Quem vê o colombiano David Ospina, com seus 1.83m de altura, talvez nem imagine que o atleta é considerado “baixinho” para ser um goleiro. Principalmente, se levarmos em conta o futebol europeu, onde o latinoamericano se destacou, com seus jogadores que facilmente ultrapassam o 1.90m. No entanto, o que lhe faltava em altura, sobrava em talento e, assim, David Ospina chegou ao Arsenal.
A história de Ospina no futebol, contudo, começa muito antes, ainda na Colômbia, quando ele entrou para a equipe sub-19 do Atlético Nacional, em 2004. Foi lá que o goleiro deu seus primeiros passos como profissional. Curiosamente, ele não sonhava com o posto de defensor. Assim como muitas crianças, seu sonho era fazer gols, não defendê-los. Mas quis o destino que ele acabasse no gol e, ali, ele brilhou para o mundo.
Cinco anos após sua estreia no futebol profissional, ele arrumou as malas e cruzou o Atlântico rumo ao futebol europeu. Antes de chegar ao Arsenal, no entanto, David Ospina estreou no Velho Continente defendendo o Nice. O colombiano jogou no clube francês entre as temporadas de 2008/09 e 2023/14, quando deixou o time após fechar contrato com o Arsenal.
A trajetória de David Ospina no Arsenal
Em 2014, então com 26 anos, o goleiro foi oficialmente apresentado no Emirates Stadium, casa do Arsenal. Sua transferência foi estimada no valor de 3,5 milhões de libras. A esta altura, David Ospina tinha os olhos do futebol mundial voltados para si. Isso porque ele vinha de uma excelente campanha na seleção de seu país durante a Copa América.
Claro que, diante de uma torcida acostumada a verdadeiros “gigantes” no gol, Ospina ficou receoso. “Senti um pouco a questão da altura. Aqui eles estão acostumados com goleiros que têm 1,90 metro de altura. Não chego lá (risos), mas procuro usar meus pontos fortes e minhas condições para beneficiar o grupo. E, com isso, compenso um pouco para os centímetros que estou faltando”, declarou ele na época em entrevista à BBC. “Mas sim, quando estou no túnel e olho para o goleiro da equipe adversária, sinto-me um pouco pequeno… Mas é preciso confiar em si mesmo.”
No entanto, logo todos viram que, definitivamente, tamanho não é documento. Nos 70 jogos em que Ospina esteve à frente do gol do Arsenal, os Gunners alcançaram a vitória em 42 deles. Foram apenas 17 derrotas e outros 11 empates. Nesse período, o colombiano sofreu somente 76 gols, mas, a seu favor, conta o número de partidas em que nenhum jogador adversário balançou sua rede uma vez sequer: 27.
Foi vestindo a camisa do Arsenal que David Ospina foi duas vezes campeão da Taça da Inglaterra, nos anos de 2015 e 2017. Foi em 2017, inclusive, que ele fez importantes defesas contra o Chelsea, favorito ao título daquele ano. Além disso, o colombiano também ajudou o time a ser vencedor da Supertaça da Inglaterra na temporada 2017/18.
Em 2018, no entanto, o Arsenal emprestou Ospina ao Nápoles e, em julho de 2019, oficializou a saída do goleiro, que passou a integrar em definitivo o elenco do clube italiano.