Início » Futebol » Champions League » Veja as estatísticas Marcel Sabitzer na Champions League

Veja as estatísticas Marcel Sabitzer na Champions League

Publicado em:

Última atualização:

O Borussia Dortmund foi a grande surpresa da Liga dos Campeões na temporada 2023-24. O time alemão conseguiu superar todas as grandes adversidades e chegar até a final, mesmo sem um orçamento equiparável a outros clubes. Ao bater times como PSG, Atlético e Newcastle, a equipe de Edin Terzić mostrou que futebol não se faz apenas com dinheiro, e que é preciso ter as peças certas para competir. E uma dessas peças foi o meio-campo Marcel Sabitzer.

Trajetória de Marcel Sabitzer

Marcel Sabitzer é um futebolista nascido na cidade de Wels (Áustria). Possui atualmente 30 anos e já atuou por diversos clubes na sua carreira, seja na base ou no profissional. Todavia, o atleta começou a fazer sucesso realmente durante sua passagem no RB Leipzig que durou de 2016 até 2022. Após isso, inclusive, chegou a ir para o Bayern, onde não conseguiu se fixar e teve pouca minutagem, embora tenha levantado a taça da Bundesliga em 2 ocasiões.

Depois de ficar na Bavária, foi para Manchester, onde também não teve sucesso. Disputou apenas 20 partidas pelo clube da Inglaterra e, após isso, foi para o Borussia Dortmund. O time da Alemanha pagou 19 milhões de euros para contar com o meia. Atualmente na região da Venânia, ele vive o seu auge no esporte e foi um dos principais meias da temporada.

Estatísticas básicas

Analisando as estatísticas mais simples de Marcel Sabitzer na temporada, veremos que o jogador atuou em 12 partidas na competição, fez 1 gol e deu 5 assistências. Além disso, recebeu o total de 2 cartões durante o torneio: 2 amarelos.

Embora 5 assistências já seja algo bastante efetivo, deu para perceber que é preciso olhar além para entender melhor a importância da atleta no time. O que nos leva às estatísticas avançadas.

Estatísticas avançadas

Por meio de estatísticas mais avançadas é possível ter uma noção maior do quão marcante foi a temporada do meia.

Um exemplo que mostra isso são os números de divididas. Ao todo, Marcel Sabitzer tentou 14 ao longo do torneio e foi bem-sucedido em 11 delas, o que confere um aproveitamento de 80%. Fora isso, foram 26 bolas recuperadas e 2 bloqueios de chutes, mostrando a sua efetividade no lado defensivo também.

Outro dado bem interessante é o número de passes completados. Marcel tentou 297 passes no decorrer do torneio e consegui completar 245 (81.67% de aproveitamento). Ademais, desses 245, 18 deles foram bolas longas, 21 eram passes realizados no último terço e 10 eram toques em áreas-chave. Isso demonstra a versatilidade que o jogador tem na distribuição de jogo ao longo do campo.

Por fim, vale destacar a distância coberta pelo jogador durante as partidas realizadas. Foram 120.29 km percorridos em 12 jogos (9.59 km por jogo). Para se ter uma noção, Toni Kroos, conhecido por ser um dos melhores meias do mundo, percorreu 108.91km (8km por jogo). Ou seja, Marcel Sabitzer estava presente para o time em praticamente todos os setores do campo. O atleta ajudava o time na recomposição defensiva, na progressão e na fase de ataque.