Um dos grandes nomes do vôlei feminino brasileiro dos últimos anos é a líbero Nyeme Costa. A jovem atleta tem se destacado na Superliga e na Seleção, com excelentes atuações onde quer que passe. Na próxima temporada, Nyeme não fará parte da equipe do Gerdau Minas, onde foi extremamente vitoriosa e conquistou vários títulos nos dois últimos anos. Dessa forma, é uma boa oportunidade para revermos a sua trajetória até então.
Leia o texto a seguir para saber um pouco da biografia da atleta e descobrir em quais clubes ela jogou. Ademais, confira o motivo de sua saída do clube mineiro.
Início de Nyeme Costa
Nyeme Victória Alexandre Costa Nunes, mais conhecida como Nyeme Costa, nasceu em 1998, no município de Barra do Corda (Maranhão).
Sua história no mundo do vôlei vem desde o berço. A mãe da Nyeme era atleta profissional e disputa até hoje campeonatos locais. Já o seu pai era técnico de um clube. Com isso, a líbero começou a praticar o esporte em uma escola do seu estado de origem, onde chegou a fazer bastante sucesso. Inclusive, nesse ínterim, foi convocada para representar a seleção maranhense e a seleção brasileira de base.
Posteriormente, a atleta participou de treinamentos no Maranhão Vôlei. Todavia, como não tinha idade para jogar no profissional, foi recomendada pelos técnicos a morar em São Paulo e participar das categorias inferiores das equipes da região. Um caminho que, por sinal, muitos atletas no esporte acabam por trilhar.
Passagem pelo São Paulo
Depois de ser bem-sucedida nos times de base do Barueri e do Bradesco, Nyeme Costa integrou o elenco do São Paulo FC/Barueri na temporada 2019/20.
Na equipe paulistana, deu início a uma carreira extremamente vitoriosa no vôlei profissional. Logo no primeiro ano, aliás, foi campeã paulista com a equipe. Enquanto isso, na Superliga, chegou até as quartas de final, mas devido à pandemia de COVID, o torneio foi paralisado nos playoffs. No entanto, em 2020/21, seria destaque no time semifinalista do torneio e chamaria atenção de outro gigante do esporte em 2021/22: o Bauru.
Atuando novo clube, Nyeme Costa seria medalha de bronze no Sul-Americano de 2022 em Uberlândia e campeã da Copa Brasil. Além disso, chegaria novamente às semis da Superliga, quando seria derrotada para a equipe do Minas, seu novo clube em 2022/23.
Trajetória no Minas e pausa na carreira
Por fim, pelo Gerdau, conquistou praticamente tudo pela equipe em dois anos: Campeonato Mineiro, Copa Brasil, Superliga e Sul-Americano. Nesse ínterim, viveu o auge da sua carreira e até mesmo se consolidou como uma das líberos da Seleção Brasileira.
No entanto, Nyeme Costa não teve seu contrato renovado para a próxima temporada e, segundo reportagem da rádio Itatiaia, sua ideia é dar uma pausa na vida profissional para tentar ser mãe. De acordo ainda com a matéria, existem até propostas feitas no exterior para a atleta, no entanto, é uma probabilidade bem baixa que ela tem de aceitá-las.
O Minas, para repor Nyeme na equipe titular, fechou com Kika, ex-atleta do Pinheiros.