É hora de conhecer a escalação do Panamá, que finalmente está de volta à Copa América! Isso ocorre depois de oito anos sem participar do campeonato. O time Canalero retorna com uma lembrança muito boa de sua primeira participação no torneio. Além disso, os panamenhos vêm com boas atuações no futebol das Américas como um todo.
Outro ponto positivo é que o time contará com a presença de Adalberto Carrasquilla na escalação do Panamá para a Copa. O meia de 25 anos atualmente joga no Houston Dynamo, da MLS.
Divisão de grupos da Copa América
Além do Panamá, participam da Conmenbol Copa América Estados Unidos 2024 outras 15 equipes, sendo dez filiadas à Conmenbol, e cinco vindas da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). São elas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As seleções se dividem nos seguintes grupos:
GRUPO A
Argentina
Peru
Chile
Canadá
GRUPO B
México
Equador
Venezuela
Jamaica
GRUPO C
Estados Unidos
Uruguai
Panamá
Bolívia
GRUPO D
Brasil
Colômbia
Paraguai
Costa Rica
A 48ª edição da Copa América começa no dia 20 de junho, com a partida entre Argentina, atual campeão do torneio, e Canadá. Já no dia 14 de julho ocorre a grande final do evento, quando todos conhecerão o campeão deste ano.
Técnico, escalação e dados do Panamá na Copa América
Sob o comando do espanhol Thomas Christiansen, a seleção do Panamá vem para a sua segunda Copa América com vontade de fazer bonito. Principalmente depois de ficar em segundo lugar na Copa de Ouro de 2023, após derrotar o time dos Estados Unidos na semifinal.
Desse modo, Christiansen elegeu a seguinte escalação para o Panamá na Copa América: Orlando Mosquera, Eddie Roberts e Cesar Samudio são os goleiros. Na defesa, as opções são Roderick Miller, Éric Davis, Andrés Andrade, Fidel Escobar, Cesar Blackman, Iván Anderson, José Córdoba e Jiovany Ramos.
Em seguida, Alberto Quintero, Aníbal Godoy, Christian Martínez, Abdiel Ayarza e o craque Adalberto Carrasquilla formam o time de meio-campistas. Por fim, os atacantes Cecilio Waterman, Alfredo Stephens, Ismael Díaz, Édgar Bárcenas, José Luis Rodríguez, José Fajardo e Kahiser Lenis completam a escalação do Panamá para a Copa América deste ano.
Em sua primeira participação no torneio de seleções mais antigo do mundo, o Panamá venceu a Bolívia com o placar de 2 a 1, com dois gols de Blas Pérez. Assim, os Canaleros se tornaram a primeira — e até agora, única — seleção que não é filiada à Conmenbol a estrear com vitória na competição. Neste ano, o Canadá vem em busca de repetir este feito na partida de estreia contra a Argentina.
Na Copa América 2024, a seleção do Panamá está no Grupo C, junto aos Estados Unidos, Uruguai e, mais uma vez, a Bolívia. No entanto, a estreia do Panamá no torneio dessa vez será contra os uruguaios no dia 23 de junho. Na sequência, eles enfrentam os anfitriões, Estados Unidos, no dia 27 de junho. Por fim, em 1º de julho, é a vez do Inter&Co Stadium ser palco do reencontro entre Bolívia e Panamá.