Com o fim da temporada europeia, todas as principais ligas já têm suas tabelas definidas e vencedores estabelecidos. Tendo isso em vista, a classificação da Champions League já está estruturada com os clubes definidos nesta que é a principal competição do planeta.
Desse modo, com novo formato para 2024/2025, muitas pessoas estão com dúvidas sobre como vai funcionar e o espaço para entrada de novos times no torneio.
Sendo assim, acompanhe a leitura para entender melhor quem está classificado para a Champions League. Além disso, entenda o que muda na disputa, quem recebeu a possibilidade de participar do campeonato e os times que estarão na fase de play-offs.
Classificação da Champions League 2024/2025: como funciona o novo formato?
Antes de ver a classificação da Champions League e os times que estarão presentes no torneio, é importante saber as mudanças aplicadas pela UEFA para o campeonato do próximo ano.
Nesse sentido, a reforma pensada para parar a ideia de Superliga dos maiores clubes europeus vai abandonar o sistema de grupos já conhecidos pelo público. Sendo assim, em vez de 32 times, 36 estarão presentes na “fase da liga”, dando a oportunidade de mais quatro elencos estarem no apogeu.
Dessa forma, as equipes disputarão oito jogos nessa primeira etapa, duas partidas a mais que no modelo anterior. Além disso, não existirão duelos em casa e fora com os mesmos times nessa primeira fase. Portanto, os elencos vão confrontar oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora.
Para determinar quais serão os adversários, a UEFA vai dividir os clubes em quatro potes. Então, posteriormente, cada time será sorteado para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora.
Desse modo, a base da lista de acesso permanecerá a mesma da temporada atual, e as quatro vagas adicionais disponíveis em 2024/25 serão alocadas da seguinte forma:
- 1º vaga: o time que terminar no terceiro lugar do campeonato do país classificado ou na quinta posição na tabela da sua liga, determinado a partir do Ranking da UEFA de melhores ligas europeias.
- 2º vaga: atribuída a um campeão nacional.
- 3º e 4º vagas: destinadas às federações com o melhor desempenho coletivo de seus clubes no ano anterior nas disputas continentais (em 2023/2024, Itália e Alemanha foram os melhores conforme ranking).
Os resultados de cada jogo definem a posição de cada clube no mesmo modelo de pontos corridos, continuando a aplicar três pontos por vitória e um por empate.
E as fases eliminatórias?
Após entender a classificação da Champions League no novo formato, acompanhe e veja como funciona a fase eliminatórias. Nesse caso, as oito melhores equipes desta primeira fase se qualificam automaticamente para os oitavas de final. Já aquelas que terminarem entre o nono e o 24º lugares vão disputar um play-off de confrontos ida e volta, para saber quais seguem vivos na competição.
Sendo assim, na segunda fase, os times que terminaram entre o nono e o 16º lugares serão as cabeças da série, o que significa que enfrentarão uma equipe classificada entre o 17º e o 24º lugares. Além disso, definem o confronto em casa.
Então, dos 16 melhores clubes em diante, o torneio vai continuar a seguir o formato existente até à final, que será disputada num campo neutro selecionado pela UEFA.
Vale destacar que, nesse novo formato, os times participantes não irão disputar os outros campeonatos continentais como acontecia anteriormente. Exemplo: o terceiro colocado na fase de grupos ainda conseguia uma vaga para a Europa League. No novo modelo, eles são diretamente eliminados e ficam com o calendário apenas com jogos nacionais.
Veja como está a classificação da Champions League 2024/2025
Ao entender o novo formato do torneio, confira como está a classificação da Champions League 24/25. É importante separar aqueles clubes que já estão classificados para a fase da liga e aqueles que disputam os playoffs para chegar até a parte principal do torneio.
Confira quem estará presente:
- Bayer Leverkusen (campeão do Campeonato Alemão)
- Stuttgart (vice-campeão da Bundesliga)
- Bayern de Munique (terceiro colocado)
- RB Leipzig (quarto lugar)
- Borussia Dortmund (quinta posição do Campeonato Alemão)
- Real Madrid (vencedor da Champions 23/24)
- Barcelona (vice-campeão da La Liga)
- Girona (3º colocado)
- Atlético de Madrid (quarto lugar)
- Paris Saint-Germain (campeão do Campeonato Francês)
- Monaco (vice-campeão da Ligue One)
- Brest (terceiro colocado do Campeonato Francês)
- Manchester City (campeão do Campeonato Inglês)
- Arsenal (vice-campeão da Premier League)
- Liverpool (terceiro colocado)
- Aston Villa (quarto lugar)
- Inter de Milão (campeã do Campeonato Italiano)
- Milan (vice-campeão da Série A Tim)
- Juventus (terceira colocada)
- Atalanta (campeã da Europa League)
- Bologna (quinto lugar)
- PSV Eindhoven (campeão do Campeonato Neerlandês)
- Feyenoord (vice-campeão da Eredivisie)
- Sporting (campeão do Campeonato Português)
- Benfica (vaga realocada do vencedor da Liga Europa)
- Sturm Graz (campeão do Campeonato Austríaco)
- Club Brugge (campeão do Campeonato Belga)
- Celtic (campeão do Campeonato Escocês)
- Shakhtar Donetsk (vaga realocada do vencedor da Champions)
Vale destacar que, como Real Madrid e Atalanta ficaram no G4 de suas ligas e também venceram os campeonatos continentais da UEFA, a organização realocou as duas vagas para outras duas equipes de melhor coeficiente individual entre as classificadas para os playoffs.
Times classificados para a fase de play-offs
Após ver os clubes confirmados na classificação da Champions League, é possível conferir também aqueles que estarão nas fases de play-offs. Ou seja, que disputam os jogos iniciais para ver se vão à principal competição da UEFA. Confira quais são:
- Apoel;
- Balkani;
- Bodo/Glimt;
- Borac Banja Luka;
- Celje;
- Dinamo Batumi;
- Dínamo de Kiev;
- Dinamo Minsk;
- Dinamo Zagreb;
- Decic;
- Differdange 03;
- Egnatia;
- Estrela Vermelha;
- FC Flora;
- Fenerbahce;
- Ferencvaros;
- FK RFS;
- Galatasaray;
- Hamrun Spartans;
- HJK;
- Klaksvíkar Ítróttarfelag;
- Jagiellonia Bialystok;
- Larne;
- Lille;
- Lincoln Red Imps;
- Ludogorets;
- Lugano;
- Maccabi Tel Aviv;
- Malmo;
- Midtjylland;
- Ordabasy;
- Panevezys;
- PAOK;
- Partizan;
- Petrocub Hincesti;
- Pyunik;
- Qarabag;
- Rangers;
- RB Salzburg;
- Shamrock Rovers;
- Slavia Praga;
- Slovan Bratislava;
- Sparta Praga;
- Steua Bucareste;
- Struga;
- The New Saints;
- Twente;
- UE Santa Coloma;
- Union Saint-Gilloise;
- Víkingur Reykjavík;
- Virtus;
- Young Boys.