A casa do Manchester City, também conhecida como Etihad Stadium, representa um dos berços de grandes jogadores europeus. Nomes como Kevin De Bruyne, Erling Haaland e John Stones fizeram e ainda fazem história em confrontos épicos nesse palco do futebol internacional.
O estádio, que atualmente passa por uma série de reformas e expansões, cria expectativas para experiências e disputas ainda mais intensas, garantindo também, é claro, todo o conforto dos torcedores.
Atualmente com capacidade para mais de 53 mil pessoas, o Etihad Stadium está longe de ser apenas um simples estádio de futebol: ele é uma verdadeira fortaleza.
Como o Etihad Stadium foi criado?
Eleito o segundo melhor estádio do Reino Unido pelos fãs, atrás apenas do Estádio Old Trafford, o Etihad Stadium, em Manchester, realmente proporciona aos torcedores uma experiência única, do estacionamento até a joja do City e ao Summerbee Bar. Mas afinal, como tudo começou?
Primeiro, temos de citar que o Maine Road foi a casa do Manchester City antes do Etihad Stadium. Nele, a equipe mandou seus jogos por 80 anos. Porém, ele era bem menor do que a atual casa da equipe.
O projeto inicial para que o hoje é o Etihad Stadium tinha o objetivo de receber os Jogos Olímpicos, com grande foco para o atletismo. No entanto, ele foi mudando com o decorrer dos anos. Em 2002, após a possibilidade de uma conversão para um local de futebol, muitas críticas foram feitas. Isso se deu principalmente pelo fato de o Reino Unido não ter um espaço de grande porte para o atletismo.
No entanto, após analisar os custos de manutenção de uma pista de atletismo em um estádio de futebol, o conselho da cidade de Manchester optou pela conversão, que custou cerca de 30 milhões de libras.
Inauguração e naming rights
Em 2003, quando as reformas terminaram e o estádio ficou pronto, ele era chamado de “City of Manchester Stadium”. Porém, em 2008, uma nova mudança acabou mudando o nome do estádio.
Um acordo entre o Manchester City e a companhia aérea Etihad Airways foi feito, fechando a venda dos naming rights. Esse acordo rebatizou o estádio, que a partir dali passava a se chamar Etihad Stadium.
Desde então, o estádio tem sido o lar do Manchester City. E se engana quem pensa que o lugar é apenas voltado para o futebol inglês: por lá ainda rolam shows de música, jogos de rúgbi e muito mais.
O fato é que o Etihad Stadium se tornou para os torcedores muito mais do que um estádio: ele é um símbolo de orgulho para os fãs do Manchester City e para toda a cidade.
Além disso, também é um dos maiores estádios da Inglaterra, ocupando a sétima posição no ranking. Quando falamos do Reino Unido, ele é o 11º maior.
Plano de desenvolvimento do estádio do Manchester City
Modernidade, funcionalidade e tecnologia são alguns adjetivos que definem o estádio do Manchester City. Porém, alguns novos planos prometem oferecer ainda mais aos visitantes e torcedores.
Como o próprio clube afirma, o objetivo é sempre oferecer experiências completas e inesquecíveis para os fãs, transformando-o em um destino de lazer e entretenimento durante todo o ano. O aumento da capacidade para 60 mil pessoas é apenas um dos pontos de mudança do plano de desenvolvimento.
A reforma também vai abranger uma Fan Zone coberta na City Square, com uma grande variedade de locais para comer e beber, com capacidade para cerca de três mil pessoas. Além disso, as novas integrações incluirão um sky bar com vista para o campo, um hotel com 400 camas e muito mais, como:
- Uma experiência de caminhada no telhado do estádio
- Uma nova loja do clube
- Um museu
- Espaço de trabalho modesto
As obras, que levarão cerca de três anos para serem concluídas, tiveram os custos mapeados em 300 milhões de libras. Com esse investimento, a construção acaba contribuindo também para o crescimento da oferta de empregos e o desenvolvimento de toda a comunidade local.
Premier League e o Etihad Stadium
Marcando o início de uma nova era para o Manchester City, agora em sua nova casa, o primeiro jogo da Premier League no Etihad Stadium ocorreu em 23 de agosto de 2003. O confronto de estreia foi contra o Portsmouth, com um empate como resultado.
De lá para cá foram diversos confrontos disputados no estádio do Manchester City. O time garantiu o acúmulo de 27 partidas seguidas de invencibilidade, com 21 vitórias e seis empates. Neste cenário, os The Citizens não sabem o que é perder em casa desde 2022. Pela Champions League, o time não sofre uma derrota desde 2018.
Além disso, o City alcançou também a sétima temporada consecutiva nas quartas de final da competição e a marca de 23 jogos sem perder dentro e fora de casa em competições europeias.
O Manchester City vive a melhor fase de sua história atualmente, e o Etihad Stadium contribui para isso. Desde sua inauguração, o clube venceu a Premier League oito vezes. Além disso, conquistou a primeira Champions League de sua história.