A Espanha venceu a Eurocopa 2008, mas o destaque da competição foi Andrey Arshavin, responsável por classificar a Rússia para a semifinal com atuação de gala. Sondado por gigantes europeus, o russo escolheu jogar nos Gunners, mas não rendeu o esperado. Relembre como foi a trajetória de Arshavin no Arsenal e entenda o que deu errado para o jogador na Inglaterra.
Arshavin formou-se no Zenit, em seu país natal. Chegou a defender o elenco profissional, até se transferir para o Arsenal; depois o Kuban Krasnodar e o Kairat Almaty, do Cazaquistão, onde pendurou as chuteiras em 2019. Se destacou na Seleção da Rússia, mas não venceu um troféu sequer.
Quantos gols Arshavin tem no Arsenal?
Arshavin tinha tudo para brilhar no Arsenal, mas por incrível que pareça o russo não correspondeu às expectativas. O meia-atacante participou de 144 partidas e balançou as redes em 31 oportunidades durante a passagem na Inglaterra, de 2009 a 2013. O que impressiona é que Arshavin não conquistou nenhum título com o time de Arsène Wenger.
A excelente campanha com a Rússia na Eurocopa 2008 deu a Arshavin maior visibilidade no futebol internacional. O Barcelona entrou na briga e apresentou proposta, mas o meia recusou. Então, o russo surpreendeu ao optar pelo Arsenal, em 2009. Entrou em campo pela primeira vez com o manto dos Gunners em 21 de fevereiro daquele mesmo ano, no empate sem gols diante do Sunderland, na Premier League.
Arshavin teve uma boa temporada de estreia. No clássico contra o Liverpool, em abril, o meia-atacante marcou quatro gols no empate em 4 a 4, no Anfield, pelo Campeonato Inglês. Mesmo assim, o jogador não engrenou e foi para o banco de reservas sob ordens de Wenger.
Em 2013, voltou para o Zenit, clube que o revelou. Apesar da decepcionante trajetória, o russo é lembrado com carinho pelos ingleses, principalmente pelo seu jeito extrovertido e a personalidade contagiante dentro e fora dos gramados.
Então, confira os detalhes das estatísticas de Arshavin no Arsenal:
- 144 partidas (79 vitórias, 31 empates e 34 derrotas)
- 31 gols
- 45 assistências
- Último jogo: Arsenal 2 x 1 Chelsea – 20/01/2013 – Premier League
- 0 títulos
Atuação de Arshavin na Seleção da Rússia
Arshavin não é ídolo na Inglaterra, mas alcançou o status em seu país natal. Não apenas por suas atuações no Zenit e Kuban Krasnodar, que lhe renderam títulos, mas pela garra que mostrava todas as vezes que entrava em campo. O meia-atacante disputou amistosos, Eliminatórias para a Copa do Mundo, Eurocopa e as Qualificatórias para o Campeonato Europeu com a Seleção da Rússia.
O atleta foi convocado para jogar na Euro em 2008 e 2012, mas a Rússia foi eliminada na semifinal e na fase de grupos, respectivamente. Teve uma atuação brilhante na primeira vez, com três jogos e dois gols, porém não brilhou na segunda edição, com três confrontos e nenhum tento.
Por incrível que pareça, Arshavin nunca representou a Rússia na Copa do Mundo da FIFA. Ficou fora da convocação em 2002 (Coreia do Sul e Japão), em 2006 (Alemanha) e, em 2010 (África do Sul), o país não se classificou. Já em 2014 (Brasil), o meia já estava aposentado da equipe nacional.