Vários são os brasilieros que tiveram passagem pela Campeonato Inglês na última década, e vários foram aqueles que, infelizmente, não foram bem-sucedidos. Um desses exemplos é o atacante Wellington Silva no Arsenal, que teve passagem curta pelo clube e, devido a uma série de complicações, acabou ficando fora dos planos do clube. O jogador ainda seguiu carreira no futebol internal depois disso, todavia, jamais chegou a retomar aos gramados do futebol europeu.
O início da sua trajetória
Wellington Alves da Silva nasceu em 1993 na cidade do Rio de Janeiro.
O atleta começou sua carreira na base do Fluminense e, em 2010, foi integrado ao elenco principal do time. Naquela época, era uma das grandes promessas do futebol brasileiro e havia esperança de que sua carreira tivesse um futuro brilhante. E ela já começou agitada, afinal, antes mesmo de subir e realizar jogos no profissional pelo Tricolor Carioca, era sabido que Wellington Silva e Arsenal tinham feito um acordo por 4 milhões de euros. Dessa forma, mesmo jogando no Flu, seu destino estaria selado fora do Brasil.
Não bastasse isso, Wellington ainda reclamou do atual técnico do Fluminense no período, Muricy Ramalho, por não aproveitá-lo do jeito que devia. Muricy respondeu com: “Nem jogador ele é ainda porque está em formação. E nem é do Fluminense.” Vale destacar que Wellington realizou apenas 17 partidas pelo time das Laranjeiras.
Wellington Silva no Arsenal
A carreira de Wellington Silva no Arsenal já teve problemas logo de cara. O clube inglês não conseguiu licença para que o atleta pudesse atuar na Inglaterra e, dessa forma, ele teve que ser emprestado ao Levante por meia temporada. No clube espanhol, mal conseguiu entrar em campo e disputou apenas duas partidas pela equipe.
Infelizmente, isso seria um prelúdio para o que viria na sequência. Wellington chegou eventualmente a tirar a liçenca, todavia, seria emprestado em inúmeras ocasiões para outros clubes de divisões menores da Europa. Ademais, Wellington Silva no Arsenal nenhum momento chegou a usar sequer a camisa dos Gunners em uma partida que fosse oficial.
Nesse ínterim em que tinha seus direitos vinculados ao clube londrino, foi para cinco outras equipes: Alcoyano, Ponferradina, Murcia, Almeria e Bolton Wanderers.Com exceção do Ponferradina e do Levante , o atacante conseguiu marcar gols e assistências em todos as outras equipes. O que demonstra que talento não lhe faltava, mas oportunidade.
Volta para o Fluminense
Depois da temporada 15/16, Wellington Silva e Arsenal acabaram as relações e o atleta voltou ao Fluminense. Na equipe que o revelou, chegou a fazer boas partidas e, inclusive, ganhou uma Taça Guanabara em 2017 e uma Taça Rio em 2020. No entanto, devido a outros empréstimos e lesões, sua carreira também não vingou no Brasil.
Dessa forma, em 2021 o atacante se transferiu para o Gamba Osaka, do Japão. Ele retornou ao Brasil no início de 2023 para defender o Cuiabá. No entanto, ficou apenas uma temporada na equipe. No início da temporada seguinte, assinou com o Al-Najma, clube da segunda divisão da Arábia Saudita que defende no momento.