Liderado pela sensação João Fonseca, o Brasil visitará a Grécia neste fim de semana, entre os dias 13 e 14 de setembro, para um confronto decisivo pelo Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As partidas acontecerão em Atenas, em piso rápido.
Quem vencer seguirá na “elite” do torneio de seleções, disputando a fase classificatória do Grupo Mundial no ano que vem. Já o perdedor sofrerá uma espécie de “rebaixamento” para uma fase eliminatória que funciona como a segunda divisão da Copa Davis.
Entre agora na Sportingbet e confira todas as oportunidades de apostas na Copa Davis.
Veja quem são os representantes brasileiros na Copa Davis
Além de João Fonseca, atualmente em 42º lugar no ranking da ATP, o capitão brasileiro Jaime Oncins convocou os seguintes jogadores para o duelo contra a Grécia: Thiago Wild (146º) e Matheus Pucinelli (282º), para os jogos de simples, e os duplistas Rafael Matos (49º na lista das duplas) e Marcelo Melo (52º).
O grupo é o mesmo que perdeu para a França por 4 a 0 em fevereiro, na primeira rodada da fase classificatória para o Final 8, que reunirá as oito melhores seleções. Já os franceses seguiram para enfrentar a Croácia, fora de casa, em busca de um lugar na fase final.
Confira quem jogará pela Grécia na Copa Davis
A Grécia, por sua vez, terá Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do ranking e atualmente na 27ª posição, como principal nome. Além dele, o time da casa convocou Stefanos Sakellaridis (286º), Aristotelis Thanos (464º), Ioannis Xilas (736º) e Petros Tsitsipas (229º na lista das duplas).
Como fica claro, o principal nome da Grécia é Stefanos Tsitsipas, que vive má fase em 2025 e despencou no ranking. Campeão do ATP Finals de 2019, ele tem como melhores resultados na carreira a conquista do Masters 1000 de Monte Carlo em 2021 e os vices em Roland Garros em 2021 e no Aberto da Austrália em 2023.
Saiba como é o sistema de disputa da Copa Davis
O confronto Brasil x Grécia será disputado em sistema “melhor de 5”, ou seja, é preciso somar pelo menos três vitórias para avançar.
No sábado, a partir das 12h (horário de Brasília), serão disputados dois jogos de simples em sequência. Já no domingo, acontecerá a partida de duplas e mais uma de simples. Em caso de empate, um novo jogo de simples definirá o vencedor.
Agenda de jogos:
13/9 (sábado)
12h – João Fonseca x Stefanos Sakallaridis
Em seguida – Thiago Wild x Stefanos Tsitsipas
14/9 (domingo)
11h – Rafael Matos/Marcelo Melo x Stefanos Tsitsipas/Petros Tsitsipas
Em seguida – João Fonseca x Stefanos Tsitsipas
Em seguida – Thiago Wild x Stefanos Sakallaridis
Confira na Sportingbet as odds dos confrontos da Copa Davis.
Brasil e Grécia já se enfrentaram uma vez pela Copa Davis
O confronto em Atenas no próximo fim de semana não será o primeiro entre Brasil e Grécia pela Copa Davis. Em 1963, as duas seleções se enfrentaram, e José Edison Mandarino e Ronald Barnes levaram a melhor sobre os gregos Nikolaos Kalyvas e Nicholas Kalogeropoulos, vencendo por 3 a 2.
Na ocasião, o Brasil seguiu para enfrentar a França já pelas oitavas de final, mas acabou sendo eliminado ao perder por 4 a 1.
Conheça todos os campeões da Copa Davis até hoje
Os Estados Unidos lideram a lista de campeões da Copa Davis, com 32 conquistas, sendo a última delas em 2007.
Veja, a seguir, todos os países que já venceram o torneio:
- Estados Unidos: 32 títulos
- Austrália: 28 títulos
- Reino Unido: 10 títulos
- França: 10 títulos
- Suécia: 7 títulos
- Espanha: 6 títulos
- Itália: 3 títulos
- Rússia: 3 títulos
- Alemanha: 3 títulos
- República Tcheca: 3 títulos
- Croácia: 2 títulos
Outros cinco países venceram a Copa Davis uma vez. São eles: Argentina, Canadá, Sérvia, Suíça e África do Sul.
Quem ganhou a Copa Davis em 2024?
A Itália, representada por Matteo Berrettini, Jannik Sinner, Lorenzo Musetti, Simone Bolelli e Andrea Vavassori, foi a campeã da Copa Davis em 2024, a 112ª edição do torneio de seleções.
Na final, o selecionado italiano superou a Holanda por 2 a 0, com vitórias de Berrettini sobre Botic van de Zandschulp e de Sinner contra Tallon Griekspoor.
Antes disso, a Itália vencera a Austrália na semifinal (2 a 0) e a Argentina nas quartas (2 a 1). Todas as partidas foram disputadas em piso rápido em Málaga, na Espanha, entre 21 e 23 de novembro de 2024.
