Início » Futebol » Conheça os goleiros do Chelsea: Sánchez e Petrovic

Conheça os goleiros do Chelsea: Sánchez e Petrovic

Publicado em:

Última atualização:

Ocupando o sexto lugar na tabela da Premier League – o campeonato inglês – o Chelsea tem dois goleiros titulares que se destacaram na temporada 2023/24. Um deles é o espanhol Robert Sánchez e o outro, o sérvio Djordje Petrovic. Mas além deles, o time conta, ainda, com Marcus Bettinelli como goleiro reserva em sua equipe.

Com quase 120 anos de fundação, o Chelsea tem uma história e tanto no futebol britânico. Ao todo, o clube conquistou nove títulos internacionais e outros 27 campeonatos locais, sendo o mais recente o da Copa Inglesa na temporada 2017/18. Agora, o clube se prepara para enfrentar uma série de amistosos que servem para testar as táticas e a equipe para a próxima temporada de campeonatos na Europa.

Enquanto isso, conheça a seguir um pouco mais sobre quem são os goleiros do Chelsea:

Robert Sánchez, o camisa 1 do Chelsea

Com 26 anos e 1.97 de altura, Robert Sánchez nasceu em Cartagena, na Espanha. Com apenas 15 anos de idade, ele deixou a Espanha após assinar com o Brighton & Hove Albion. Mas depois de passar pelas categorias de base do time, ele rapidamente se destacou no elenco principal na temporada de 2021/22.

Em agosto de 2023, o goleiro encerrou com o Brighton e firmou um contrato de sete anos como camisa 1 do Chelsea. Ele estreou pelos Azuis ainda no começo da temporada 2023/24, em uma partida contra o Liverpool. De lá para cá, ele entrou em campo 21 vezes pelo Chelsea, totalizando 1.434 minutos jogados pelo clube britânico somando suas participações na Liga Inglesa, na FA Cup e na League Cup. Foram 21 defesas e apenas 30 gols sofridos.

A impressionante atuação de Sánchez em uma partida contra o Aston Villa o colocou na lista das nove melhores defesas da Premier League. Na ocasião, o atacante Nicolo Zaniolo estava no ângulo perfeito para receber o escanteio e mandar para o gol, no entanto, o espanhol conseguiu realizar uma bela defesa. 

Djordje Petrovic, um goleiro da Sérvia para o Chelsea

Vindo diretamente da República da Sérvia, Djordje Petrovic, de 24 anos e 1.94 de altura estreou no Chelsea em dezembro de 2023. Sua primeira participação foi em uma partida contra o Everton após uma lesão de Sánchez forçar o camisa 1 a deixar o campo. Uma de suas principais defesas pelos Azuis ocorreu em sua terceira atuação pelo Chelsea, na Carabao Cup. Na ocasião, Petrovic defendeu um pênalti decisivo que fechou o jogo contra o Newcastle a favor do Chelsea. 

Antes de atuar no futebol britânico, o sérvio atuou em times de seu país de origem, como o Čukarički. Em 2022, fechou contrato com o New England Revolution e, no seu ano de estreia, recebeu duas indicações: a de Novato do Ano da MLS e o Goleiro do Ano da MLS.

Petrovic ainda disputou algumas partidas pelos Revolucionários em 2023, antes de ser oficialmente anunciado pelo Chelsea. Somente pelo campeonato inglês, Djordje entrou em campo pelos Azuis 23 vezes, alcançando o incrível marco de 75 defesas e apenas 25 gols sofridos. Ele registrou oito defesas socando a bola para longe do gol e outras 18 segurando a bola com as mãos, fazendo dele o primeiro no ranking do Chelsea nestes tipos de defesa. Além disso, Petrovic realizou 92% de suas defesas dentro da pequena área. 

Por fim, considerando os principais campeonatos britânicos (Liga Inglesa, na FA Cup e na League Cup), o sérvio atuou em 32 partidas, passando 2.826 minutos em campo e sendo vazado apenas 48 vezes.