A 48ª Edição da Copa América está chegando e muitos torcedores já procuram saber sobre as seleções que irão disputar o torneio. Participando pela 34ª vez, o elenco do uruguaio Jorge Fossati divulgou todos os atletas que estarão presentes na disputa para a escalação do Peru no campeonato. A federação enfrenta a atual campeã Argentina, além de Chile e também o Canadá.
Sendo campeão nos anos de 1939 e 1975, os peruanos têm ganhado força no torneio sul-americano ao chegar na final da disputa em 2019. Aliás, na época, o Brasil saiu vencedor por 3 a 1, com gols de Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison. Desde então, o time decepcionou ao ficar de fora da Copa do Catar ao perder para a Austrália nos pênaltis.
Quer saber mais sobre a escalação do Peru para a Copa América 2024, informações sobre o grupo e nomes convocados por Jorge Fossati? Acompanhe a leitura do artigo!
Os nomes para a escalação do Peru 2024
Com todos os nomes já confirmados e divulgação feita para o torneio mais importante da América, tudo está pronto para todas as federações do campeonato. Nesse sentido, o treinador Jorge Fossati aproveitou os amistosos contra o Paraguai e El Salvador para a definição de todos os atletas presentes.
Nas partidas, a seleção peruana empatou e venceu, respectivamente. No jogo ganho, o gol da vitória foi de Edison Flores. Sem mais delongas, confira os esportistas:
- Goleiros: Pedro Gallese (Orlando City), Carlos Cáceda e Diego Romero (Universitário);
- Defensores: Anderson Santamaría (Atlas), Miguel Araujo (Portland Timbers), Aldo Corzo (Universitário), Alexander Callens (AEK Atenas), Luis Abram (Atlanta), Marcos López (Feyenoord), Luis Advíncula (Boca Juniors) e Oliver Sonne (Silkeborg)
- Meio-campistas: Wilder Catagena (Orlando City), Sérgio Peña (Malmo), Jesús Castillo (Gil Vicente), Piero Quispe (Pumas) e Christian Cueva (Sem clube)
- Atacantes: Andy Polo (Universitário), Franco Zanelotto (Alianza Lima), Gianluca Lapadula (Cagliari), Bryan Reyna (Belgrano), Paolo Guerrero (César Vallejo), Edison Flores (Universitário), João Grimaldo (Sporting Cristal) e José Rivera (Universitário).
Entre a grande novidade do torneio, a possibilidade das federações convocarem até 26 nomes é a mais chamativa até então. Assim como acontece na Eurocopa, isso dá a oportunidade de fazer variações de táticas e estratégias para os treinadores.
Vale destacar que Renato Solís (Sporting Cristal), Erick Noriega (Comerciantes Unidos), Carlos Ascues (César Vallejo), Miguel Trauco (Criciúma), Erick Noriega (Comerciantes Unidos), Martín Távara (Sporting Cristal) e Alex Valera (Universitário) foram cortados da pré-lista do técnico Jorge Fossati. Ou seja, todos esses atletas que chegaram a disputar os amistosos de preparação para o campeonato não estarão presentes.
A formação com o novo treinador
Jorge Fossati chegou com um incrível desafio pela frente ao assumir a seleção, recuperar a confiança dos jogadores e competir em alto nível para a classificação da Copa do Mundo de 2026 e na Copa América de 2024. Aliás, após a saída do peruano Juan Reynoso, é o uruguaio quem tem a missão de ajustar a escalação do Peru.
Seu último trabalho antes de assumir como treinador da seleção peruana foi no Universitário do Peru, em 2023. Vale lembrar que, em 2010, o comandante teve uma breve passagem em terras brasileiras, pelo Internacional.
O técnico também já comandou as seleções do Uruguai e do Catar, além de clubes de expressão como Peñarol, Cerro Porteño e LDU. No momento, a seleção vem de retrospectiva positiva, com duas vitórias nos últimos dois jogos.
Na Copa América, sediada nos Estados Unidos, o Peru está no grupo A e enfrenta o Canadá, o Chile e a Argentina de Lionel Messi. Confira a data dos confrontos:
- Peru x Chile – 21/06, às 21h – AT&T Stadium (Dallas)
- Peru x Canadá – 25/06, às 19h – Children’s Mercy Park (Kansas City)
- Chile x Argentina – 25/06, às 22h – MetLife Stadium (Nova Jersey)
Os jogos serão transmitidos pela Rede Globo com coberturas do SporTV, GloboPlay e GE.