Quando ouvimos falar nos grandes jogadores da história do futebol italiano, Andrea Pirlo é um dos que estará na maioria dos Top 10 feitos. O meia, além de grandes feitos com a seleção italiana, é um dos poucos jogadores que teve sucesso vestindo a camisa de dois dos maiores clubes do local: Milan e Juventus. Durante o período de Pirlo na Juventus, aliás, conquistou vários títulos e era parte da maior hegemonia que o futebol da Terra da Bota teria até então.
Leia o texto a seguir para ver como foi a carreira de Pirlo na Juve e os títulos e números que o atleta teve durante sua passagem por lá.
Outros clubes de Pirlo
Andrea Prilo nasceu em Flero, na Itália, em 1979.
O meio-campista jogou como juvenil no clube da cidade até 1992 e, a partir daí, iniciou sua trajetória profissional no Brescia, onde ganhou uma Série B italiana na temporada de 1996/97. Sendo assim, um dos grandes clubes da Serie A, a Inter de Milão, contratou o atleta para seu elenco profissional em 1998. Todavia, Pirlo não conseguiu se encaixar na equipe e, inclusive, foi emprestado duas vezes enquanto esteve por lá, até que outro gigante italiano o comprou em 2001.
Antes de Pirlo firmar contrato com a Juventus, ele ficou cerca de dez anos atuando no Milan e sendo um dos principais jogadores da equipe. Durante seu período com os Rossoneri, o meia chegou a conquistar inúmeros troféus importantes. Sob o comando de Carlo Ancelotti, aprimorou seu jogo e virou um dos principais meio-campistas do planeta. Suas habilidades de bater faltas e ser efetivo nos dois lados do campo eram diferenciadas. Dessa forma, colocou seu nome na história no clube e na memória da torcida.
Ademais, durante esse período, ganhou uma Copa do Mundo em 2006 com a Seleção Italiana. A equipe comandada por Marcello Lippi venceu a França na final. Esse fato fez o atleta entrar na lista de lendas do país e, para muitos, se tornar um melhores jogadores italianos da história.
Pirlo na Juventus
Pirlo chocou o mundo do futebol quando deicidiu ir para a Juventus em 2011/12. Afinal, o atleta estaria indo para um dos dois principais rivais do Milan. Os motivos da transferência não tão claros até hoje. Pirlo alegou, em entrevista à Gazetta delo Sport na época, que o até então técnico Massimiliano Algeri não queria contar com o jogador. Todavia, Allegri revelou uma versão contrária e disse que o próprio meia queria deixar a equipe na época.
Independentemente de qual versão é a certa, Pirlo na Juventus foi outro caso de bastante sucesso. O jogador levantou outras quatro edições do Campeonato Italiano, uma Copa Itália e duas Supercopas Italianas. Na Liga dos Campeões não faturou o título, todavia, chegou até a final do torneio em 2014/15 e só foi parado pelo trio MSN do Barcelona na final.
Por fim, na questão das estatísticas, vale apontar que o jogador realizou, nesse período, 164 jogos. Neles, marcou 19 gols e deu 38 assistências.