Início » Outros Esportes » Regras do wrestling greco-romano: como funciona essa modalidade de luta olímpica? 

Regras do wrestling greco-romano: como funciona essa modalidade de luta olímpica? 

Publicado em:

Última atualização:

A luta é um dos esportes mais antigos da humanidade, com diversas fontes como esculturas, pinturas e até mesmo desenhos em cavernas que mostram golpes usados há 15 mil anos que continuam presentes nas modalidades da luta olímpica. 

Inclusive, a luta esteve presente na antiga versão dos Jogos Olímpicos, e teve sua primeira disputa em 708 a.C. Naquela época, dividiram a competição em duas modalidades: a luta vertical e a luta de chão. 

Atualmente, a luta olímpica também inclui duas modalidades, o wrestling greco-romano e a luta livre. Aqui, vamos nos aprofundar nas regras do wrestling para entender melhor como esse esporte funciona: 

Quais são as regras do wrestling? 

De modo breve, wrestling é um tipo de luta em que dois lutadores adversários possuem o objetivo de se manterem em uma posição superior por mais tempo possível. Na luta divide-se o tempo em dois períodos de três minutos, com intervalo de 30 segundos entre eles. Porém, esse tempo diminui para dois minutos em competições para menores de 15 anos, cadetes e veteranos.  

Portanto, ao longo de uma partida, os lutadores podem usar diversos ataques para conseguir isso, como arremessos, chaves e pinos, por exemplo. 

Dessa forma, a luta chega ao fim quando um dos lutadores mantém a posição superior por mais de três segundos contados pelo árbitro responsável pela partida. Assim, caso o lutador mantenha a pose superior até o fim da contagem ele vence aquela partida (Pinfall). 

Além disso, existem outras maneiras de se vencer a partida. Uma delas é com o knock-out (nocaute), que é quando um atleta fica impossibilitado de continuar a luta, outra é quando o oponente desiste da partida. 

As competições normalmente ocorrem em um ringue onde cada luta dor fica em um canto. 

A partir disso, existe uma série de regras que devem ser seguidas ao longo da disputa. Uma delas que é contra as regras o uso de movimentos definidos como ilegais. São eles: golpes realizados da cintura para baixo ou golpes realizados com joelho, punhos, pés e cabeça, por exemplo. 

Além disso, também não é permitida a utilização de qualquer objeto ao longo do confronto. Qualquer descumprimento dessas regras levará a desqualificação imediata. 

Por fim, por se tratar de um esporte mais violento, o respeito máximo entre os lutadores e o árbitro é inquestionável ao longo dos embates. Além disso, qualquer tipo de violência verbal é vedada, conforme as regras do wrestling . 

O que as regras do wrestling dizem sobre os equipamentos? 

Como vimos até aqui, as regras do wrestling definem como equipamentos para a prática esportiva:

  • o ringue, local aonde a partida acontece;
  • um equipamento próprio para proteção da cabeça;
  • um singlet, roupa utilizada no esporte.

Quais são os fundamentos do wrestling? 

Por fim, o wrestling greco-romano se diferencia pela sua técnica peculiar e estilo marcante da modalidade. Esses fatores a tornam única dentre as outras formas de combate. 

Um elemento característico é a execução de golpes, já que os atletas desta modalidade são profissionais no controle de mãos e braços dos adversários. Além disso, eles utilizam golpes precisos para ganhar a vantagem ao longo do confronto. 

Dito isso, essa habilidade de lidar com as mãos e buscar vantagens nos membros superiores do oponente é onde está a essência do wrestling greco-romano.