Início » Basquete » NBA » Chet Walker: conheça o membro do Hall da Fama e campeão da NBA 

Chet Walker: conheça o membro do Hall da Fama e campeão da NBA 

Publicado em:

Última atualização:

Chet Walker, campeão da NBA, membro do Hall da Fama e sete vezes All-Star da liga, faleceu aos 84 anos no último sábado (08). Com uma alta velocidade, o apelido “The Jet”, ou ‘O Jato’, lhe coube perfeitamente nas treze temporadas em que atuou. 

Entre suas principais estatísticas, o astro teve médias de carreira de 18,2 pontos e 7,1 rebotes. Além disso, seus times chegaram aos playoffs em todos os anos que ele estava presente na equipe — um verdadeiro amuleto da sorte e um agregador de talento único. 

Saiba mais sobre a trajetória de Chet Walker!

Philadelphia 76ers

Natural de Bethlehem, no Mississippi, Chet Walker cursou o ensino médio em Benton Harbor, em Michigan, antes de estrear no basquete universitário da Bradley University, em Peoria, Illinois. 

Lá, foi duas vezes All-American com a equipe, além de ajudar o time a vencer o campeonato NIT de 1961. Em sua homenagem, a universidade aposentou a camisa de número 31 em 1976.

Ele acabou se inscrevendo para o Draft da NBA de 1962. Foi selecionado na segunda rodada, na 14ª posição, pelo Syracuse Nationals, equipe que hoje é o Philadelphia 76ers.

Em sua primeira temporada, teve médias de 12,3 pontos e 7,2 rebotes. Foi na segunda temporada, no entanto, que Chet se tornou All-Star pela primeira vez em sua carreira. Porém, ele logo viu sua minutagem cair novamente em seu terceiro ano na NBA.

A partir de 1965-66, Chet Walker se tornou uma peça insubstituível no 76ers. Voltou ao All-Star Game em 1966 e repetiu a dose no ano seguinte. Foi inclusive na temporada 1966-67 que viveu o maior momento de sua carreira.

Isso porque o Philadelphia 76ers teve uma grande campanha, vencendo 68 jogos e perdendo 13 na temporada regular. Dessa forma, a franquia terminou na primeira colocação da Conferência Leste.

Ao lado de Wilt Chamberlain, Hal Greer e Billy Cunningham, Chet Walker ajudou a liderar a equipe a uma grande campanha na pós-temporada. Na primeira rodada, o Philadelphia 76ers despachou o Cincinnati Royals, que tinha o excelente Oscar Robertson.

Na fase seguinte, eles enfrentaram o temido Boston Celtics, que tinha Bill Russell, Sam Jones e John Havlicek no elenco. O 76ers conseguiu sem grandes dificuldades eliminar um dos melhores times da história, aplicando um 4 a 1.

Na grande final, a franquia enfrentou o San Francisco Warriors, de Rick Barry. Philadelphia fechou a série em seis jogos, conquistando o segundo título de sua história. Chet Walker ainda continuaria por mais dois anos na equipe, mas sem obter o mesmo sucesso.

Chicago Bulls 

Em setembro de 1969, Chet Walker foi trocado para o Chicago Bulls, onde passou os últimos seis anos de carreira. Conseguiu fazer parte do All-Star Game mais quatro vezes, e teve uma média de 20,6 pontos nas temporadas em que jogou pelo Bulls. 

Ele também liderou a NBA em aproveitamento de lances livres em 1970-71, quando teve uma taxa de precisão de 85,9%. Por fim, marcou seu recorde de pontos em um único jogo no dia 6 de fevereiro de 1972, quando marcou 56 pontos contra o Cincinnati Royals. 

Por fim, depois de se aposentar da NBA, Chet Walker tornou-se um produtor de filmes para TV e também é autor de um livro de memórias chamado ‘Long Time Coming: A Black Athlete-s Coming-of-Age in America‘.