Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Campeonato Brasileiro 2026: quem foi rebaixado e quem subiu

Campeonato Brasileiro 2026: quem foi rebaixado e quem subiu

Publicado em:

Última atualização:

Os quatro piores times do Campeonato Brasileiro Série A vão disputar a Série B em 2026, enquanto os quatro melhores da Segunda Divisão jogam com a elite. Confira quem rebaixou e quem subiu.

Times rebaixados da Série A

Ceará

O Ceará ficou na 17ª colocação com 43 pontos, resultado de 11 vitórias, 10 empates e 17 derrotas. A inconsistência do time acabou custando caro, ainda que o seu saldo de gols marcados e sofridos (-6) tenha sido melhor que o dos dois times logo acima, Vitória e Internacional. O Vozão marcou 34 gols e sofreu 40.

Fortaleza

O Fortaleza terminou com um registro de pontos igual ao do Ceará, com o mesmo número de vitórias, empates e derrotas. Naturalmente, a sua colocação, 18ª, foi resultado de um saldo pior, (-15), com 43 gols marcados e 58 sofridos. O que mostra que, apesar de ter um ataque produtivo, a defesa se comprometeu demais. O Leão do Pici vacilou demasiado, em especial contra rivais diretos.

Juventude

O Juventude ficou na 19ª posição, somando 35 pontos, resultado de nove vitórias, oito empates e 21 derrotas. O Juve chegou a dar esperança para a sua torcida com um bom futebol e alguns resultados promissores. Mas a reta final da temporada foi ruim, com problemas nas duas extremidades do campo. O ataque marcou apenas 35 gols e a defesa sofreu 69, acabando com um saldo de -34.

Sport

O Sport nunca deixou a sensação de que poderia brigar pela permanência, fazendo uma campanha muito pobre. Com apenas duas vitórias, 11 empates e 25 derrotas, 28 gols marcados e 75 sofridos, saldo de -47, o time de Recife rapidamente deixou claro que o rebaixamento seria inevitável. Com um elenco curto, inconsistência tática e problemas dentro e fora do gramado, os resultados nunca foram os pretendidos.

Times promovidos da Série B

Coritiba

O Coritiba venceu a Série B com 68 pontos, somando 19 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Curiosamente, apesar de ter um ataque pouco eficaz, com apenas 39 gols marcados – só quatro times marcaram menos – foi a defesa que acabou fazendo a diferença, a melhor do campeonato com apenas 23 gols sofridos.

A consistência competitiva, as boas decisões em momentos-chave e os excelentes resultados em casa foram determinantes e deixam boas expectativas para o retorno do Coxa à elite.

Athletico-PR

O Athletico Paranaense ficou na segunda colocação, com 65 pontos, resultado de 19 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Ao contrário do Coritiba, o Furacão apresentou um ataque perigoso, acabando com o maior número de gols marcados, 53 no total. Já sua defesa ficou bem no meio, com 43 gols sofridos e apenas 10 times com pior registro nessa estatística.

A estrutura do clube demonstra força e organização, com um futebol de ataque e um elenco muito equilibrado e competitivo. O Athletico parece ter tudo não só para conseguir se manter na elite para além de 2026, como até brigar pelas vagas nas competições continentais.

Chapecoense

A Chapecoense foi a terceira colocada com 62 pontos, 18 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Sua temporada foi em crescendo, começando lenta, mas se recuperando e crescendo em especial no segundo turno. Sua defesa ficou entre as melhores da Série B com 35 gols sofridos e seu ataque foi o segundo mais eficaz, com 52 gols marcados.

O Verdão procura a consistência competitiva que lhe permita aguentar a pressão da elite e ajude na contínua reconstrução do clube.

Remo

O Remo empatou em pontos com a Chape, mas terminou em quarto pelo saldo de gols (+12), somando 51 gols marcados e 39 sofridos. Com 16 vitórias, 14 empates e apenas oito derrotas, o Leão Azul se mostrou difícil de bater.

O Remo talvez tenha surpreendido um pouco com sua promoção, mas para se manter na Série A para além da próxima temporada terá que continuar sua evolução e aumentar sua competitividade, isso apesar dos bons sinais que deixou este ano.

Brasileirão Série A: Odds para o campeão

  • Flamengo | Odd: 3.50
  • Palmeiras | Odd: 5.00
  • Cruzeiro | Odd: 6.00
  • Botafogo | Odd: 10.00
  • Fluminense | Odd: 15.00
  • Bahia | Odd: 15.00

Confira na Sportingbet as odds completas do Campeonato Brasileiro 2026.

As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.