Início » Futebol » Mascote do Chelsea: conheça o carismático Stanford Lion

Mascote do Chelsea: conheça o carismático Stanford Lion

Publicado em:

Última atualização:

Os times ao redor do mundo possuem mascotes para representarem suas cores e sua história. Além de animarem as partidas, são símbolos dos principais ideais dos clubes. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco sobre o mascote do Chelsea. O leão carismático chamado Stanford tem muita história e significado por trás!

Além do leão, existem diversos outros mascotes icônicos dos times ingleses. Alguns exemplos seriam o casal de águias Pete e Alice, do Crystal Palace, e o Changi, do Everton, um elefante fofo.

Qual é a história do mascote do Chelsea?

Desde a fundação do Chelsea, em 1905, o time vem colecionando títulos e fazendo seu nome no futebol. É, portanto, um time imponente e poderoso. Ou seja, a escolha de um leão como sua figura principal era apenas o esperado. Além de Stanford, o leão, o mascote também conta com uma “parceira”, a leoa Bridget.

O nome por trás de Stanford veio do estádio dos Blues: o Stamford Bridge. Além disso, o nome de Bridget, a leoa, é uma brincadeira com “bridge”. Como a palavra em inglês significa “ponte”, escolheram o nome mais foneticamente próximo para a leoa.

Porém, a abordagem de adotar um casal de mascotes não é nada incomum entre os times ingleses. Outros times como Manchester City, Crystal Palace e Wolverhampton escolheram essa tendência. Então, é algo que está se tornando cada vez mais comum nos clubes.

Por que o mascote do Chelsea é um leão?

Devemos lembrar que o escudo do Chelsea também possui um leão. Ele foi inspirado no brasão das armas cívico da cidade metropolitana de Chelsea e retirado diretamente do Brasão de Earl Cardogan. Logo, é natural que a escolha do mascote fosse também um leão.

No entanto, a escolha de um leão e uma leoa representa mais do que isso. Na cultura popular, o leão é considerado o rei da selva. Além disso, é um felino poderoso, grande, perigoso e destemido.

Ou seja, o animal traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança, além de demonstrar força e coragem. Esses, inclusive, são todos ideais que o Chelsea quer transmitir para sua torcida como um time.

O leão também possui uma simbologia histórica importante no contexto britânico, frequentemente associado à realeza e à nobreza. A presença de leões nos brasões de armas e na heráldica britânica é comum, simbolizando a força e a majestade do império.

O Chelsea, ao adotar o leão como mascote, destaca seu orgulho por sua herança local. Ainda, mostra buscar a grandeza e a excelência no cenário do futebol mundial.

Qual é o impacto do mascote Stanford?

O mascote é incluído em merchandising desde que foi criado, em figurinhas, bonecos, figuras de ação para colecionadores e muito mais. Então, além de animação no estádio, a figura carismática também traz diversão por meio de vários produtos oficiais do time.

Além disso, é claro que os leões causam um impacto cultural na torcida dos Blues. Os fãs do Chelsea sempre interagem muito com os mascotes durante os dias de jogo. Sendo assim, o mascote do Chelsea cria uma conexão direta com a torcida e fortalece laços importantes para o futebol.