Othon Valentim faleceu na última quarta-feira (22/5), aos 79 anos. O ex-jogador da Seleção Brasileira que ajudou na conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1963 também jogou pelo Botafogo, Internacional, Bahia, Olaria-RJ e pelo Junior Barranquilla, time colombiano. No entanto, sua carreira não parou quando ele se aposentou. Isso porque Othon Valentim decidiu ir para a faculdade de educação física, se tornou técnico e acabou treinando diversos times de relevância no Brasil e no exterior.
Sua carreira como treinador pode não ter sido tão estrelada como a de jogador. Afinal, além de ser um ponta-esquerda de grande habilidade, Valentim jogou ao lado de outros grandes astros, como Garrincha, Jairzinho e Nilton Santos no Botafogo na década de 1960. Isso é um privilégio para poucos. Porém, ele conseguiu ter um certo sucesso na beira do campo.
Quais times que Othon Valentim foi técnico?
A lista é longa e conta com clubes como Ribeiro Junqueira, time de sua cidade natal (Leopoldina-MG), Botafogo FR, Al-Shabab SC, Al-Hilal (Riade) , Al-Wahda Abu Dhabi, América (MG), Al-Jazira Club, Fluminense FC, Joinville, Entrerriense, São José, Goiás EC ,Goiânia, Atlético Goianiense e Ettifaq FC.
Como foi a carreira de técnico de Othon Valentim?
Em 2016 e com 71 anos, Othon Valentim concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal O Vigilante Online em que relatou mais sobre sua trajetória no futebol, que começou aos sete anos de idade, época em que sonhava em jogar no Botafogo e na Seleção Brasileira. Mal sabia ele que vestiria as duas camisas ao longo de sua vida.
Porém, em 1965 enfrentou o que pode ter sido o maior sacrifício de sua carreira ao pendurar suas chuteiras por conta de uma lesão no joelho. No entanto, Othon não desistiu de sua carreira no futebol e viu na educação a oportunidade para continuar. Desse modo, ingressou na graduação de educação física após conseguir a aprovação em primeiro lugar no vestibular.
Depois disso, começou a trabalhar no Botafogo e passou por diversos cargos para ganhar cada vez mais experiência e conhecimento a fim de tornar-se treinador. Com isso, foi treinador de goleiros, preparador físico de todas as divisões de base do Botafogo e preparador e auxiliar técnico do time principal.
Em 1981 finalmente conquistou mais um sonho e tornou-se técnico principal do Botafogo. Do clube carioca foi para o Americano, depois para o Kuwait, Arábia Saudita, Goiás, Goiânia, América-MG e Al-Hilal.
Na mesma entrevista, Othon também comentou sobre sua passagem no comando do Fluminense, time em que diz ter sido “muito respeitado, muito bem tratado”. De todos os 13 jogos que esteve no comando da equipe, ele perdeu apenas um, mesmo com as dificuldades que o time enfrentava naquela época.
Quais títulos ele conquistou como técnico?
Como técnico, sua única conquista foi o Campeonato Goiano de 1996, quando estava no comando do Goiás. De lá para cá, Othon residiu em sua cidade natal, Leopoldina, local em que também conduziu a Tocha Olímpica em 2016. Essa foi, com toda certeza, outra conquista na grandiosa vida do futebolista.
