O Esporte Clube Bahia é conhecido por sua grande e fiel torcida, que está presente em muitos jogos do clube, independentemente de triunfos ou derrotas. No entanto, a paixão pelo time vai além das fronteiras e chega até a celebridades. Nesse sentido, os torcedores famosos do Bahia são conhecidos não somente na cidade natal do clube — Salvador —, como também a nível nacional.
Continue a leitura e saiba quem são os torcedores famosos do Bahia e sua relação com o time.
Quais são os torcedores famosos do Bahia?
Ao falar no estado da Bahia, é quase impossível não o associar a sua vasta relação com a música de diferentes vertentes e estilos. Dessa forma, nada mais baiano que juntar duas grandes paixões como a música e o futebol e transformá-las em uma torcida fervorosa de artistas.
Confira os torcedores famosos do Bahia que são referências na música brasileira:
Caetano Veloso
Renomado cantor, compositor e escritor baiano, Caetano é conhecido por sua contribuição para a música popular brasileira — e também por sua paixão pelo Esquadrão de Aço. Caetano Veloso cresceu cercado pela cultura e tradições do estado, incluindo sua grande torcida pelo time, que foi passada por gerações de sua família.
Inclusive, o cantor marcou presença na Arena Fonte Nova para assistir à estreia do Bahia na Copa do Nordeste neste ano, contra o Sport — que, aliás, terminou com o triunfo do Tricolor Baiano por 2 a 1.
Claudia Leitte
Grande referência do axé e da música baiana, Claudia Leitte também é conhecida por ser uma torcedora fervorosa do Bahia.
Durante seus shows, redes sociais ou programas de TV, a cantora exibe a camisa ou canta o hino do time do coração. No entanto, um fato curioso é que, para se tornar uma fanática pelo tricolor, ela “traiu” a família, que torcia para o Fluminense, graças a um jogo de futebol de botão em que jogou como Bahia. Vale lembrar que a cantora nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas se mudou para Salvador ainda quando criança.
Em 2016, pouco antes do Carnaval de Salvador, Claudinha recebeu de presente uma camisa do Bahia personalizada com o número 2, em celebração aos 2 milhões de visualizações do clipe de sua música “Corazón” — mimo entregue pelo próprio Tricolor Baiano.
Carlinhos Brown
Um dos músicos mais versáteis da Bahia, Carlinhos Brown é declaradamente torcedor fiel do Esquadrão. Inclusive, relatou uma situação de “aperto” no clássico Ba-Vi. Apesar de ser tricolor de carteirinha, Brown estava na torcida adversária, trabalhando como vendedor de amendoim. Porém, o Bahia fez um gol e ele gritou em comemoração, e a torcida toda olhou para Brown com cara de poucos amigos — e quase o expulsou do local.
Em novembro deste ano, Brown foi homenageado pelo Tricolor e escolhido para vestir uma camisa personalizada do Bahêa em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A Camisa Novembro Negro 2024 celebra a cultura presente na jornada do artista do Candeal, tendo o azul como destaque e trazendo desenhos na estampa e nas mangas, inspirados nas pinturas corporais características da Timbalada — grupo musical criado por Carlinhos Brown em 1990. Além disso, esses desenhos têm raízes nas tradições ancestrais de tribos africanas.
Bell Marques
O cantor e compositor Bell Marques, líder do movimento conhecido como “Nação Chicleteira”, é um verdadeiro apaixonado pelo Bahia desde criança. Durante seus shows, micaretas e até mesmo no Carnaval de Salvador, Bell faz questão de demonstrar seu apoio ao Esquadrão. Embora o time baiano tenha passado por maus bocados durante sua história, como o rebaixamento para as Séries B e C, Bell mantém a fidelidade pelo clube do coração e afirma que o amor tricolor está no sangue e vem de família.
Inclusive, no Carnaval de 2016, sob o comando do bloco Vumbora, em Salvador, o cantor foi presenteado com a camisa do Bahia. Bell logo posou para foto com o manto em cima do trio no Circuito Dodô.
Torcedores famosos do Bahia para além da música
A torcida do Esquadrão de Aço faz seu nome pelo país e chega até personalidades em posições diferentes do âmbito musical. Saiba quem são:
Vladimir Brichta
O ator Vladimir Brichta pode ter nascido em Diamantina, Minas Gerais, mas ele é Tricolor de coração! No entanto, algo curioso declarado pelo ator gerou controvérsia: apesar de torcer pelo Esquadrão, ele também torce pelo Vitória, maior rival do Bahia.
De qualquer forma, o ator declara que sempre torcerá contra o Leão da Barra nos clássicos, mas que lamenta a situação vivida pelo clube quando estava na Série C.
Hebert Conceição
O campeão olímpico de boxe, Herbert Conceição, também é um torcedor fervoroso do Bahia. Inclusive, o boxeador é um sócio torcedor do time baiano e frequenta os jogos do tricolor na Fonte Nova. Em 2021, o pugilista firmou uma parceria como embaixador oficial do Esquadrão de Aço. “O Bahia é minha paixão de infância. Quando eu cheguei em Tóquio, foi um momento muito especial porque eu comecei a ter um contato mais especial com o clube que eu amo. Eu me senti abraçado, acolhido, e isso com certeza me ajudou lá“, disse Herbert em coletiva de imprensa.
Além disso, em um de seus momentos de triunfo, soltou o famoso bordão “Bora Bahêa” em entrevista após uma vitória em uma competição.
Margareth Menezes
Embora seja conhecida pela sua carreira musical, Margareth Menezes atualmente é Ministra da Cultura do Brasil. Em seu currículo, a cantora e ministra baiana também traz experiência como compositora, atriz, gestora cultural e empresária — e, claro, uma grande fã do Tricolor de Aço!