Ganhar uma medalha olímpica é algo que praticamente todos os atletas almejam conquistar, no entanto, são poucos que realmente conseguem tal feito. Imagine então aqueles que conseguem múltiplas medalhas? Não à toa acabam virando heróis nacionais e entram em um grupo seleto de esportistas. Além disso, alguns até mesmo podem mudar o esporte e popularizá-lo ao redor de todo o planeta, como é o caso do maior medalhista olímpico do mundo.
Para aqueles que curtem Olimpíadas, e esporte no geral, devem saber quem é essa figura lendária. Figura que, aliás, esteve presente em quase todas as Olimpíadas desse século e era uma das grandes atrações em todos os eventos que participava. Conhece mais sobre o maior medalhista olímpico do mundo e saiba quantas medalhas ele obteve ao longo dos anos que participou da competição.
Michael Phelps: o maior medalhista olímpico do mundo
Dentre todos os atletas em todos os esportes, o nadador americano Michael Phelps é o maior medalhista olímpico do mundo e ganhou um total de 28 medalhas em cinco Olimpíadas, de 2000 a 2016. Vale destacar que 23 dessas foram de ouro, três foram de prata e duas foram de bronze.
Para se ter um nível de comparação, a segunda atleta com mais medalhas em todos os jogos olímpicos é a soviética Laryssa Latynina que tem 18, ou seja, 10 a menos. E o período que ela conquistou suas medalhas foi entre 1956 e 1964, período em que o profissionalismo no esporte era bem menor do que atualmente. Isso não diminui, claro, os feitos de Laryssa, mas eleva os de Phelps.
Retrospecto Geral
Em se tratando de torneios específicos, o retrospecto de Michael em cada um dos Jogos Olímpicos é incomparável. Veja a seguir o histórico de conquistas do nadador nas Olimpíadas que participou:
- Sydney 2000: 0 medalhas;
- Atenas 2004: 8 medalhas (6 de bronze e 2 de ouro);
- Pequim 2008: 8 medalhas (8 de ouro);
- Londres 2012: 6 medalhas (4 de ouro e 2 de prata);
- Rio 2016: 6 medalhas (5 de ouro e 1 prata).
Vale destacar, com isso, que ele também é o maior medalhista em uma única edição de Olimpíada, já que fez o feito de conquistar oito medalhas de ouro em uma só edição.
Recordes quebrados pelo atleta
Por mais que seja o maior medalhista olímpico do mundo, Phelps teve praticamente todos os seus recordes estabelecidos em Olimpíadas quebrados desde que se aposentou em 2016.
O último que estava em vigência, e que era o recorde mais duradouro na história da natação, foi o dos 400 metros medley, estabelecido pelo nadador em Pequim 2008. Ele foi batido no mundial de esportes aquáticos em 2023 pelo francês de 21 anos Leon Marchand, que estabeleceu um novo recorde de 4min02seg50, baixando em 1 segundo a marca de Phelps.
O maior medalhista olímpico brasileiro
Realmente não existe outro atleta que chegue perto do nadador americano em termos de medalhas. No entanto, o Brasil também tem grandes atletas nesse quesito: o velejador e Robert Scheidt e o iatista Tober Grael. Ambos possuem cinco medalhas olímpicas com duas medalhas sendo de ouro, a única diferença é que Scheidt conquistou duas de prata e uma de bronze, enquanto Grael obteve uma de prata e duas de bronze.