A temporada de 2024 da Liga das Nações de Vôlei (VNL) masculino já começou e, de cara, já colocou Brasil e Cuba em um duelo. No entanto, o resultado foi adverso para os brasileiros, que perderam por 3 sets a 0.
O ponto positivo é que a partida elevou ainda mais a grande rivalidade entre os dois países, os quais protagonizaram momentos importantes na história do vôlei.
Construindo a rivalidade entre Brasil x Cuba no vôlei masculino
Para falar sobre Brasil e Cuba no vôlei masculino, é preciso voltar aos Jogos Olímpicos. É bem verdade que as duas seleções já travavam duelos antes, mas foi na Olimpíada de 1972, em Munique, que tudo teve início.
Na data, a Seleção Brasileira foi derrotada pela equipe cubana por 3 sets a 2. Posteriormente, em Barcelona, 1992, os brazucas deram o troco e traçaram um caminho vitorioso pela competição até vencerem o ouro olímpico daquela edição.
Em Atlanta 1996, o Brasil voltou a vencer — e com firmeza — a Cuba. Foram dois confrontos, um na fase de grupos e outro na disputa de quinto lugar na Olimpíada, ambos encerrados em 3 sets a 0.
Em Sidney 2000, então, a seleção canarinho repetiu a façanha e aplicou duas vitórias em cima dos cubanos: uma por 3 sets a 0 e outra por 3 sets a 2.
Jogos Pan-Americanos
Brasil e Cuba possuem uma história mais sólida em Jogos Pan-Americanos. Ao todo, foram seis finais de Pan disputadas entre as duas seleções.
A equipe cubana engatou duas vitórias e medalha de ouro em duas oportunidades consecutivas diante dos brasileiros. Isso aconteceu em 1975, no México, e em 1979, em Porto Rico. Em 1983, na Venezuela, porém, a seleção canarinho deu o troco, levando o seu segundo ouro na competição.
Em 1991, então, Cuba voltou a desbancar o Brasil, desta vez jogando em casa. Apesar de outra derrota para a Seleção Brasileira, os Jogos Pan-Americanos de 1999, no Canadá, foram um dos momentos mais marcantes do esporte.
Na ocasião, os cubanos venceram por 3 sets a 2 em uma disputa forte até o encerramento da partida. Conquistando o segundo ouro olímpico consecutivamente, o Brasil enfrentou Cuba em 2011, no México, e aplicou uma vitória de 3 sets a 1.
Um cubano brasileiro?
Uma curiosidade que assombra Cuba e causa orgulho ao Brasil é o ponteiro Yoandy Leal. Nascido em Havana, na Cuba, o atleta se naturalizou brasileiro em 2012.
É interessante mencionar que ele vestiu a camisa cubana até 2010 e resolveu deixar seu país natal, coincidentemente, após uma derrota na final do Campeonato Mundial de Vôlei. Na época, o jogador contou à imprensa que os motivos da saída foram o descaso com a equipe construída e a má remuneração.
Brasil e Cuba no vôlei masculino (VNL 2024)
O último 21 de maio marcou o reencontro de Brasil e Cuba no vôlei masculino e estreia das equipes na VNL 2024. O confronto foi positivo para os cubanos, que venceram por 3 sets a 1 e encaminhou a primeira de duas vitórias na primeira semana.
Vale destacar, ainda, que as duas seleções estavam empatadas nos dez duelos mais recentes, o que mudou com o triunfo cubano.