Início » Futebol » Campeonato Italiano » Veja a trajetória de Luca Toni na Juventus

Veja a trajetória de Luca Toni na Juventus

Publicado em:

Última atualização:

A Juve é um dos três grandes clubes italianos ao lado do Milan e da Inter de Milão. Sendo assim, é de esperar que diversos craques tenham passado pelo time ao longo dos anos. Dentre esses craques está o centroavante Luca Toni, um dos grandes atacantes do futebol na Itália e que, durante sua carreira, teve uma passagem curta pela Velha Senhora. Embora não tenha ficado muito, Luca Toni na Juventus conseguiu um feito inédito até então, principalmente no que se refere a títulos, já que fez parte de uma das maiores hegemonias da Europa

Outros clubes de Luca Toni

O atleta nasceu em Pavullo nel Frignano, na Itália, em 1977.

Sua trajetória no futebol profissional na equipe do Modena, em 1994. Após isso, durante um período de quase 10 anos, transitou entre clubes da Série B e da Série C italiana: Empoli, Fiorenzuola, Lodigiani, Treviso e Brescia. Todavia, a primeira grande passagem de Luca seria no Palermo, no início dos anos 2000. Enquanto atuava por lá, conseguiu trazer o clube de volta à Serie A e foi um dos principais nomes da equipe.

Isso acabou despertando interesse de uma dos maiores times do futebol local: a Fiorentina . Em meados dos anos 2000, teve o auge da sua em carreira em Florença e marcou 57 gols em 99 jogos pelo clube, além de 15 assistências. Esses números seriam bem melhores que os de Luca Toni na Juventus. Isso o levou à ganhar a Chuteira de Ouro em 2005/06, prêmio dado ao maior goleador do futebol europeu em uma temporada. Ademais, passou a ser uma das principais peças de Marcelo Lippi na Seleção Italiana durante o Mundial da Alemanha.

Por fim, o último clube, antes de Luca Toni e Juventus firmarem acordo, foi o Bayern de Munique. Na Bavária, ajudou a equipe a levantar 5 títulos: 2 Bundesligas, 2 Copas da Alemanha e 1 Copa da Liga. Em questão de títulos, jamais havia sido tão bem-sucedido na carreira.

Período na Juventus

Assim como foi citado antes, Luca Toni na Juventus não passou um período significativo. Ao todo, disputou apenas 15 jogos pela Juve e marcou somente dois gols e deu dois assistências.

No entanto, embora nos números não tenha sido o mesmo atleta que era há tempos atrás, isso não pode ser dito da parte de conquistas. Em 2011/12, conseguiu conquistar pela primeira vez a Serie A, algo que nem mesmo na Fiorentina tinha alcançado. Esse foi o único e mais importante troféu que conquistaria com a equipe de Turim. A equipe fez 84 pontos, enquanto a Inter de Milão, segunda colocada, fez 80.

Vale ressaltar que essa temporada de Luca Toni na Juventus marcou o início da hegemonia de 9 anos que a Juve teria no Campeonato. Ademais, esse troféu foi conquistado de forma invicta (23 vitórias, 15 empates e 0 derrotas). Na história recente do futebol europeu, somente o Arsenal, em 2003/04, e o Bayer Leverkusen (2023/24) conquistaram tais feitos nas outras 5 grandes ligas nesse século.

Depois de sair da Juventus, Luca Toni ainda passou pelo Al-Nasr, Fiorentina e Verona.