosos ligados ao mundo do futebol, já esteve em diversos grandes times do futebol europeu. Recentemente, foi atleta do Liverpool e teve uma excelente passagem pelo time dirigido por Jürgen Klopp. Aliás, Thiago no Liverpool poderia ser ainda melhor se não tivesse tido problemas enquanto esteve com a camisa dos Reds.
Mas afinal, o que aconteceu com Thiago no Liverpool? E como foi a sua trajetória? Caso você queira saber as respostas dessas perguntas, leia o texto a seguir.
A carreira de Thiago Alcântara antes do Liverpool
Thiago Alcântara do Nascimento, conhecido apenas como Thialgo Alcântara, nasceu na cidade de San Pietro Vernotico, na Itália, em 1991. O atleta é filho do ex-jogador Mazinho, campeão do mundo com o Brasil em 94, e irmão do meio-campista Rafinha Alcântara, que já teve passagem pelo Barcelona e pelo PSG.
Thiago iniciou sua vida no futebol nas categorias inferiores do Flamengo em 1995. Todavia, iria se mudar para a Espanha ainda novo e seria um dos integrantes da famosa La Masia, a base do Barcelona. No Barça, inclusive, chegaria a fazer sua estreia como profissional em 2009 e ganharia diversos títulos importantes por lá, como a La Liga e a Champions League.
Após ser parte do famoso time de Guardiola, iria para outra equipe treinada pelo técnico espanhol: o Bayern de Munique. Novamente, seria muito bem-sucedido e, no Bayern, ficou a maior parte de sua carreira, ganhando outra vez uma Liga dos Campeões e várias edições da Bundesliga. Em 2020, deixou os alemães após oito temporadas, e tivemos, assim, o início de Thiago no Liverpool.
A passagem de Thiago nos Reds
Comparativamente, a passagem de Thiago no Liverpool não chegou a gerar tantos troféus quanto no seu período em Munique ou Barcelona. O brasileiro naturalizado espanhol, na prática, só conquistou uma FA Cup (2021/22) e um Community Shield (2022).
Todavia, é um equívoco dizer que sua trajetória nos Reds foi ruim. O meio-campista foi parte crucial da equipe de Klopp enquanto esteve presente, ainda mais na temporada de 2021/22, quando o clube chegou em nada menos que três finais e disputou até o final o título da Premier League com o Manchester City.
Segundo as estatísticas, Thiago fez ao todo 98 jogos pelo Liverpool, onde marcou três gols e deu seis assistências. Os números, em tese, não parecem surpreendentes, mas é preciso levar em conta outro fator que será abordado no próximo tópico.
As lesões do meia
O Thiago Alcântara do Liverpool não deixou de ser um excelente jogador. O único problema é que ele não estava em campo durante uma boa parte do tempo. Isso afetou, e muito, sua passagem.
São várias as lesões que o meia teve durante seu período em Anfield. De acordo com o Transfermarkt, foram, ao todo, 10 problemas diferentes. Aliás, o atleta ainda perdeu jogos por ter sido infectado com covid.
Além disso, infelizmente, teve sua trajetória terminada ao fim dessa temporada e não poderá ter uma história de redenção. No entanto, é possível dizer que, mesmo assim, deixou uma boa imagem com a torcida.