Início » Futebol » Pós-Abramovich: quem são os donos do Chelsea?

Pós-Abramovich: quem são os donos do Chelsea?

Publicado em:

Última atualização:

Até meados de 2022, o Chelsea tinha Roman Abramovich como proprietário do clube desde 2003. No entanto, a aplicação de inúmeras sanções por parte do governo britânico forçaram o bilionário russo a vender a equipe em 2022. Atualmente, o Chelsea é gerido por alguns donos, sendo estes empresários influentes nos Estados Unidos e Reino Unido.

Breve contexto do Chelsea

Para falar dos donos do Chelsea, é necessário discorrer brevemente da história do clube. Primeiramente, trata-se de uma equipe com sede em Londres, Inglaterra, considerado um dos maiores do país. No entanto, no passado, o time enfrentou diversos problemas, principalmente com treinadores e vestiário, bem como em assuntos financeiros.

Um dos momentos mais marcantes do Chelsea foi a “era” de Ruud Gullit como treinador a partir de 1996. Quando assumiu o cargo, o lendário holandês contratou nomes interessantes para o elenco, incluindo Gianluca Vialli, Frank Leboeuf, Gianfranco Zola e Roberto Di Matteo. Apesar de Gullit sofrer uma demissão repentina em 1998, seu comando causou grande impacto nos Blues, inclusive colocando Vialli como próximo técnico.

De 2000 a 2004, então, o Chelsea teve como comandante Claudio Ranieri. No meio de sua “era”, o clube, que tinha Ken Bates como proprietário, foi vendido para Roman Abramovich.

Após a venda, o novo dono assumiu um projeto de reformulação, tendo quitado dívidas da antiga gestão, além de ter gasto milhões de libras para contratar novos jogadores. Vale destacar que o bilionário russo foi atrás de estrelas, tais como Claude Makélélé, francês do Real Madrid, e Hernán Crespo, argentino da Inter de Milão.

Com a aquisição de Abramovich, a maré virou para os Blues, principalmente com a chegada de José Mourinho. No entanto, após muitos desentendimentos entre o russo e o treinador, um anúncio estampou as manchetes Inglaterra afora: a saída do português em 2007.

O time londrino teria ainda vários outros comandantes, os quais conquistaram títulos importantes, como a Liga dos Campeões, até meados de 2022. Em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, o Chelsea ganhou novos donos.

Quem são os donos do Chelsea?

Como dito anteriormente, o Chelsea teve sua venda destinada a uma companhia com vários empresários. O embate entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022, gerou diversas sanções para Roman Abramovich. Isso porque o bilionário tinha ligações diretas com o presidente russo, Vladimir Putin.

Como resultado, os Blues não puderam realizar vendas de ingressos, renovar contratos ou transferir jogadores, entre outras punições. Para encerrar o atrito, Abramovich vendeu o clube, que ganhou novos donos.

Um dos donos do Chelsea, Todd Boehly assumiu a propriedade da equipe em 2022, mas já deve deixar o cargo. Isso porque, devido aos maus resultados dos Blues nas competições, os torcedores realizaram diversos protestos. Como resultado, outros dois donos, Behdad Eghbali e José Feliciano, devem avaliar entre si a possibilidade de troca de cargo no clube.

Atualmente, Todd Boehly possui uma parte de 38,5% nas ações, ao lado de Hansjörg Wyss e Mark Walter. De acordo com dados oficiais, o bilionário tem uma fortuna de 6,1 bilhões de dólares e é também dono do Los Angeles Lakers, da NBA, e do Los Angeles Dodgers, da MLB. Os outros donos do Chelsea, Behdad Eghbali e José Feliciano, por outro lado, assumiram 61,5% por serem os representantes majoritários da Clearlake Capital.