O futebol brasileiro está em festa — e não é apenas pela participação da seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Recentemente, a FIFA anunciou oficialmente o Brasil como país a sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027.
Junto à comemoração, veio a pergunta: será que a Marta vai jogar a Copa do Mundo no Brasil? E a resposta mais provável é que não. Saiba mais a seguir.
Desempenho de Marta na seleção
Do alto de seus 38 anos e uma carreira invejável no futebol, a alagoana Marta Vieira da Silva atualmente veste a camisa 10 do Orlando Pride. No entanto, a atacante fez história com a camisa da seleção brasileira de futebol feminino. Seus números são realmente impressionantes.
Ao todo, ela entrou em campo 189 defendendo o Brasil, marcando incríveis 122 gols. Somente em Copas do Mundo, Marta participou de seis. Somadas as suas atuações, ela balançou a rede adversária 17 vezes. Isso faz dela a maior artilheira da história das Copas do Mundo — tanto entre homens quanto entre as mulheres.
Apesar de nunca ter se consagrado campeão mundial com a seleção canarinho, na Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2007, Marta alcançou seu melhor resultado nesta competição: o título de vice-campeã do mundo.
Ainda vestindo a camisa verde e amarela, a jogadora também conquistou duas medalhas olímpicas, de 2004 e de 2008 — ambas de prata. Além disso, ela foi três vezes campeã da Copa América, em 2033, 2010 e 2018; além de ser bicampeã dos Jogos Pan Americanos em 2003 e 2007.
Por fim, pelo Orlando Pride, time no qual Marta joga desde a temporada de 2019, foram 15 gols marcados desde sua estreia. Tudo isso fez com que Marta fosse eleita por seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo.
Por que razão Marta não vai jogar a Copa do Mundo no Brasil
Diante de números tão expressivos, fica o questionamento: qual o motivo de Marta não disputar a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA em 2027? A resposta é simples: em abril de 2024, a atacante anunciou que este seria seu último ano atuando junto à seleção brasileira.
Durante uma entrevista com a CNN, ela afirmou que chegou a hora de pendurar as chuteiras. Assim, as Olimpíadas de Paris devem marcar sua última participação defendendo o Brasil. “Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem”, declarou a jogadora.
Marta também exaltou os novos talentos que estão despontando no time principal do Brasil. “A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil”, celebrou Marta. “Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando para vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado’”, completou a atleta.
A próxima atuação de Marta com a camisa da seleção Brasileira ocorreu neste mês de junho. A atacante foi convocada pelo atual técnico, Arthur Elias, para disputar dois amistosos contra a equipe da Jamaica. O primeiro foi no dia 1º de junho, na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, a cerca de 45 km da capital, Recife. Em seguida, jogou no dia 4 de junho, agora na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia.