Se tornar um dos maiores artilheiro de um clube grande é algo que deixa qualquer jogador marcado na história, e virar um dos maiores artilheiros da história do São Paulo não é excessão.
O Tricolor Paulista é um dos maiores clubes do país, com uma das maiores torcidas e uma enorme tradição. Logo, obviamente, virar um goleador pela equipe não é para qualquer um. São várias as lendas que passaram pelo time e diversas delas são importantes para o futebol nacional, então não é nada fácil colocar o nome na mesma prateleira de ídolos do clube.
Leia a seguir e descubra quais são os jogadores que mais marcaram gols com a camisa do São Paulo, e veja um pouco mais dos números que cada um possui.
Os 3 maiores artilheiros da história do São Paulo
Dentre os grandes artilheiros do time, aqueles que mais colocaram a bola nas redes foram estes:
Sérginho Chulapa (242 gols)
Após surgir nas categorias de base da equipe são-paulina e começar, Chulapa jogou dez anos pelo clube entre 1973 e 1982. Nesse sentido, marcou 242 gols, o que o torna o maior artilheiro da história do São Paulo.
No que se refere a títulos, acabou conquistando três do Campeonato Paulista (1975, 1980 e 1981) e também uma edição de Campeonato Brasileiro. Posteriormente, ainda jogou por dois rivais do clube: Santos e Corinthians, e teve passagem pela Seleção Brasileira comandada por Telê Santana.
Gino Orlando (233 gols)
O segundo nome que entra nessa lista é o do atacante Gino Orlando, que teve passagem pelo Tricolor Paulista entre os anos de 1952 e 1962. Inicialmente sendo revelada pelo Palmeiras, acabou não disputando muitos jogos pelo Verdão e não teve destaque pelo clube.
No entanto, pelo São Paulo, acabou sendo o maior artilheiro do clube na época, ganhou duas vezes o Campeonato Paulista (1953 e 1957) e, além disso, chegou a disputar oito jogos pela Seleção Brasileira.
Luís Fabiano (212 gols)
Por fim, o terceiro dos maiores artilheiros da história do São Paulo é um atleta que jogou ainda neste século. Luís Fabiano inicialmente foi revelado pela Ponte Preta, mas tem três passagens pelo clube da capital e marcou incríveis 212 gols em 352 partidas durante nove anos, sendo o maior artilheiro do Tricolor no século XXI.
Em questão de títulos, conquistou o Torneio Rio São Paulo (2001) e a Copa Sul-Americana (2012). Além disso, disputou vários jogos pela Seleção Brasileira e foi um dos principais nomes da Era Dunga.
Outros dos maiores artilheiros da história do São Paulo
Além dos nomes citados anteriormente, aqueles que fecham a lista dos 10 maiores artilheiros da história do São Paulo são:
- Teixeirinha (188 gols);
- França (182 gools);
- Luizinho (173 gols);
- Muller (170 gols);
- Lêonidas (144 gols);
- Maurinho (136 gols);
- Rogério Ceni (131 gols).
Vale destacar a presença de Rogério Ceni no top 10, já que, mesmo sendo goleiro, conseguiu ser o maior artilheiro do time nas temporadas de 2005 e 2006. Além disso, é o jogador com mais partidas na história do clube (1237 jogos) e, para muitos, o maior da história do clube.