Início » Futebol » Ronaldinho Gaúcho: gols, títulos e outros números do jogador

Ronaldinho Gaúcho: gols, títulos e outros números do jogador

Publicado em:

Última atualização:

Com 44 anos de idade, sendo 18 deles dedicados ao futebol profissional, a história e as estatísticas de Ronaldinho Gaúcho são impressionantes. Basta dizer que ele marcou 299 gols nas 785 partidas que disputou em sua carreira. 

O meio campista estreou no futebol profissional no Grêmio, em 1998 e rapidamente se tornou um nome de destaque no esporte que é paixão nacional. Somente pelo clube que o revelou, Ronaldo participou de 114 jogos, marcando 58 gols. Com o atleta em seu elenco, o Grêmio conquistou dois campeonatos gaúchos, além de uma Copa do Brasil e uma Copa Sul.

No entanto, a carreira nacional do “Bruxo”, como foi apelidado, não duraria muito. Em 2001, ele voou rumo à Europa para defender o Paris Saint-Germain. Em duas temporadas vestindo a camisa francesa, o jogador marcou 25 gols nos 77 jogos dos quais participou, colocando uma Intertoto Cup em seu currículo. 

O auge da carreira

Após sua relativamente curta passagem pelo PSV, foi a vez do Barcelona testemunhar a melhor fase da carreira de Ronaldinho Gaúcho. Somente pelo clube catalão, Ronaldinho Gaúcho atuou em 207 partidas, além de marcar 94 gols. 

Também foi nesse período que ele foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA e ganhou um prêmio Bola de Ouro. Além disso, ele levou o Barça a conquistar a Liga das Nações e ganhar dois títulos em sequência da La Liga, o campeonato espanhol. Na sequência, Ronaldo foi para a Itália após assinar com o Milan. Por lá, foram 95 jogos, 26 gols e a conquista do campeonato italiano.

Em 2011, porém, o Bruxo retornou ao Brasil, onde brilhou com a camisa rubro-negra. Pelo Flamengo, ele fez 28 gols em 72 jogos, além de conquistar o campeonato carioca daquele ano. Logo depois, foi a vez do Galo receber Ronaldinho Gaúcho. Com o Atlético Mineiro, o meia atacante entrou em campo 85 vezes, anotando 27 gols. Foi também com a camisa alvinegra que ele conquistou sua primeira Libertadores, além de vencer a Recopa e o Campeonato Mineiro.

Ronaldinho voltou a atuar fora do país em 2014. O jogador passou uma temporada no Querétaro, clube do futebol mexicano. Por lá, o brasileiro não chegou a conquistar nenhum título, no entanto, participou de 29 partidas, marcando oito gols. Finalmente, em 2015, de volta ao Brasil, Ronaldinho anunciou sua ida para o Fluminense. Ele chegou a disputar nove jogos pelo clube carioca, no entanto, pouco depois, com apenas 35 anos, ele confirmou que iria pendurar as chuteiras e se aposentar.

Estatísticas de Ronaldinho Gaúcho pela seleção brasileira

Ainda jovem, enquanto jogava pelo Grêmio, Ronaldinho Gaúcho despertou o olhar da equipe técnica da seleção brasileira. Principalmente após brilhar nas categorias de base do time. Foi então que, com apenas 19 anos, ele entrou em campo pela primeira vez vestindo a camisa verde e amarela. 

Vestindo a canarinho, o meio campista atuou em 97 partidas, marcando 33 gols. O primeiro título que ele conquistou com a seleção foi a Copa América, em 1999. No entanto, um dos pontos mais altos de sua carreira veio em 2002, quando Ronaldinho Gaúcho foi convocado para o elenco que representaria o Brasil na Copa do Mundo FIFA do Japão e Coreia. Isso porque foi naquele ano que o time se tornou a seleção do penta, trazendo a quinta taça de campeão mundial para o país. Por fim, em 2005, Ronaldinho Gaúcho também esteve na seleção que conquistou a Copa das Confederações.