Início » Futebol » Marcelo Vieira da Silva Júnior: conheça a biografia do ídolo do futebol

Marcelo Vieira da Silva Júnior: conheça a biografia do ídolo do futebol

Publicado em:

Última atualização:

Muito provavelmente você conhece o Marcelo ou, no mínimo, já viu o atleta jogar pelo Brasil na Copa do Mundo. Mas você conhece a história do jogador e por quais clubes ele passou durante seu anos de atuação?

Caso a resposta seja negativa, siga a leitura desse conteúdo que te contamos tudo que você precisa saber nesta biografia do Marcelo Vieira da Silva Júnior.

Infância de Marcelo Vieira da Silva Júnior

Marcelo Vieira da Silva Júnior nasceu no dia 12 de maio de 1988, no Rio de Janeiro em uma família humilde. Seu pai era bombeiro e sua mãe professora. A família de Marcelo enfrentou dificuldades financeiras durante sua infância e muitas vezes eles lutavam para cobrir os custos com o desenvolvimento de sua carreira no futebol, como transporte e chuteiras.

Foi o avô de Marcelo, Pedro Vieira da Silva, quem desempenhou um papel crucial nesse período, fornecendo apoio moral e financeiro. 

Desde cedo, o jovem Marcelo demonstrou grande interesse e talento para o futebol e começou a jogar futsal aos nove anos, o ajudando a desenvolver habilidades técnicas devido ao espaço menor e ao ritmo rápido do jogo. 

Aos 13 anos, Marcelo ingressou nas categorias de base do Fluminense, um dos grandes clubes do Rio de Janeiro. O talento de Marcelo rapidamente chamou a atenção dos treinadores, e ele começou a se destacar entre os garotos de sua idade.

Em 2005, aos 17 anos, Marcelo fez sua estreia profissional pelo Fluminense, onde suas performances atraíram a atenção de olheiros de grandes clubes europeus​.

Marcelo Vieira no Fluminense

Quem descobriu o jovem talento foi Abel Braga, técnico do Fluminense na época. Assim, o início da carreira de Marcelo se deu nas categorias de base do tricolor carioca. 

Em 2005, Abel promoveu Marcelo ao elenco profissional do Fluminense, onde o lateral esquerdo virou titular no ano seguinte, sob a tutela de Oswaldo de Oliveira. Logo neste início de participação como titular, o lateral-esquerdo conquistou dois títulos para o clube carioca: o Campeonato Carioca e a Taça Rio, em 2005. 

Sendo assim, Marcelo foi uma estrela em ascensão e rapidamente chamou a atenção dos grandes clubes europeus. Em novembro de 2006, o lateral assinou o contrato com o Real Madrid, com apenas 18 anos de idade. Desse modo, o jogador assinou com a equipe merengue por um valor de 7 milhões de euros, em um contrato que duraria – até então – seis temporadas, de 2007 até 2013.

15 anos de Marcelo no Real Madrid

O Real Madrid contratou Marcelo em 2007 com o objetivo de substituir Roberto Carlos, titular dos camisas merengue na época, tido até hoje como um dos melhores laterais esquerdo do mundo. No entanto, estreou no Real Madrid no banco, sob o comando do treinador Manuel Pellegrini, e levou um tempo até fazer parte do elenco titular.  

Nesse sentido, a performance de Marcelo no clube espanhol foi tão boa que resolveram renovar seu contrato até 2015. Depois disso, Marcelo teve mais duas renovações de contrato. Logo, de julho de 2015 estendeu-se para até 2020 e em setembro de 2017, para até 2022.

Atualmente, Marcelo é um dos maiores ídolos do Real Madrid, e recebeu elogios de jogadores consagrados, como Diego Maradona e Paolo Maldini. Além disso, o próprio Roberto Carlos declarou Marcelo seu herdeiro na equipe, considerando-o um dos melhores laterais esquerdo de todos os tempos.

