O craque Robert Lewandowski e a Bola de Ouro não possuem uma história de amor para contar, muito pelo contrário.
Afinal, o craque nunca foi honrado com o prêmio Ballon D’or, dado pela revista France Football aos melhores jogadores do mundo desde 1956.
Aliás, isto é um fato que deixa o craque incomodado e, recentemente, a revista está pensando em mudar essa relação entre Lewandowski e a Bola de Ouro.
Em outras palavras, o atacante poderá receber o prêmio Ballon D’or após quatro anos. Considerando que o prêmio seria correspondente à temporada 2020.
Mesmo não tendo nenhuma Bola de Ouro, Lewandowski já foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em duas oportunidades.
Considerando isso, o fato do polonês nunca ter ganho o tão desejado prêmio da Bola de Ouro é motivo de muita polêmica entre os fãs de futebol.
Lewandowski poderá ganhar uma Bola de Ouro com anos de atraso
Mesmo tendo sido eleito duas vezes o ‘The Best’ pela Fifa (2020 e 2021), Lewandowski nunca ganhou uma Bola de Ouro. Além disso, o craque polonês deixou de ganhar seu prêmio da Bola de Ouro por conta de duas polêmicas.
Entretanto, a revista francesa está analisando uma reviravolta na situação que envolve Lewandowski e a Bola de Ouro .
Premiação de 2020: cancelada
Na temporada 2020, quando marcou 55 gols em 47 partidas feitas pelo Bayern de Munique, a revista France Football resolveu não realizar a votação e cancelou o prêmio.
Assim sendo, a justificativa foi de que a pandemia da Covid-19 atrapalhou a avaliação da temporada na Europa. Porém, era inegável que Lewandowski era o grande favorito ao Ballon D’or.
Premiação 2021: polêmica envolvendo Messi
No ano seguinte, Lewandowski também era o favorito para levar a Bola de Ouro, ainda mais considerando o que houve em 2020.
Contudo, o argentino Lionel Messi, dono de oito Bolas de Ouro, foi o vencedor do prêmio naquela ocasião. Por consequência, aconteceu uma grande polêmica entre os torcedores que consideravam Lewandowski o melhor da temporada.
Como resultado, a premiação do Ballon D’or de 2021 é alvo de investigação da polícia francesa.
A suspeita é de que o Paris Saint-Germain, então clube de Messi, teria realizado uma pressão para que o prêmio fosse entregue ao argentino naquele ano.
Bola de Ouro e Lewandowski: prêmio pode chegar 4 anos depois
Com tanta polêmica envolvendo as premiações de 2020 e 2021, com a última se tornando caso de polícia, a revista France Football pensa em como melhorar sua imagem.
Inclusive, está sendo considerado entregar o prêmio de 2020 da Bola de Ouro para Lewandowski, mesmo com quatro anos de atraso.
Segundo informações do “Sport”, respeitado jornal esportivo da Espanha, a decisão de reconhecer o prêmio de 2020 pode ajudar a recuperar a credibilidade da revista.