Início » Futebol » Champions League » Os melhores jogadores em campo da temporada 2023/24 da Champions League

Os melhores jogadores em campo da temporada 2023/24 da Champions League

Publicado em:

Última atualização:

Os espanhóis seguem em festa após a vitória do Real Madrid em cima do Borussia Dortmund e a conquista de mais um título de campeão da Champions League. Essa é a 15ª vez que o clube merengue ergue a taça do torneio europeu. E assim como faz todos os anos, a organizadora da liga elege os melhores em campo da UEFA, bem como o destaque da temporada. 

Dessa forma, este ano, o título de melhor jogador da temporada ficou com o brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid. Em entrevista após a final à própria UEFA, o atleta falou que está “muito feliz por poder ganhar mais uma Champions League com este clube, que me deu tanto. É uma coisa incrível. Nem toda a gente pode viver esta experiência e ganhá-la tantas vezes”.

Na temporada 2023/24, Vini Jr. participou de 10 jogos, ficando 901 minutos em campo. Nesse tempo, ele percorreu 99,3 km, atingindo uma velocidade máxima de 34,7 km/h. Nesta edição, Vinicius marcou seis gols e prestou cinco assistências.

Os melhores jogadores da temporada segundo a UEFA

Ao final de cada partida, um grupo de observadores técnicos da UEFA escolhem aquele jogador que mais se destacou em campo. Isso desde os jogos da primeira rodada da fase de grupos até a final da Champions League. Então, a seguir, veja os escolhidos como melhores jogadores da UEFA em cada etapa do campeonato:

Fase de grupos

Primeira Rodada

Nos oito jogos do dia 19 de setembro de 2023, os escolhidos foram Rafael Leão, Xavi Simons, Calvin Stengs, Antoine Griezmann, Vitinha, Rodri, João Félix e Galeno. 

Já nos outros oito realizados no dia 20 foram Tetê, Jude Bellingham, Leroy Sané, Lucas Ocampos, Martin Ødegaard, Victor Osimhen, Roko Šimić e Brais Méndez.

Segunda Rodada

As 16 partidas pela segunda rodada aconteceram nos dias 3 e 4 de outubro de 2023. Assim, os oito melhores do primeiro dia foram: Bruma, Brais Méndez, Rasmus Højlund, Joshua Kimmich, Elye Wahi, Noa Lang, Jude Bellingham e Lautaro Martínez. 

No dia 4, por outro lado, Álvaro Morata, Danylo Sikan, Matías Vecino, Rafael Leão, Miguel Almirón, Phil Foden, Osman Bukari e İlkay Gündoğan foram escolhidos os melhores da UEFA. 

Terceira Rodada

Os oito primeiros jogos da terceira rodada aconteceram no dia 24 de outubro. Kingsley Coman, Hakan Çalhanoğlu, Christian Eriksen, os brasileiros Gabriel Jesus e Vinícius Júnior, além de Kevin Danso, Khvicha Kvaratskhelia e Takefusa Kubo foram os melhores em campo. 

Mas nas partidas do dia 25, os melhores em campo pela UEFA foram Santiago Gimenez, Fermín López, Matthew O’Riley, Warren Zaïre-Emery, Donyell Malen, David Raum, Rico Lewis e Evanilson.

Quarta Rodada

Com jogos nos dias 07 e 08 de novembro de 2023, a quarta rodada teve Julian Brandt, Georgiy Sudakov, Antoine Griezmann, Ciro Immobile, Rafael Leão, Erling Haaland, Loïs Openda e João Mário como melhores no primeiro dia. 

No segundo dia, porém, os escolhidos pela UEFA foram Matteo Politano, Mikel Oyarzabal, Harry Kane, Rasmus Falk, Bukayo Saka, Luuk de Jong, Rodrygo e Lautaro Martínez. 

Quinta Rodada

Ciro Immobile, Oleksandr Zubkov, Rodrigo Riquelme, Kieran Trippier, Mats Hummels, Phil Foden, Lewin Blum e João Cancelo foram os melhores dos oito primeiros jogos da quinta rodada, no dia 28 de novembro. 

E dos jogos do dia 29, os melhores foram Hakim Ziyech, Johan Bakayoko, Rasmus Falk, Gabriel Jesus, Jude Bellingham, Ricardo Horta, João Mário e Martin Zubimendi.

Sexta Rodada

Por fim, a sexta e última rodada da fase de grupos aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro. Przemysław Frankowski, Ismael Saibari, Kingsley Coman, Rasmus Falk, Natan, Joselu, Martin Zubimendi e Ángel Di María foram os melhores jogadores em campo pela UEFA do primeiro dia. 

Em seguida, os escolhidos atendem pelos nomes de Kevin Kampl, Oscar Bobb, Samuel Lino, Liam Scales, Warren Zaïre-Emery, Tijjani Reijnders, Galeno e Arthur Vermeeren.

Oitavas-de-final

Realizadas nos dias 5, 6, 12 e 13 de março, os jogos de ida tiveram os seguintes atletas escolhidos como os melhores: Kevin De Bruyne, Brahim Díaz, Kylian Mbappé, Matteo Guendouzi, Marko Arnautović, Joey Veerman, Galeno e Robert Lewandowski.

Já Kylian Mbappé, Harry Kane, Manuel Akanji, Willi Orbán, David Raya, Pau Cubarsí, Jan Oblak, Jadon Sancho foram eleitos os melhores das partidas de volta.

Quartas-de-final

Martin Ødegaard, Phil Foden, Antoine Griezmann e Raphinha foram os melhores jogadores em campo pela UEFA nas partidas de ida. Na sequência, nos jogos de volta, os eleitos foram Julian Brandt, Ousmane Dembélé, Joshua Kimmich e Federico Valverde. 

Semifinais

Vinícius Júnior e Mats Hummels foram os dois melhores em campo, tanto nas partidas de ida quanto nas de volta das semifinais.

Final

O grupo de observadores técnicos da UEFA escolheu Dani Carvajal como o melhor jogador em campo na final da Champions League.

O time da temporada da UEFA

Além de eleger os melhores em campo em cada partida, a UEFA também monta aquele que seria sua equipe dos sonhos. Ou seja, o time da temporada. A escolha é feita com base no desempenho de cada atleta ao longo de toda a Champions League. E o elenco desta edição ficou assim:

Goleiro: Gregor Kobel (Dortmund)

Defesa: Dani Carvajal (Real Madrid), Antonio Rüdiger (Real Madrid), Mats Hummels (Dortmund) e Ian Maatsen (Dortmund).

Meio de campo: Marcel Sabitzer (Dortmund), Vitinha (Paris) e Jude Bellingham (Real Madrid).

Atacantes: Phil Foden (Man City), Harry Kane (Bayern) e Vinícius Júnior (Real Madrid).