Jogar na Europa é o sonho de todo jogador de futebol. Felipe Melo, ídolo do Palmeiras e Fluminense, coleciona passagens em diferentes clubes no continente que lhe renderam títulos, gols e, claro, polêmicas. Na Itália, o atleta vestiu a camisa de três times, incluindo a Juventus, de Turim. Por isso, relembre a trajetória de Felipe Melo na Juventus.
Em que ano Felipe Melo jogou na Juventus?
Felipe Melo foi anunciado como novo reforço da Juventus em julho de 2009. O clube de Turim pagou € 25 milhões à Fiorentina, além de ceder o empréstimo de Marco Marchionni. Foram duas temporadas na Velha Senhora sem títulos, com 78 partidas e cinco gols, de acordo com dados do portal O Gol.
Felipe mostrou-se feliz e honrado em fazer parte da equipe italiana durante a apresentação, além da promessa de títulos. A realidade, entretanto, foi muito diferente.
Isso porque, entre 2009 e 2011, o volante colecionou expulsões, faltas graves e desavenças com os colegas do elenco, principalmente Giorgio Chiellini.
Estreou com a camisa da Juventus em 30 de agosto, em clássico contra a Roma, ao lado de Diego. Atuou por 90 minutos e foi abraçado pela torcida após balançar as redes nos acréscimos. Felipe teve uma boa sequência no Campeonato Italiano e até disputou a Liga dos Campeões, mas começou a desandar quando foi expulso pela primeira vez.
Juventus e Inter de Milão estiveram frente a frente em 5 de dezembro de 2009, no torneio nacional. O volante entrou como titular, mas, no finalzinho da partida, recebeu dois cartões amarelos e foi expulso.
Nesse cenário, a Velha Senhora venceu, mas o sentimento com relação ao brasileiro não era mais o mesmo. Meses depois, também deixou o campo após o vermelho contra o Livorno, na Série A.
Na temporada seguinte, Felipe Melo foi expulso logo no começo do jogo contra o Parma, que resultou em goleada. Sem clima e após perder espaço com a chegada do técnico Antonio Conte, o volante foi emprestado para o Galatasaray, da Turquia.
Desavença com Chiellini
Além das expulsões, outro fato sobre a passagem de Felipe Melo na Juventus que chama a atenção é a desavença com o Chiellini. Em sua biografia, lançada em maio de 2020, o zagueiro italiano descreveu o brasileiro como “maçã podre”.
Horas depois, Felipe concedeu entrevista para o jornal italiano “La Gazzetta Dello Sport” e rebateu a declaração de Chiellini:
“Quando estive em Turim nunca desrespeitei ninguém: os meus companheiros, os treinadores, a Juventus em geral. Neste ponto, porém, não tenho nenhum sentimento por ele. E eu nunca irei. Você diz que Balotelli deveria levar um tapa e que eu sou o pior dos piores e que sempre houve o risco de uma briga por minha causa? E aí, desculpe: é muito fácil falar mal dos outros com um livro. Talvez ‘este zagueiro’ ainda esteja zangado comigo porque, quando fui ao Galatasaray, demos-lhes uma ‘tapa’ ao eliminá-los da Liga dos Campeões”.
Outro episódio foi relatado pelo jornal “Tuttosport”. De acordo com a publicação, Felipe Melo foi até o vestiário da Juventus na pré-temporada e cumprimentou os jogadores, dizendo-lhes que venceriam o Scudetto de forma irônica.
A Velha Senhora venceu o campeonato, enquanto, nos vestiários, os atletas relembraram a polêmica com Melo.
Em qual time Felipe Melo jogou na Europa?
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Felipe Melo passou por Cruzeiro e o Grêmio, mas não obteve sucesso. Na Espanha, defendeu o Mallorca, Racing Santander e o Almería. Em 2008, transferiu-se para a Itália para defender a Fiorentina, além de vestir as cores da Juventus.
No ano de 2011, chegou ao Galatasaray, onde conquistou o status de ídolo. Jogou na Inter de Milão e, em 2017, foi emprestado para o Palmeiras, onde levantou inúmeras taças. Por fim, em 2022, foi contratado pelo Fluminense.
Felipe Melo coleciona títulos do Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Turco, Supercopa da Turquia, Copa da Turquia e a Copa das Confederações em 2009 com a Seleção Brasileira.