Desde sua criação em 2017, o time do Juventus feminino nunca passou uma única temporada sem vencer ao menos um título. São oito anos de história e 12 taças que a equipe levantou ao longo dessa breve história. Ou seja, já dá para afirmar que definitivamente é um dos melhores clubes do futebol feminino europeu.
Aliás, o time também já foi o único na história do futebol da Itália, tanto no masculino quanto feminino, a conseguir vencer o Campeonato Italiano com o número absurdo de 100% de aproveitamento quando venceu 22 das 22 partidas que jogou.
É claro que o futebol feminino ainda está longe de receber todo o valor que merece. Porém, o Juventus feminino é um belo caso de como a categoria também pode apresentar grandes estrelas ao mundo e formar equipes brilhantes, assim como o masculino.
Tudo o que elas precisam é oportunidade e investimento, das categorias de base ao profissional. Afinal, o talento, elas já têm de sobra.
Qual a história do Juventus feminino?
Foi em maio de 2017 que o gerente geral do Juventus, Giuseppe Marotta, anunciou a formação do Juventus feminino. Desse modo, nasceu, no dia 1º de julho de 2017, a primeira equipe de futebol feminino do clube.
É preciso deixar claro que, mesmo com outras equipes femininas de nome Real Juventus e Juventus Torino, elas não tinham relação alguma com o clube italiano.
A Juventus Women, como é popularmente conhecida, nasceu a partir da iniciativa da Federação Italiana de Futebol, que permitiu que clubes masculinos profissionais comprassem clubes femininos amadores.
Nesse sentido, o Juventus então decidiu comprar o antigo clube Cuneo, que se encontrava na Série A do Campeonato Italiano Feminino e já era ativo no futebol profissional desde 2015. Com isso, a Juventus Women já participou da Série A em sua primeira temporada.
Quantos títulos tem a equipe feminina do Juventus?
Acredite ou não, o Juventus feminino ganhou o primeiro título da Série A do Campeonato Italiano já na primeira temporada em que jogou, em 2017/18. Naquele mesmo ano, caiu nas quartas de final da Coppa Italia.
Já em 2018/19, além de vencer novamente o Campeonato Italiano, elas também conseguiram sua primeira taça da Coppa Italia, mas perderam a Supercopa daquele ano.
Na temporada de 2019/20, foram campeãs da Série A, mas não concluíram a Coppa Italia por conta da pandemia de covid-19. Porém, conquistaram pela primeira vez a Supercopa da Itália.
2021/22 é, para muitos, a melhor temporada do Juventus feminino até então, já que elas venceram pela primeira vez os três principais torneios italianos: a Série A, a Coppa Italia e a Supercopa da Itália. Além disso, alcançaram pela primeira vez as quartas de final da Champions League da UEFA.
Em 2022/23, perderam pela primeira vez a final da Série A e pela segunda a da Supercopa, mas venceram a Coppa Italia. Por fim, em 2023/24 também perderam a Série A, e desta vez caíram nas semifinais da Coppa Italia, mas acabaram vencendo a Supercopa pela quarta vez.
Com isso, até hoje foram cinco taças do Campeonato Italiano, três da Coppa Italia e quatro da Supercopa. O único título que o time ainda não conquistou foi da Liga dos Campeões.