Ao falarmos das grandes franquias de futebol americano, é impossível não incluir o Chicago Bears nessa lista. A equipe é umas mais antigas de toda a liga e também uma das mais tradicionais. E, embora não esteja entre as grandes vencedoras do Super Bowl, já possuiu grandes jogadores e participou de partidas memoráveis. Além disso, juntamente com outra equipe da liga, formam uma das maiores rivalidades de todos os esportes dos Estados Unidos.
Dito isso, leia o texto a seguir para entender melhor como o Chicago Bears foi fundado e a sua trajetória até então: títulos, elenco, conquistas e afins. Ademais, confira quais as perspectivas do time para a próxima temporada.
As origens do Chicago Bears
O Chicago Bears foi criado em 17 de setembro de 1920, em Illinois, na cidade de Decatur.
Inicialmente, por sinal, a franquia recebeu o nome de Decatur Stanleys. O apelido “Staleys” foi dado em nome à empresa que iniciou as operações do time, a A.E. Staley, que era uma antiga processadora de milho. Atualmente a corporação ainda existe, mas sob o nome de Primary Products Ingredients Americas LLC.
A partir disso, a equipe se transferiu para Chicago em 1921, e posteriormente, ficou conhecida como Chicago Staleys. Apenas um ano depois, em 1922, ia ser batizada como Chicago Bears. O motivo para isso foi o novo dono dos direitos da franquia: George Halas. Halas era um ex-jogador e, inclusive, ex-funcionário da Staley em diversos departamentos.
Com ele no comando, os Bears foram um dos responsáveis por criar a NFL (National Football Association) junto com o próprio Arizona Cardinals (na época Chicago Cardinals) e outros times que atualmente não existem mais.
Além disso, vale mencionar que o time disputa suas partidas em casa no estádio Soldier Field. O local pode comportar 61.500 pessoas e também serve como arena multiuso para outros eventos, como shows e até partidas de futebol “soccer”.
Conquistas
Como dito antes, o Chicago Bears não está entre os grandes vencedores do Super Bowl. No entanto, a equipe já teve diversas conquistas dentro do futebol americano. São elas:
- 8 títulos de NFL;
- 21 Campeonatos de Divisão;
- 4 Títulos de Conferência;
- 1 Super Bowl.
Vale destacar que os oito títulos de NFL do Chicago Bears são ainda antes da fusão que a liga teve com a AFL. Logo, só é contabilizado um Super Bowl para a franquia, que foi conquistado em 1985 (Super Bowl XX). Além disso, a última vez que a equipe esteve na decisão da liga americana foi contra os Indianapolis Colts, em 2007.
Rivalidades do Chicago Bears
Um time com mais de cem anos de existência certamente possui várias rivalidades com outras equipes. Afinal, foram inúmeros os duelos emocionantes que os Bears tiveram com outros times ao longo de sua história. Vários dos duelos, aliás, são responsáveis por criar algumas das maiores rivalidades, não somente da NFL, mas de todas as ligas americanas:
Green Bay Packers
A maior rivalidade que o Chicago Bears possui é contra a equipe dos Green Bay Packers. Os times duelaram entre si um total de 208 vezes, o que torna esse o confronto mais disputado da história da competição e, para muitos, o maior duelo de todo o futebol americano. Nesses 208 duelos, foram 107 vitórias para Green Bay, 95 para Chicago e seis empates. Em partidas válidas apenas pela pós-temporada, cada equipe ganhou um jogo cada.
Ademais, vale destacar que os Packers estão com uma sequência ativa de dez vitórias consecutivas contra os Bears. Essa sequência começou em 2019 e, com mais uma vitória do time de Green Bay, será a maior de todo esse duelo.
Minessota Vikings
Outro time que também tem uma forte rivalidade com o time de Illinois é o Minessota Vikings. Os dois times também já se enfrentaram em inúmeras ocasiões: 125 para ser preciso. Desses 125 duelos, os Vikings tem 66 vitórias e os Bears 58, além de dois emaptes. No que se refere à pós-temporada, os times se enfrentaram uma vez e a equipe de Chicago levou a melhor.
Detroit Lions
Por fim, o Detroit Lions também considera o Chicago Bears como um de seus maiores oponentes. Com 188 partidas disputadas entre ambos, os Bears venceram 105 delas, enquanto os Lions 78, além de haverem cinco empates. Em confrontos após a temporada regular, os times também só se enfrentaram em um ocasião, com a franquia de Chicago saindo vencedora.
Elenco do Chicago Bears
Da mesma maneira que os outros elencos da NFL, o Chicago Bears apresenta 53 jogadores no seu elenco. Dentre eles, alguns nomes que acabam merecendo destaque na são:
Caleb Williams
Caleb Williams foi a primeira escolha do Draft de 2024. o quarterback chegou na equipe para ser o dono da posição por muito tempo. No College, defendeu USC e Oklahoma, acumulando um total de 93 touchdowns passados em sua carreira universitária, além de 27 touchdowns terrestres.
Montez Sweat
A defesa dos Bears foi outra desde a chegada de Montez Sweat na equipe no final de 2023. Após a troca feita com o Washington Commanders, Sweat mostrou a que veio e deixou uma das piores defesas da competição entre as cinco melhores por um período.
Braxton Jones
Por fim, Braxton Jones é outro nome que precisa ser olhado com carinho pela equipe de Chicago. Jones fez um excelente papel de “proteger” Justin Fields e, consequentemente, se tornou uma parte essencial do ataque. Embora ainda precise melhorar em alguns quesitos, tem tudo para fazer um bom papel na equipe na próxima temporada.
Perspectivas para a temporada 2024 do Chicago Bears
O 2023 dos Bears acabou não sendo o das melhores. A equipe não se classificou para a pós-temporada e ficou na parte debaixo da tabela da AFC. Em 2024, é provável que aconteça um cenário parecido. Todavia, a escolha do quarterback Caleb Williams no draft pode ajudar e, muito, a equipe a subir de nível no longo prazo. O jogador ainda é um calouro e irá adquirir diversas experiências na sua primeira temporada da NFL. Sendo assim, o torcedor de Chicago pode ficar otimista com o futuro do time.