Início » Outros Esportes » O que são os Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas?

O que são os Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas?

Publicado em:

Última atualização:

A cada quatro anos, o mundo para e acompanha os Jogos Olímpicos de Verão. Milhares de atletas representando países de todos os continentes se enfrentam em busca do primeiro lugar no pódio e a tão sonhada medalha de ouro. Em seguida, ocorre outro evento esportivo tão importante quanto o primeiro: as Paralimpíadas — muito embora nem todo mundo saiba exatamente o que é Paralimpíadas.

Oficialmente chamada de Jogos Paralímpicos, as Paralimpíadas reúnem a elite dos atletas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva. Segundo o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), a palavra “paralímpico” deriva da preposição grega “para” (ao lado ou ao lado) e da palavra “Olímpico”.

Isso quer dizer que as Paraolimpíadas são os Jogos paralelos às Olimpíadas, ou seja, os dois movimentos coexistem. Assim como nos Jogos Olímpicos, os atletas paralímpicos representam diferentes países competindo nas distintas modalidades que fazem parte do programa paralímpico.

Esportes como atletismo, natação, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, entre outros, aparecem na agenda dos Jogos Paralímpicos. Desde as Olimpíadas de Seul de 1988, eles ocorrem sempre na mesma cidade que os Jogos Olímpicos. 

Hoje, os Jogos Paralímpicos são o terceiro maior evento desportivo do mundo em termos de venda de ingressos. As Paralimpíadas perdem apenas para os Jogos Olímpicos e para a Copa do Mundo FIFA.

Uma breve história das Paralimpíadas

Com o fim da Segunda Guerra, um médico chamado Ludwig Guttman abriu um centro especializado em cuidar de veteranos paraplégicos e com lesões na coluna vertebral. O local ficava no hospital Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha.

Guttmann acreditava no poder do esporte como terapia, não apenas por sua capacidade de dar força e resistência física aos pacientes, mas também por devolver-lhes a autoestima e o respeito próprio. Assim, em 1948, ele organizou o primeiro torneio do Stoke Manderville.

Não por acaso, a data para o início do torneio hospitalar foi a mesma da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Na época, 16 pessoas participaram da competição de tiro ao arco. Quatro anos depois, veteranos da Holanda se juntaram aos britânicos, dando início ao que ficou conhecido como Jogos Internacionais de Stoke Mandeville.

Em 1960, a cidade de Roma, na Itália, recebeu a primeira disputa oficial dos Jogos, realizados apenas seis dias após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. Participaram do evento 400 atletas representando 23 diferentes países. A partir de então, a cada quatro anos, também acontecem os paralímpicos. 

O programa da época continha oito modalidades disputadas todas em cadeiras de rodas: atletismo paralímpico, basquete em cadeira de rodas, natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, tiro com arco paralímpico, sinuca, dardos e esgrima.

No ano de 1976, a cidade de Toronto, no Canadá, sediou os Jogos de Manderville. O número de participantes já era de 1657 atletas, que representavam 40 países. Foi neste evento que, pela primeira vez, amputados e deficientes visuais competiram nos jogos, que também incluiu novas modalidades em seu programa.

Os Jogos Paralímpicos recentes

Por muitos anos as Paralimpíadas foram chamadas de Jogos Internacionais de Stoke Mandeville. Foi somente a partir dos Jogos de 1984 que o termo “Jogos Paralímpicos” passou a ser utilizado oficialmente após ter sido aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Desde os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992, que as Paralimpíadas ocorrem na mesma cidade sede. E,m 2001, COI e IPC assinaram um acordo que protege e garante a realização dos Jogos Paralímpicos. 

De acordo com o termo, as Paralimpíadas não apenas devem ocorrer logo após os Jogos Olímpicos, como também devem utilizar as mesmas instalações esportivas, vila olímpica e afins. Em outras palavras, a cidade que receber as Olimpíadas deverá ser responsável, também, por organizar os Jogos Paralímpicos. 

Estima-se que, para as Paralimpíadas de Paris 2024, cerca de 4400 participem. Os jogos também contam com uma participação recorde de mulheres: 1800 ao todo. Ainda, os atletas competem em 549 provas diferentes.