O Luge é um esporte com uma história um tanto quanto antiga. Com origem nas regiões alpinas da Europa, o esporte evoluiu de um meio de transporte para uma das modalidades mais emocionantes e perigosas dos Jogos Olímpicos de Inverno. Devido à aproximação das competições olímpicas, nós procuramos explorar a evolução do Luge.
A história do Luge
A história do Luge surge da ideia de que, inicialmente, inventou-se o esporte a partir do uso de trenós simples, os quais serviam como transporte durante os meses de inverno. Esses objetos eram feitos de madeira para ser possível deslizar sobre a neve. Na maioria das vezes, agricultores e comerciantes usavam esses trenós para transportar mercadorias e pessoas. Com o tempo, mais especificamente no século 19, moradores das regiões alpinas da Suíça, Alemanha e Áustria deram início às corridas informais. As competições aconteciam em estradas de montanha e pistas naturais de neve e gelo.
Desenvolvimento do Luge competitivo
No final do século 19, então, a história do Luge começou a ser traçada. Isso porque, em 1883, a primeira competição internacional ocorreu em Davos, na Suíça. Na ocasião, participantes sete países competiram. Em 1913, a Federação Internacional de Tobogganing foi fundada em Dresden, na Alemanha, com o objetivo claro de regulamentar o esporte e estabelecer regras. Assim, o Luge ganhou popularidade. Posteriormente, em 1955, o primeiro Campeonato Mundial de Luge foi realizado em Oslo, na Noruega.
História do Luge nas Olimpíadas
O Luge estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1964, na Áustria. Desde então, se estabeleceu como um evento regular. Em geral, as competições desse esporte contam com categorias individuais (masculinas e femininas), além de duplas. Vale observar ainda que este é uma das modalidades mais rápidas e perigosas. Os atletas precisam descer uma pista de gelo em alta velocidade, deitados de costas em seus trenós, podendo atingir até 140 km/h. Por isso, devido ao fato de ser historicamente perigoso, o Luge possui regulamentações bastante firmes para garantir a segurança dos atletas.
Evolução dos equipamentos
Durante a história, os equipamentos de Luge evoluíram a partir daqueles primeiros trenós de madeira. Hoje, os trenós são feitos de materiais como fibra de vidro e aço, sendo mais leves e confortáveis. Além disso, possuem seus assentos moldados, com apetrechos de segurança avançados. Vestindo capacetes e roupas de proteção, esses atletas se protegem contra lesões graves.
Com tantas especificações, o treinamento para o Luge não poderia ser menos do que rigoroso. Os atletas passam por programas de condicionamento físico para melhorar força, resistência e flexibilidade, além de simulações. Outro ponto a destacar é a preparação mental, principalmente o foco.
As pistas de Luge
As pistas de Luge são feitas de gelo, com curvas mais marcadas e trechos complicados para o espectador de fora. Por causa disso, aliás, elas exigem alto nível de habilidade e controle dos atletas. Entretanto, vale destacar que cada pista desse esporte é única, dependendo, inclusive, de especialistas em gelo para manter tudo em ordem.
Grandes atletas da história do Luge
Ao longo da história do Luge, muitos atletas se destacaram, sendo Paul Hildgartner, da Itália, considerado uma lenda. Isso porque, o atleta ganhou medalhas de ouro em duas Olimpíadas diferentes. Ao lado dele, os irmãos Paul e Hilde Gassner, da Alemanha Ocidental, também são destacados devido aos desempenhos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972.
Atualmente, Felix Loch da Alemanha é um dos principais nomes já presentes na história do Luge. Ele conquistou várias medalhas olímpicas e mundiais. Além disso, Natalie Geisenberger, também alemã, é uma das maiores na modalidade feminina. Antes destes dois, Georg Hackl venceu três medalhas de ouro olímpicas consecutivas nos anos 1990 e 2000. Por fim, destacamos Armin Zöggeler, da Itália, com duas medalhas de ouro e seis medalhas olímpicas no total.
A história do Luge moderno
Apesar da história já um tanto quanto antiga, o Luge continua sendo popular, uma vez que as competições ocorrem em todo o mundo. A Federação Internacional de Luge (FIL) organiza eventos, incluindo campeonatos mundiais e a Copa do Mundo de Luge. Além disso, a tecnologia auxiliou o desenvolvimento do esporte na era atual. Os trenós são aprimorados a todo tempo, assim como os trajes.
Luge e o auxílio da internet
Uma das principais ferramentas atualmente, as mídias sociais têm auxiliando na popularização do Luge. Isso porque, atletas e federações usam Instagram, Twitter e YouTube para compartilhar momentos, buscando se aproximar dos amantes do esporte. Além disso, as campanhas de marketing também são usadas para promover a modalidade.
Principais competições de Luge
Jogos Olímpicos de Inverno
Os Jogos Olímpicos de Inverno são o maior palco da história do Luge, tendo ainda uma sub-categoria com o nome de Jogos Olímpicos da Juventude. O primeiro evento citado ocorre desde 1924, enquanto o segundo começou em 2010. No entanto, a diferença maior é o espaço entre as edições, pois um acontece de quatro em quatro anos e o outro de dois em dois anos, respectivamente.
Campeonato Mundial de Luge
Organizado pela Federação Internacional de Luge, o Campeonato Mundial de Luge é realizado de ano em ano (exceto nos anos olímpicos), sendo uma das competições mais almejadas dentro do esporte. Além disso, há ainda uma Copa do Mundo que realiza competições durante a temporada de inverno, com etapas em várias localidades pelo mundo.
Onde assistir às competições de Luge
Caso você tenha interesse, a Federação Internacional de Luge (FIL) possui transmissões ao vivo de suas competições no site oficial e no canal do YouTube, citado anteriormente.