Rafael Câmara é um jovem piloto brasileiro de 20 anos, que vem subindo nas diversas categorias do automobilismo, desde o Karting até à F3 e já com contrato para competir na F2 em 2026.
Comparação com Gabriel Bortoleto
Câmara chegou na F3 este ano, com lugar na Trident, e foi logo campeão, se destacando com grandes exibições e excelentes resultados. Por isso mesmo, chamou a atenção das equipes de F2 e acabou assinando com uma das maiores, a Invicta Racing.
Curiosamente, foi também esse o caminho de Bortoleto, que está agora na Fórmula 1 com a Sauber. O paulista de 21 anos foi campeão na F3 e depois conseguiu o título na F2 no seu ano de estreia, o que o pernambucano vai tentar imitar em 2026.
Câmara pertence à academia da Ferrari e teve um ano de 2025 de muito sucesso, conseguindo vários recordes. Ele somou quatro vitórias e cinco pole positions, garantindo o título na penúltima prova, tudo isso no seu ano de estreia.
O objetivo passa por imitar também Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, todos eles campeões de F3 e F2 em seus anos de estreia e todos agora competem na F1.
F2 com a Invicta
A Invicta Racing é uma das melhores equipes da F2, atual campeã da categoria e na liderança do campeonato de 2025. O time britânico tem Leonardo Fornaroli brigando pelo título, ele que também foi campeão da F3 com a Trident.
Câmara terá como companheiro de equipe o paraguaio Joshua Dürksen, que se destacou na AIX Racing, e terá em 2026 a sua terceira temporada na F2.
O jovem brasileiro deve começar a trabalhar com sua nova equipe logo após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, pensando certamente na possibilidade de um dia poder subir o último degrau no automobilismo, pulando para a Fórmula 1. Na verdade, estando na F2, Rafael pode mesmo ter algumas oportunidades para realizar treinos livres na F1.
“Estou muito feliz de fazer parte da Invicta Racing. Nos últimos anos, esta equipe se tornou o objetivo principal para qualquer piloto que deseja correr na Fórmula 2 e já demonstrou que sabe como desenvolver jovens pilotos. Seguir os passos de Gabriel Bortoleto e Leonardo Fornaroli como campeões da Fórmula 3 é uma grande honra. Depois deste ano incrível na F3, me sinto pronto para o próximo desafio, e não posso esperar para me juntar ao time”, disse Rafael Câmara.
O Brasil não terá apenas o pernambucano como representante na F2. Emmo Fittipaldi, filho de Emerson Fittipaldi, com apenas 18 anos de idade, vai competir na categoria com a AIX Racing.