Agora, vamos falar das conquistas de Marcelo Vieira no Real Madrid? Mundial de Clubes, Campeonatos Espanhóis e Ligas dos Campeões são as taças presentes no currículo do jogador brasileiro. Inclusive, o lateral esquerdo chegou ao 24º título pelo Real. Assim, ultrapassou Paco Gento e se tornou o jogador mais vezes campeão na história do clube. 

Conquistas de Marcelo Vieira pelo Real Madrid

  • 6 Campeonatos Espanhóis: 2006/07, 2007/08, 2011/12, 2016/17, 2019/20 e 2021/22
  • 2 Copas do Rei: 2010/11 e 2013/14
  • 5 Supercopas da Espanha: 2008, 2012, 2017, 2020 e 2022
  • 4 Champions League: 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18
  • 3 Supercopas da Uefa: 2014, 2016 e 2017
  • 4 Mundiais de Clubes: 2014, 2016, 2017 e 2018

Marcelo no Olympiacos

A passagem de Marcelo Vieira pelo Olympiacos durou menos de seis meses. Em setembro de 2022, Marcelo foi anunciado como novo jogador do Olympiacos, tradicional clube grego. 

Na estreia de Marcelo, o time sofreu uma derrota por 3×0 jogando em casa, contra o Qarabağ, do Azerbaijão, em um jogo pela Liga Europa. No entanto, Marcelo anotou seus primeiros gols com a camisa do Olympiacos na vitória por 4×1 sobre o Atromitos pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa da Grécia em 15 de dezembro de 2022.

Em fevereiro de 2023, menos de seis meses após sua contratação, Marcelo e o Olympiacos anunciaram a rescisão do contrato. Logo, o lateral esquerdo disputou apenas dez jogos e balançou a rede três vezes durante sua estadia no clube.

Retorno de Marcelo Vieira ao Fluminense

Em de 2023, foi anunciado o retorno de Marcelo ao Fluminense. Desse modo, o contrato do jogador dura até o final de 2024, com a possibilidade de estender o prazo até o final de 2025. No início do ano passado, Marcelo se apresentou oficialmente no clube tricolor. Assim, fez sua reestreia no time titular na vitória por 3×1 sobre o Sporting Cristal, partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2023.

O lateral esquerdo marcou seu primeiro gol desde sua reestreia no segundo jogo da final do Campeonato Carioca, que resultou em um placar de 4×1 contra o Flamengo. Em novembro do mesmo ano, o clube carioca conquistou seu primeiro título no campeonato, em uma vitória de 2×1 sobre o Boca Juniors.

Em consequência, Marcelo Vieira entra para a lista de jogadores com títulos de Champions League e Libertadores no currículo, aos 35 anos. Portanto, o lateral esquerdo está ao lado de grandes nomes como Cafu, Dida, Roque Júnior, Walter Samuel, Téves, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Danilo, David Luiz, Rafinha, Julián Álvarez.

No finalzinho de 2024, Marcelo optou por sair do Fluminense após um atrito com Mano Menezes.

Marcelo na Seleção brasileira

Marcelo Vieira também é um dos grandes nomes da seleção brasileira. Nesse sentido, o atleta jogou pelas categorias sub-17, sub-20 e sub-23 até ser promovido para a equipe principal

Novamente, em 2013, o jogador foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações realizada no Brasil. Um ano depois disputou a Copa do Mundo FIFA de 2014 pela seleção brasileira.

Por fim, o lateral voltou a marcar um gol pelo Brasil em março de 2017, na vitória por 3×0 contra o Paraguai, no jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dessa forma, o atleta fez o terceiro gol da partida, que colocou o Brasil na Copa do Mundo de 2018, em que também foi convocado.

Todavia, após a eliminação da Seleção Brasileira para a Bélgica na Copa do Mundo de 2018, Marcelo não participou mais do campeonato mundial.