Início » Futebol » Um dos grandes da história: quem foi Antero Greco?

Um dos grandes da história: quem foi Antero Greco?

Publicado em:

Última atualização:

A última semana foi de muita tristeza no mundo do futebol. Isso porque, o inevitável momento de toda vida chegou para dois grandes jornalistas esportivos: Antero Greco e Sílvio Luiz. O primeiro fez sucesso no comando do programa “Sportcenter”, da ESPN, ao lado de Paulo Soares, marcando toda uma geração de fãs de esporte.

Quem foi Antero Greco?

Antero Greco nasceu no bairro do Bom Retiro, em São Paulo – SP. Filho de Giovanni Greco e Ernestina Ferraro, imigrantes italianos, se formou em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Palmeirense de nascença, o jornalista falava de futebol com o mesmo amor e dedicação que tinha com o Verdão.

Carreira profissional de Antero Greco

Antero Greco iniciou sua carreira na área em 1974 no jornal “O Estado de S. Paulo”, onde teve três passagens em variadas funções. Além disso, também passou pelos jornais “Diário Popular” e “Popular da Tarde”, da Folha de S. Paulo, e pela Rede Bandeirantes (Band). Entretanto, o auge de Antero foi com a ESPN. Em fevereiro de 1994, José Trajano o convidou para integrar a primeira equipe de transmissão da história do canal, o qual se chamava TVA Esportes na época. Ao lado dele, trabalharam também o repórter Paulo Calçade e o narrador Nivaldo Prieto.

Mais tarde, Antero, um dos criadores do programa “Futebol no Mundo” e, finalmente, chegou à bancada do “SportsCenter”, formando uma dupla inseparável com Paulo Soares. Juntos, os dois apresentavam a edição de fim de noite todos os dias com seriedade somada a uma dose de descontração, destacando-se de outros projetos esportivos.

Momentos marcantes de Antero Greco na ESPN

Apesar da seriedade e compromisso com a notícia e o fato, Antero Greco sempre foi uma pessoa alegre. Dessa forma, Paulo Soares e ele protagonizaram momentos inesquecíveis de muita gargalhada e descontração. Inclusive, esses momentos estão espalhados pela internet e mantém sua popularidade online desde o ocorrido até atualmente.

O que aconteceu com Antero Greco?

Antero Greco foi diagnosticado com um tumor no cérebro em 2022. Desde então, o jornalista lutava contra a doença e as reações que ela provocava. No entanto, apesar da briga constante contra o pior, ele continuava a trabalhar na ESPN, local que o acolheu e tornou-o tão especial.

O tumor que acometeu Antero é chamado de Meningioma, formado nas meninges, as quais são classificadas como tecidos protetores do sistema nervoso central e a medula espinhal. Em geral, esse tipo de tumor é considerado benigno, entretanto, pode prejudicar tecidos cerebrais próximos, de forma isolada ou múltipla. Em relação às demais características da doença, é um câncer que adoece pessoas entre 40 e 60 anos, sendo que é também o tipo que mais atinge mulheres.

No último dia 10 de maio, José Trajano publicou um texto em sua coluna no UOL Esporte se despedindo de Antero Greco. Entretanto, vários colegas de profissão do jornalista negaram que ele havia, de fato, partido. Mais tarde, Paulo Soares, o Amigão, usou o espaço de Trajano no site esportivo para publicar a própria despedida para Antero.

A despedida

O dia 16 de maio, então, marcou a despedida oficial de Antero Greco, quando o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo publicou uma nota sobre o falecimento do profissional. A partir da notícia, diversas homenagens foram feitas, incluindo uma programação especial da ESPN. Confira a publicação completa a seguir.

“A Beneficência Portuguesa de São Paulo informa, com pesar, o falecimento do jornalista Antero Greco, no dia de hoje, 16 de maio, às 3h, em nossa unidade hospitalar BP Mirante, em decorrência de complicações de um meningioma (tumor). Antero Greco era amplamente conhecido e respeitado por sua integridade e dedicação ao jornalismo, deixando um legado de imenso valor para a comunicação no Brasil. Neste momento de luto, a BP se solidariza com a família, amigos e admiradores do profissional”.

Foto: Reprodução/ESPN