A história do rugby sevens ganhará um novo capítulo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o esporte é uma das modalidades que estarão presentes na França, uma adaptação do rugby tradicional, que já foi esporte olímpico antigamente e é formado por equipes de sete jogadores em vez de 15.
História do rugby sevens
O rugby sevens começou no ano de 1883, na cidade de Melrose, Escócia. Contudo, não foi nenhuma federação que idealizou a modalidade, muito pelo contrário.
Ned Haig, um açougueiro local, e apaixonado por rugby, pensou em uma maneira de praticar o esporte com menos jogadores e com duração mais curta para facilitar na organização de competições de um único dia. A ideia era arrecadar fundos para o clube de Ned Haig, o Melrose Rugby Football Club.
A primeira competição de rugby sevens foi um verdadeiro sucesso e contou com oito equipes participantes. Desde então, a Melrose Sevens passou a acontecer anualmente na Escócia.
Além disso, a história do rugby sevens passou a ser contada para outros praticantes do rugby tradicional e a modalidade chegou rapidamente a outras cidades do país.
Copa do Mundo de rugby sevens
Em 1993, a primeira edição da Copa do Mundo de rugby seven aconteceu em Murrayfield, também na Escócia, e teve a Inglaterra como grande campeã.
Assim sendo, a história da Copa do Mundo de rugby sevens passou a ser escrita e, atualmente, a Nova Zelândia e Fiji são as seleções com mais títulos entre as equipes masculinas, três cada.
Entre as seleções femininas, a Nova Zelândia também lidera o ranking de título com duas conquistas, dessa vez empatada com a Austrália, que tem o mesmo número de troféus.
Sevens World Series
A série mundial de sevens teve sua primeira edição realizada em 1999 e foi a primeira da história do rugby sevens em aspecto global. Entretanto, diferentemente da Copa do Mundo, a World Series consiste em vários torneios realizados em diferentes países.
Além disso, as seleções vão acumulando pontos no decorrer dessas competições ao redor do mundo para decidir quem será o campeão geral ao término da temporada.
História do rugby sevens nos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, marcaram um novo e importante capítulo na história do rugby sevens. Afinal, era a primeira vez da modalidade em uma olimpíada e o primeiro país medalhista de ouro da história do rugby sevens masculino foi Fiji.
Do lado das mulheres, a primeira seleção a ganhar uma medalha dourada foi a Austrália. Certamente, o rugby sevens atingiu um novo patamar quando foi incluído nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Principais diferenças do rugby sevens para o tradicional
Para separar as modalidades, o rugby tradicional pode ser chamado de “union” e as principais diferenças para o seven são:
Número de jogadores
- Rugby union: cada equipe conta com 15 jogadores;
- Rugby sevens: cada equipe tem 7 jogadores.
Duração do jogo
- Rugby union: as partidas possuem dois tempos de 40 minutos cada;
- Rugby sevens: os jogos são muito mais curtos, com dois tempos de 7 minutos cada.
Estratégia e estilo de Jogo
- Rugby union: o jogo é mais físico e tático, com uma maior ênfase no contato e nas formações de scrum e lineouts;
- Rugby sevens: a história é diferente por aqui, o jogo é mais rápido e fluido, com mais ênfase na velocidade, agilidade e habilidades individuais.
Pontuação
- Conversões: em ambas as modalidades, os tries valem 5 pontos;
- Penalidades e drop goals: no rugby union, as penalidades e os drop goals valem 3 pontos cada. No rugby sevens, os drop goals são raros devido ao ritmo rápido do jogo.
Tempo de descanso e substituições
- Rugby union: existe um intervalo de 10 minutos entre os dois tempos. As substituições possuem limites e são estratégicas;
- Rugby sevens: o intervalo é de apenas 2 minutos. Devido à alta intensidade do jogo, as substituições são mais frequentes e estratégicas, com a possibilidade de até cinco substituições durante a partida.
Táticas e formações
- Rugby union: as equipes utilizam formações complexas e táticas detalhadas devido ao maior número de jogadores e à natureza física do jogo;
- Rugby sevens: as táticas são mais simples e com foco na utilização do espaço e na velocidade dos jogadores.
Medalhistas na história do Rugby Seven em Olimpíadas
Como dito anteriormente, o rugby sevens conta com duas Olímpiadas em sua história. A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, seguiu presente em Tóquio 2020 e agora permanece na lista de esportes dos jogos de Paris 2024.
Jogos Olímpicos Rio 2016
Masculino
- Ouro: Fiji
- Prata: Grã-Bretanha
- Bronze: África do Sul
Feminino
- Ouro: Austrália
- Prata: Nova Zelândia
- Bronze: Canadá
Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Masculino
- Ouro: Fiji
- Prata: Nova Zelândia
- Bronze: Argentina
Feminino
- Ouro: Nova Zelândia
- Prata: França
- Bronze: Fiji