Início » Futebol » Copa Libertadores da América » Conheça os maiores artilheiros da história da Libertadores

Conheça os maiores artilheiros da história da Libertadores

Publicado em:

Última atualização:

Os maiores artilheiros da história da Copa Libertadores são jogadores marcantes. Anotar um alto número de tentos na principal competição de futebol da América do Sul não é uma tarefa nada fácil. Porém, alguns nomes muito diferenciados conseguiram isso.

Os maiores artilheiros da história da Libertadores

Alberto Spencer – 54 gols

Alberto Spencer é o maior artilheiro da Copa Libertadores, com 54 gols pelos clubes Peñarol e Barcelona-EQU. Ele detém o recorde de maior goleador há mais de 50 anos. 

Nesse sentido, Spencer balançou as redes 54 vezes em 87 jogos disputados no campeonato, sendo 48 pelo Peñarol e seis pelo Barcelona de Guayaquil. Além disso, o artilheiro conquistou diversos títulos das mais variadas competições ao longo de sua carreira.

Sendo assim, foi campeão uruguaio em 1959, 1960, 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968; campeão da América em 1960, 1961 e 1966; e campeão mundial, em 1961 e 1966.

Fernando Morena e Pedro Rocha – 37 gols

O segundo nome na lista dos maiores artilheiros da história da Libertadores é Fernando Morena. Ele é o único jogador três vezes artilheiro da Copa Libertadores (1974, 1975 e 1982), com 37 gols em 77 jogos. Ademais, tem o título de maior goleador da história do Campeonato Uruguaio, com 230 gols pelo torneio. 

Além de Morena, o uruguaio Pedro Rocha, que já jogou pelo São Paulo, também entra neste ranking, empatado com o uruguaio em número de gols pela Libertadores. Durante a década de 1960, Pedro se consagrou tricampeão da América e bicampeão mundial pelo Peñarol.

Gabigol e Daniel Ónega – 31 gols

É claro que os brasileiros também estão no ranking de maiores artilheiros da Libertadores. Dessa forma, empatados com 31 gols pelo torneio, temos o paulista Gabigol e Daniel Ónega, jogador argentino. 

O craque do Flamengo é um dos maiores goleadores na Liberta, com 31 gols durante suas passagens pelo Santos e Flamengo. Assim, Gabi é bicampeão da competição (2019 e 2022) pelo Rubro Negro.

O argentino Daniel Ónega também balançou as redes 31 vezes pelo campeonato e é o recordista em gols em uma única edição da Libertadores. Ele marcou 17 gols durante a disputa da Libertadores de 1966.

Júlio Morales e Lucas Pratto – 30 gols

Outros nomes que entram para a lista de maiores artilheiros da história da Libertadores são Júlio Morales, do Uruguai, e Lucas Pratto, da Argentina.  Eles ocupam o quarto lugar no ranking, estando empatados com 30 gols pelo torneio. Pratto já jogou no Atlético-MG e São Paulo e foi campeão da Libertadores em 2018 pelo River Plate. Já Morales venceu a Copa Libertadores em 1971 e 1980, ambas as vezes com o Nacional.

Luizão, Juan Sarnari e Anthony de Ávila – 29 gols

Por fim, temos o brasileiro Luizão, Juan Sarnari da Argentina e o colombiano Anthony de Ávila empatados na quinta posição, com 29 gols pela Libertadores. Dessa maneira, Luizão já passou por times como o Corinthians, São Paulo e Flamengo. Inclusive, foi campeão da Libertadores pelo tricolor paulista, em 2005. Anthony de Ávila, porém, não teve a mesma sorte. Ele bateu quatro vezes na trave, sendo vice-campeão com o América de Cali três vezes e uma com o Barcelona de Guayaquil.