Início » Futebol » La Liga » Saiba quem é o mascote do Real Madrid, maior campeão da Champions

Saiba quem é o mascote do Real Madrid, maior campeão da Champions

Publicado em:

Última atualização:

A função do mascote é representar o time de futebol. Em dias de jogos, eles animam os torcedores nas arquibancadas, tornando-se, muitas vezes, a cara do elenco em publicidades. Na Europa, os personagens também estão presentes. A seguir, saiba qual é o mascote do Real Madrid.

Quem é o mascote do Real Madrid?

Por incrível que pareça, o Real Madrid não tem mascote oficial. Apesar da tradição, o time simplesmente escolheu não ter o personagem para representá-lo no futebol. No site oficial do clube, não há nenhuma informação ou evidência a respeito do mascote do Real Madrid.

Uma das mais vitoriosas equipes do mundo, o Real Madrid construiu a sua própria imagem ao redor de três elementos: o escudo, jogadores e as conquistas em diferentes competições.

Quando falamos sobre o time merengue, rapidamente ligamos a sua imagem ao emblemático escudo. Desse modo, é possível ver as letras MCF no centro, ou Madrid Club de Fútbol, nas cores amarelo, azul e branco, e a coroa, que simboliza a realeza. No futebol brasileiro, por exemplo, os escudos têm estrelas que representam troféus ou homenagens, o que surpreendentemente não acontece no Real Madrid.

Outro fator que representa os Blancos na história do futebol são os títulos alcançados ao longo dos anos. Maior vencedor da Liga dos Campeões, com 14 taças, o Real é praticamente o garoto-propaganda do torneio da UEFA, assim como o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei. Além disso, a rivalidade contra o Barcelona, no clássico espanhol, também conta.

Por fim, muitos torcedores ligam a imagem do Real Madrid com jogadores que já vestiram a camisa do elenco. Na extensa lista de craques estão Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno, Alfredo Di Stéfano, Raúl, Marcelo, Puskás, Hugo Sánchez e Vinicius Júnior.

Qual é o hino do Real Madrid?

O hino tem a função de simbolizar o clube de futebol. Em 2014, após a décima taça da Liga dos Campeões, o Real Madrid gravou o hino “Hala Madrid…y nada más”, produzido por RedOne e cantado por jogadores que jogaram a final em campo, assim como o treinador Carlo Ancelotti.

Dessa forma, confira a letra completa do hino:

“Historia que tú hiciste
Historia por hacer
Porque nadie resiste
Tus ganas de vencer

Ya salen las estrellas
Mi viejo Chamartín
De lejos y de cerca
Nos traes hasta aquí

Llevo tu camiseta
Pegada al corazón
Los días que tú juegas
Son todo lo que soy

Ya corre La Saeta
Ya ataca mi Madrid
Soy lucha, soy belleza
El grito que aprendí

Madrid, Madrid, Madrid
¡Hala Madrid!
Y nada más, y nada más
¡Hala Madrid!

Historia que tú hiciste
Historia por hacer
Porque nadie resiste
Tus ganas de vencer

Ya salen las estrellas
Mi viejo Chamartín
De lejos y de cerca
Nos traes hasta aquí

Madrid, Madrid, Madrid
¡Hala Madrid!
Y nada más, y nada más
¡Hala Madrid!”

Outros mascotes do Campeonato Espanhol

O Real Madrid e o Barcelona escolheram não ter mascotes, mas outros clubes do futebol espanhol têm. O Atlético de Madrid, por exemplo, adotou Indi, um pequeno guaxinim que passou por reformulações ao longo dos anos. Dessa maneira, o mascote ganhou olhos azuis e o próprio uniforme completo.

No Valencia, Amunt foi criado em 2001 para a final da Champions League contra o Bayern de Munique. É inspirado em um morcego e no demônio da Tasmânia, enquanto o nome remete ao “grito de guerra” dos torcedores valencianos.

Contudo, o mascote que mais chamou a atenção é o Pepino, do Leganés, clube da área metropolitana de Madrid. Chamado de “SuperPepino”, a ligação com o vegetal é que o Leganés era uma aldeia agrícola antes do futebol, responsável por abastecer a população com produtos, sendo o pepino o mais popular. Chamados de “pepineros”, o clube adotou o apelido com orgulho e até criou o mascote.

Além dos três, o futebol da La Liga tem o Txurin, do Real Sociedad; Groguet, do Villarreal; Sisa, do Girona; Palmerín, do Real Betis; Pepe Zorrillo, do Real Valladolid; e Datigol, do Elche.

Em 19 de novembro de 2023, os mascotes do futebol espanhol participaram das Olimpíadas de Mascotes da La Liga, no Estádio Municipal de Butarque, em um evento inédito. Os amuletos de Atlético de Madrid, Real Betis, Real Sociedad, Villarreal, Valencia, Girona, Osasuna, Las Palmas e Mallorca, e também de Andorra, Burgos, Huesca, Oviedo, Racing de Santander e Valladolid estiveram presentes.