Início » Lutas » UFC » Mackenzie Dern: cartel, histórico e estatísticas no UFC

Mackenzie Dern: cartel, histórico e estatísticas no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Quem vê quantos anos Mackenzie Dern tem e seu histórico no UFC nem imagina o que a lutadora já enfrentou tanto em sua vida pessoal como em seu histórico como profissional. Hoje com 31 anos, a norte-americana apenas de nascimento — isso porque ela nasceu nos Estados Unidos, mas é filha de brasileiros — lida com uma complicada, mas recompensadora dupla jornada: a de atleta de MMA e a de mãe.

Dern estreou no Ultimate Fighting Championship no UFC 222, em 2018, e já chegou “metendo o pé” no octógono. Na ocasião, ela derrotou a adversária Ashley Yoder por decisão dividida. Desde então, ela vem traçando uma trajetória incrível no Ultimate. Tanto que já se consolidou no ranking das 15 melhores lutadoras do peso-palha — categoria em que disputa atualmente. 

Porém, muito antes disso, ainda em 2016, ela entrou para o MMA profissionalmente com uma vitória em cima de Kenia Rosas pelo Legacy Fighting Championship. Na verdade, o amor pelas artes marciais de Mckenzie está no DNA: ela é filha do renomado lutador faixa-preta de jiu-jitsu Wellington “Megaton” Dias. “Comecei a treinar jiu-jitsu na academia do meu pai quando eu tinha três anos”, declarou a atleta ao site do UFC.

Antes de fazer sucesso no UFC, Dern foi bicampeã mundial de jiu-jitsu após se tornar faixa-preta com apenas 19 anos. A atleta também foi campeã do ADCC — maior campeonato de luta agarrada sem quimono do mundo — em 2015.

Em seguida, foi bicampeã europeia do IBJJF, tricampeã do World Pro de Abu Dhabi UAEJJF, além de bicampeã brasileira. Com conquistas assim, não demorou para que Dern chamasse a atenção de Dana White, chefão do UFC.

Cartel e dados de Mackenzie Dern no UFC

Com 1,63 m e 52 kg, a peso-palha possui 160 cm de envergadura e 95 cm de alcance das pernas. Dern tem um cartel de 13-5-0; ela venceu 13 lutas, perdeu outras cinco e nenhum de seus confrontos resultou em empate ou sem resultado.

Das suas vitórias, em seis ocasiões, ela encerrou a conta ainda no primeiro round. E provando sua origem no jiu-jitsu, sete de suas vitórias foram por finalização, sendo três mata-leões, três armlocks ou chaves de braço e uma chave de joelho.

Com 1409 golpes significativos desferidos, ela tem uma precisão de strike de 15%, com 569 golpes conectados. Isso dá uma média de 3,31 golpes conectados por segundo. A maioria deles (70%) foi aplicada na cabeça da oponente, enquanto os demais foram desferidos no solo (105 deles, ou seja, 18%) e no clinch (11% com 64 golpes).

A cabeça também é a região preferida de Mackenzie Dern, que desferiu 76% de seus golpes conectados nesta área de suas adversárias. Na sequência, vêm o corpo e as pernas como alvo, com 14% e 9% dos golpes, respectivamente. 

Atualmente, Mackenzie Dern ocupa a 7ª posição no ranking da categoria peso-palha feminino, após vencer Angela Hill no UFC Vegas 73 em 2023. A próxima luta de Dern será no UFC Fight Night, em 3 de agosto.

Na ocasião, ela enfrentará Loopy Godinez, número 10 do ranking da categoria. Tanto a brasileira quanto a mexicana vêm de derrotas em suas últimas lutas, o que faz desse confronto decisivo para que elas subam ou desçam no ranking.