Início » Futebol » Por que o Palestra Italia mudou de nome para Palmeiras?

Por que o Palestra Italia mudou de nome para Palmeiras?

Publicado em:

Última atualização:

Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Palmeiras completará 111 anos de fundação nesta terça-feira, dia 26 de agosto. No entanto, o que muita gente não sabe é que o Verdão nem sempre teve este nome, sendo chamado de Palestra Italia (assim mesmo, sem acento) em seus anos iniciais.

Saiba a origem do nome Palestra Italia, em 1914

Uma excursão dos clubes italianos Torino e Pro Vercelli ao Brasil, em 1914, entusiasmou moradores da região do Brás, em São Paulo, sobretudo a comunidade italiana local, muitos deles funcionários das Indústrias Matarazzo.

A ideia de formar um clube foi encabeçada pelo jovem jornalista Vincenzo Ragognetti, que publicou no Fanfulla (órgão de imprensa voltado à colônia italiana na capital paulista) um convite aos interessados na fundação de uma agremiação esportiva.

A fundação do novo clube ficou perto de acontecer em 19 de agosto, mas uma discordância em relação às diretrizes da instituição fez com que isso só acontecesse efetivamente uma semana depois, no dia 26. Na ocasião, 46 pessoas assinaram a ata de fundação, não só italianos, mas também brasileiros, dois portugueses e um espanhol.

“Palestra”, nome escolhido na reunião realizada no extinto Salão Alhambra, que fica na região da Praça da Sé, significa, em grego, “academia ou escola onde se praticam atividades físicas”.

As primeiras partidas do Palestra Italia e seu primeiro título

Logo de cara, o Palestra Italia viveu um grande baque: a Primeira Guerra Mundial. O novo clube perdeu sócios e jogadores que tiveram que lutar pela Itália, mas venceu essas dificuldades e enfim fez o primeiro jogo de sua história em 24 de janeiro de 1915, contra o Savoia, no atual município de Votorantim. O amistoso foi vencido pelos palestrinos por 2 a 0, gols de Bianco e Alegretti, ambos de pênalti.

Em 1916, o Palestra Italia obteve uma vaga no torneio estadual regido pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), o qual seria sua primeira competição oficial. A estreia no Campeonato Paulista aconteceu em 13 de maio daquele ano, em empate por 1 a 1 contra o Mackenzie.

No ano seguinte, o clube tornou-se vice-campeão paulista e enfrentou pela primeira vez o Corinthians, que viria a ser seu grande rival. O primeiro encontro terminou com vitória alviverde por 3 a 0, com três gols de Caetano.

O primeiro título da história do Palestra Italia aconteceria em 1920, após vitória em jogo de desempate contra o Paulistano, então tetracampeão estadual. O triunfo por 2 a 1 teve gols de Martinelli e Matheus Forte — Mário descontou.

Por que Palestra Italia virou Sociedade Esportiva Palmeiras?

O Palestra Italia, que a esta altura já fora campeão paulista oito vezes, se viu obrigado a mudar de nome em março de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi quando o governo de Getúlio Vargas proibiu o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) por parte de entidades brasileiras.

Primeiramente, o clube virou Palestra de São Paulo, mas seguiu sob desconfiança e críticas por causa da semelhança com o nome antigo. Ameaçado de perder patrimônio e ser excluído do Campeonato Paulista, do qual era líder e viria a ser o campeão, a instituição enfim foi rebatizada como Sociedade Esportiva Palmeiras.

O novo nome era uma homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual alguns jogadores do Palestra Italia haviam jogado, e também uma forma de manter a letra “P” no escudo.

Veja a galeria de títulos do Palmeiras

De Palestra Italia a Palmeiras, o fato é que o clube de raízes italianas vingou no Brasil e virou um dos maiores vencedores do futebol nacional e sul-americano, tendo uma galeria de troféus muito abastecida. O Verdão, inclusive, é tido pela Sportingbet como um dos principais candidatos aos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América.

Veja a lista com todos os títulos do Palmeiras em sua história:

  • Libertadores da América: 3 (1999, 2020 e 2021)
  • Campeonato Brasileiro: 12 (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023)
  • Copa Mercosul: 1 (1998)
  • Recopa Sul-Americana: 1 (2022)
  • Copa Rio Internacional: 1 (1951)
  • Copa do Brasil: 4 (1998, 2012, 2015 e 2020)
  • Supercopa Rei: 1 (2023)
  • Copa dos Campeões: 1 (2000)
  • Campeonato Brasileiro Série B: 2 (2003 e 2013)
  • Torneio Rio-São Paulo: 5 (1933, 1951, 1965, 1993 e 2000)
  • Campeonato Paulista: 26

Veja mais:

Baixe o app da Sportingbet na Google Play