Início » Futebol » Com Allegri fora, quem vai ser o novo técnico da Juventus?

Com Allegri fora, quem vai ser o novo técnico da Juventus?

Publicado em:

Última atualização:

Uma nova era está prestes a começar em Turim. O ítalo-brasileiro Thiago Motta, de 41 anos, foi anunciado como o novo técnico da Juventus em 12 de junho de 2024, logo após a demissão de Massimiliano Allegri.

O objetivo é retomar a hegemonia no Campeonato Italiano e, claro, o protagonismo na Liga dos Campeões. Nesse cenário, conheça os números de Motta e o que esperar do trabalho do novo treinador.

O contrato de Thiago Motta com a Juventus é válido até 30 de junho de 2027.

Conheça Thiago Motta, o novo técnico da Juventus

A contratação de Thiago Motta como novo técnico da Juventus é um respiro de alívio não apenas para a torcida, como também para a diretoria da Velha Senhora.

Afinal, a família Agnelli, proprietária da equipe italiana, tem recebido duras críticas nos últimos anos pela forma como governa o time dentro e fora dos gramados.

Em primeiro lugar, o trabalho do ítalo-brasileiro Thiago Motta no Bologna agradou a diretoria. Isso porque classificou o elenco para a Liga dos Campeões pela primeira vez na história.

Em segundo lugar, em Turim, o comandante terá mais ferramentas à sua disposição. Pode-se citar grandes jogadores como Bremer, Danilo, De Sciglio, Chiesa, Moise Kean e Vlahovic. Também poderá contratar mais peças e ter mais investimentos.

Como jogador, Thiago Motta passou pelo Barcelona, Atlético de Madrid, Genoa, Inter de Milão e o PSG. Em 2018, após se aposentar, aceitou o desafio de comandar o Sub-19 do clube parisiense, bem como o Genoa e o Spezia antes de assinar com o Bologna em setembro de 2022.

Agora, estará à frente de um dos maiores clubes da Europa.

Por que Allegri foi desligado da Juventus?

O mau comportamento na final da Copa da Itália motivou a demissão de Massimiliano Allegri na Juventus. No final do segundo tempo, o treinador foi expulso após reclamar e discordar das decisões do árbitro.

Posteriormente transtornado à beira do campo, Allegri aplaudiu sarcasticamente a arbitragem, tirou a gravata e o casaco e seguiu para o vestiário.

Segundo relatos da imprensa italiana, Allegri discutiu com o quarto árbitro, funcionários do time e até com jornalistas que estavam a trabalho na final do torneio.

Dois dias após a conquista da taça, os dirigentes bateram o martelo: a demissão de Allegri era a única saída.

Confira o pronunciamento completo do time após a demissão de Allegri:

A Juventus anuncia que dispensou Massimiliano Allegri do cargo de treinador principal da equipa principal masculina. A exoneração segue certos comportamentos durante e após a final da Coppa Itália que o clube considerou incompatíveis com os valores da Juventus e com o comportamento que aqueles que a representam deveriam ter. Termina um período de colaboração, iniciado em 2014, reiniciado em 2021 e encerrado, após as três temporadas anteriores juntas, com a final da Taça de Itália. O clube deseja boa sorte a Massimiliano Allegri nos seus futuros empreendimentos“.

O que esperar da próxima temporada da Juventus?

Com Thiago Motta na temporada 2024/25, a Juventus tem tudo para ser promissora: a equipe vai disputar o Campeonato Italiano, Copa da Itália, Supercopa e a Champions League.

Além do novo comandante, o torcedor bianconeri anseia por novas contratações e até despedidas.

Na última edição da Série A, o time somou 71 pontos e acabou na 3ª posição com 19 vitórias, 14 empates e cinco derrotas. O elenco, que chegou a dominar o futebol italiano nos últimos anos, venceu pela última vez em 2020, com o auxílio de Cristiano Ronaldo.

Ademais, a Juve também está de volta para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Para recuperar a soberania no cenário nacional e internacional, a Juventus terá que batalhar e, principalmente, começar do zero. Contra oponentes cada vez mais fortes, terá que retomar o controle e impor-se dentro e fora de campo.