Adriano Imperador na Inter de Milão atingiu o ápice de seu futebol. Entretanto, foi quando estava na Itália que o atacante precisou lidar com dificuldades que vão além do campo de futebol.
Aliás, a passagem de Adriano na Inter de Milão foi tão marcante, que o craque era considerado um dos melhores jogadores do mundo na época em que atuava pelo time italiano.
Contudo, a trajetória do brasileiro na Internazionale não teve um começo fácil. Afinal, o jogador foi emprestado duas vezes antes de firmar com um nome importante do time.
Começo na Inter de Milão
Adriano chegou na Inter de Milão em 2001 e marcou um golaço em sua estreia, contra o Real Madrid, na decisão do torneio amistoso Troféu Santiago Bernabéu. Contudo, o gol não foi o suficiente para Adriano permanecer no elenco da Inter de Milão.
A equipe italiana negociou com um time do mesmo país, um empréstimo para a Fiorentina. Além disso, o jogador acabou sendo emprestado para a Roma antes de retornar à Internazionale em 2004.
O auge de Adriano Imperador
O retorno de Adriano foi arrasador e o atacante brasileiro marcou 15 gols em 16 partidas disputadas, uma média de quase um gol por jogo. Então, Adriano passou a ser titular absoluto da Inter de Milão e recebeu um apelido que entraria para a história do futebol: Imperador. Foi uma homenagem da torcida da Inter em alusão ao imperador romano Adriano.
Com a camisa da Inter, Adriano conquistou muitos títulos entre 2004 e 2009. Aliás, quatro títulos consecutivos da Série A (campeonato italiano), duas vezes a Copa da Itália e três vezes a Supercopas da Itália. Ademais, Adriano disputou 177 partidas oficiais com o time e marcou 44 gols.
O começo do fim
Em 2006, após o falecimento do pai de Adriano, a carreira do brasileiro passou a entrar em declínio.
Afinal, foi quase uma temporada inteira sem marcar nenhum gol pela Inter de Milão. Além disso, o atacante sequer foi inscrito para a Champions League de 2007-08.
Consequentemente, a saúde mental do craque foi ficando cada vez mais prejudicada e o próprio Adriano admitiu que recorria ao álcool para tentar esquecer dos problemas, o que só piorou a situação.
Diante disso, o clube italiano resolveu liberar o atacante para melhorar sua parte física e mental no Brasil. Adriano passou a treinar no CT do São Paulo Futebol Clube.
Por fim, a Inter de Milão negociou um empréstimo de Adriano Imperador para o tricolor paulista por seis meses.
Títulos conquistados por Adriano na Inter de Milão
No total, Adriano Imperador conquistou dez títulos com a Internazionale:
- Série A: 4 títulos (2005-06, 2006-07, 2007-08, 2008-09)
- Coppa Italia: 2 títulos (2004-05, 2005-06)
- Supercoppa Italiana: 3 títulos (2005, 2006, 2008)
Quantos gols Adriano Imperador tem na Inter de Milão?
Foram 74 gols marcados em 177 jogos feitos por Adriano Imperador com a camisa da Inter de Milão:
- Serie A: 44 gols
- Coppa Italia: 8 gols
- Liga dos Campeões: 18 gols
- Supercoppa Italiana: 4 gols
- Total: 74 gols