Início » Tênis » Por que o brasileiro João Fonseca abriu mão de Roland Garros?

Por que o brasileiro João Fonseca abriu mão de Roland Garros?

Publicado em:

Última atualização:

Disputar uma competição da magnitude de Roland Garros é o sonho de muitos jogadores de tênis. Mas o tenista brasileiro João Fonseca anunciou que iria abrir mão da sua chance de jogar em uma das quadras de saibro mais desejadas do mundo. A notícia pegou muitos fãs do esporte de surpresa; no entanto, o atleta tomou essa decisão com o propósito de focar inteiramente no torneio de Wimbledon.

Com apenas 17 anos, João Fonseca é uma das grandes promessas do tênis brasileiro. Atualmente, o carioca ocupa a posição 231 do ranking mundial. Assim, ele não conseguiu uma qualificação direta para o torneio francês – seria preciso estar perto dos 100 primeiros. Mas, uma vez que a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem uma parceria com a Federação Francesa, o jovem poderia receber um convite desta para disputar a classificatória de Paris. 

No entanto, a própria equipe de João Fonseca teria declinado da proposta. Fonseca, inclusive, estava inscrito para o Challenger de Skopje, na Macedônia do Norte, também disputado no saibro. Porém, ele também retirou seu nome da lista de participantes. Assim, ele não deve disputar nenhuma partida em piso de saibro nesta temporada.

A ideia da equipe do carioca é dar início à transição para o piso de grama mais cedo, para que o atleta esteja completamente focado em jogos neste tipo de quadra. João Fonseca, então, deve disputar três torneios em grama antes de começar o qualifying de Wimbledon. O primeiro desafio do garoto começa no dia 3 de junho, no Challenger 125 de Surbiton.

Em sequência, João Fonseca irá disputar o Challenger 125 de Nottingham, em 10 de junho e, por fim, no dia 17, ele encara o Challenger 125 de Ilkley. Todas essas partidas devem prepará-lo para a qualificação de Wimbledon, que começa em 24 de junho. Ele precisa vencer três partidas no classificatório para garantir a vaga no campeonato realizado na Inglaterra. O slam britânico tem início no dia 1º de julho, seguindo até o dia 15 do mesmo mês.

Mesmo sem João Fonseca, Roland Garros terá seis brasileiros em quadra

Os brasileiros Thiago Wild e Beatriz Haddad Maia já haviam conquistado sua vaga em Roland Garros com bastante antecedência. Isso porque Wild ocupa o 58º lugar no ranking mundial masculino enquanto Beatriz Haddad Maia está em 14º no feminino. Mas, a poucos dias do início de Roland Garros, mais quatro brasileiros conseguiram a qualificação para disputar o torneio realizado na França.

Thiago Monteiro (#84 do mundo), Felipe Meligeni (#136), Gustavo Heide (#174) e Laura Pigossi (#119) venceram seus três jogos durante o torneio classificatório e conquistaram uma vaga para Roland Garros 2024. Assim, o Brasil terá um grupo de seis tenistas nas disputas simples do campeonato de saibro. Desde 2009 o país não tinha quatro representantes na chave masculina, quando Thomaz Bellucci, Marcos Daniel, Franco Ferreiro e Thiago Alves disputaram Roland Garros. Esta também é a primeira vez que Heide, Felipe e Laura disputam a chave principal do torneio francês. As primeiras disputas do simples masculina começam no dia 26 de maio. O aberto da França segue até o dia 9 de junho.