Trazendo notória estabilidade a um clube que teve tudo menos isso, mesmo constantemente indo atrás dos melhores treinadores disponíveis a uma equipe sul-americana, Filipe Luís constrói um belíssimo início de carreira no comando do Flamengo.
Filipe Luís completa um ano no comando do Flamengo no dia 30 de setembro, e o crescimento do clube desde que ele assumiu o cargo é nada menos do que extraordinário. Isso gera a questão: até onde pode chegar o ex-lateral esquerdo na sua nova trajetória na beira dos gramados? Vamos conferir!
Sucesso nos pontos corridos
Desde que Jorge Jesus deixou o Flamengo após a histórica temporada de 2019, a equipe carioca de certa forma vem tentando replicar aquele desempenho, mas sem sucesso. A qualidade do time e o poder de investimento são tão grandes que, mesmo em anos frustrantes, o Fla competiu e conseguiu vencer títulos de primeiro escalão, principalmente em torneios mata-mata.
No entanto, a grande medida da consistência de uma equipe passa pelo seu sucesso em campeonatos de pontos corridos e, em anos recentes, o Fla não tem disputado o título nacional da maneira que se esperaria, isso até a atual temporada. Sob o comando de Filipe Luís, o Flamengo apresenta o seu melhor aproveitamento desde 2019 e atualmente lidera a competição com uma média superior a dois pontos por jogo.
Se virá o título ou não, é difícil prever, até porque outras equipes elevaram bastante o seu desempenho, o Palmeiras tem o melhor aproveitamento em um bom tempo e o Cruzeiro cresceu exponencialmente. O que é praticamente certo é a disputa do Fla no absoluto topo no campeonato que melhor mede o trabalho de um treinador.
Título rápido gerou respaldo
Por mais que Filipe Luís tenha assumido o Flamengo com um selo de aprovação maior do que o normal devido ao senso de identificação que tinha com a torcida, o próprio clube e a preferência que isso gerava em relação a outros nomes, esse tipo de benefício inicial tem data de validade.
Filipe Luís assumiu em 2024 uma equipe que já estava significativamente distante da briga pelo título do Campeonato Brasileiro e havia sido eliminada da Conmebol Libertadores. Para conquistar um resultado de expressão, o jovem treinador tinha uma única alternativa, que era o sucesso na Copa do Brasil.
Assumindo o clube carioca a partir das semifinais, Filipe Luís levou a melhor diante do Corinthians e do Atlético-MG para garantir ao Mengão o seu principal título da temporada passada. Um troféu como esse elevou muito o respaldo do técnico do Flamengo.
Trabalho já chama a atenção fora do Brasil
Recentemente, o Fenerbahçe esteve em busca de um novo técnico após a demissão de José Mourinho, e a equipe turca chegou a procurar o treinador do Flamengo, que prontamente recusou qualquer investida. Tudo isso foi divulgado pelo próprio Filipe Luís em entrevista coletiva.
A maneira como Filipe Luís apresentou essa situação com clareza também ilustra outro lado de seu trabalho que merece elogios. Sempre uma figura de boas falas desde a sua época como jogador, Filipe Luís se sai muito bem nas comunicações e no modo geral como se apresenta.
A situação de Pedro é um claro exemplo disso. Após as duras críticas de Filipe Luís ao seu principal goleador, muitos projetavam uma saída do camisa 9, mas tudo pôde ser resolvido dentro do grupo e rapidamente Pedro voltou a ser uma peça importante, atualmente imprescindível para o sucesso do Rubro-Negro Carioca.
Odds para campeão da Libertadores 🏆
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.