Após um hiato de 32 anos, o Remo jogará a primeira divisão nacional em 2026, fato que o coloca como favorito para conquistar o Campeonato Paraense, que tem seu início marcado para 24 de janeiro. O torneio terá 12 equipes em busca da taça.
Na Sportingbet, a odd para o título do Leão é de 1.70, ao passo que o Paysandu fará os apostadores embolsarem 3.00 por real caso levante o troféu. A Tuna Luso aparece bem atrás, com cota de 11.00
Veja todos os participantes e o sistema de disputa
Doze times estarão divididos em dois grupos. Na primeira fase, os integrantes de uma chave enfrentarão os seis clubes da outra, totalizando seis rodadas. Os oito primeiros na classificação geral, independentemente dos grupos, avançarão para as quartas de final, que, assim como as semifinais, serão disputadas em jogo único. A decisão, por sua vez, terá partidas de ida e volta.
Veja, a seguir, todos os times participantes do Campeonato Paraense 2026 e suas respectivas odds na disputa pelo título:
- Águia de Marabá (13.00)
- Amazônia Independente (151.00)
- Bragantino-PA (61.00)
- Cametá (61.00)
- Capitão Poço (151.00)
- Castanhal (21.00)
- Paysandu (3.00)
- Remo (1.70)
- Santa Rosa (71.00)
- São Francisco (31.00)
- São Raimundo (31.00)
- Tuna Luso (11.00)
Relembre como foi a edição 2025 do Campeonato Paraense
Em 2025, o Remo conquistou seu 48º título e colou no Paysandu, que tem 50. Na decisão, o Leão venceu o Papão na Curuzu por 3 a 2, com gols de Janderson, Klaus e Sávio — Rossi e Benítez descontaram. Na volta, jogando como mandante, o Remo perdeu por 1 a 0, gol de Rossi outra vez, mas levantou o troféu após vitória na disputa por pênalti.
Saiba os maiores vencedores do Campeonato Paraense
Como não poderia ser diferente, as taças do Campeonato Paraense estão concentradas nas mãos de Paysandu e Remo. Com o título de 2025, o Leão chegou a 48 conquistas e ficou a duas do Papão, campeão pela última vez em 2024.
Veja, a seguir, todos os campeões paraenses:
- Paysandu: 50 títulos
- Remo: 48
- Tuna Luso: 10
- União Sportiva: 2
- Independente: 1
- Águia de Marabá: 1
- Cametá: 1
Como foi a temporada 2025 do Remo
Principal favorito ao título do Campeonato Paraense 2026, o Remo teve uma temporada inesquecível no ano passado. Após subir da Série C para a B em 2024, o Leão conseguiu mais um acesso na sequência e agora é um integrante da elite do futebol brasileiro, o que acontecera pela última vez em 1994.
Após passar boa parte do campeonato entre idas e vindas do G-4, o Remo precisou vencer na última rodada o Goiás, que também disputava o acesso, para se firmar no grupo dos quatro melhores. Para não faltar emoção no Mangueirão, a vitória por 3 a 1 foi de virada, com gols de Pedro Rocha e João Pedro (duas vezes).
Antes disso, o Remo já conquistara a taça do Campeonato Paraense, em vitória sobre o arquirrival Paysandu no Re-Pa, e amargara eliminações na Copa do Brasil (na segunda fase, para o Criciúma) e na Copa Verde (nas oitavas de final, diante do São Raimundo-RR).
O destaque absoluto do time em 2025 foi o atacante Pedro Rocha, que terminou a Série B como artilheiro ao anotar 15 gols. Na temporada como um todo, ele deixou sua marca 19 vezes e ainda distribuiu nove assistências.
Para 2026, o técnico Guto Ferreira deu lugar a Juan Carlos Osório, conhecido por já ter treinado São Paulo e Athletico-PR, além da seleção mexicana na Copa do Mundo de 2018.
Como foi a temporada 2025 do Paysandu
O Paysandu teve uma temporada para esquecer em 2025. Além de ver o rival Remo subir para a primeira divisão, o clube amargou a queda para a Série C após péssima campanha de apenas 28 pontos, com cinco vitórias, 13 empates e 20 derrotas.
Apesar disso, o Papão comemorou um título no ano passado, o da Copa Verde. Após eliminar Porto Velho, Manaus e São Raimundo-RR no mata-mata, a equipe enfrentou o Goiás na decisão. Na primeira partida, na Curuzu, empate por 0 a 0. Na volta, em Goiânia, o Paysandu perdia por 1 a 0 até os 49 minutos do segundo tempo, quando levou o jogo para os pênaltis redentores.
Nas outras competições que disputou em 2025, o Papão não teve êxito. Foi vice no Paraense ao ser superado pelo Remo na decisão por pênaltis e caiu na Copa do Brasil na terceira fase, ao perder para o Bahia por 1 a 0 em casa e 4 a 0 na Fonte Nova.
O destaque do Paysandu em 2025 foi o atacante Rossi, que marcou 12 gols e deu quatro assistências em 36 partidas disputadas.
Ao menos por ora, o Paysandu segue treinado por Ignácio Neto, que no fim de 2025 foi promovido das divisões de base do clube para comandar o elenco principal.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.